A Gestão e a Organização do Trabalho Pedagógico
Por: nicinha45 • 16/9/2016 • Artigo • 3.501 Palavras (15 Páginas) • 296 Visualizações
- A gestão e a organização do trabalho pedagógico
As reuniões da escola são bem proveitosas, pois cada reunião é pra falar dos alunos das festas comemorativas da escola, valorizando cada uma delas, tem também o aniversario da escola, onde eles valorizam a sua história comemorada juntamente com a comunidade escolar, sendo que também tem as reuniões com a técnica da escola que tem muito a contribuir com cada um dos funcionários da escola sendo que as dificuldades são muitas na gestão democrática da escola que envolve a organização administrativa e pedagógica da escola. Nesta perspectiva, o trabalho Pedagógico é uma ferramenta que busca delinear uma dimensão política e técnica da ação da escola, num esforço de (re) significar sua práxis pedagógica, consolidar a função social e com isto, torná-la um espaço representativo na constituição da cidadania.
A sociedade constitui um contexto de mudanças no qual há uma continua necessidade de refletir e de projetar à escola para que a mesma possa interagir proativamente um cenário de mudanças, operando suas condições como espaço indispensável ao efetivo exercício da cidadania. Torna-se necessário então transformar permanentemente a escola em um espaço permanente de reflexão, ação e produção do conhecimento humano. Nesta perspectiva é necessário concentrar esforço no processo de raciocínio exploratório da realidade a fim de que a escola seja agente propulsora de mudança na sociedade. Busca-se, com isso, uma identidade de propósitos para as ações da Escola Presidente Castelo Branco e para a transformação de sua realidade em direção a excelência e a qualidade de sua ação e educação.
2.5 Do corpo docente
Dentro da estrutura funcional da escola de ensino fundamental dispõe de trinta e quatro (34) professores no qual algumas são contratadas e outras concursadas e algumas ainda estão cursando a faculdade, umas já estão fazendo pós-graduação, outras já são formadas em Pedagogia, Letras e História, no 1° ano tem apenas uma professora, já no 3° ano são três professoras, no 4° ano uma professora e no 5° ano uma professora.
No entanto em suas metodologias fazem um bom trabalho que agrada as crianças e toda escola incluindo a família, elas fazem um bom trabalho na escola, peças teatrais e varias festas comemorativas, como os dias das mães, dia do índio, e a cada término de projetos os alunos são preparados para culminância de tudo o que eles aprenderam durante todas as apresentações juntamente com todo corpo da escola e a comunidade.
Sendo que as professores até querem dar uma aula diferenciada, mas por faltas de recursos elas acabam deixando de dar uma aula de qualidade, o docente se esforça para dar uma boa aula usando do seu próprio recurso para ter uma aula adequada para as crianças na maioria das vezes é o que sempre fazem.
As necessidades que as professoras em fretam são muitas, mas elas trabalham muito bem esse lado que não e muito fácil muitas das vezes gastam do seu bolso para proporcionar melhor as aulas dos seus alunos. Sendo que capacidade elas tem para dar uma boa aula, cada uma com sua postura de trabalhar porque nem todas trabalham iguais. Segundo apontam os professores, uma das grandes causas do insucesso escolar diz respeito á falta de acompanhamento da família na escola que assim como muitas das famílias participam da vida dos seus filhos na escola, muitas não vão nem levar as crianças na escola, nem sabem como anda a aprendizagem do filho, se ele é comportado ou não, mais tem pai que todos os dias vão levar mesmo tendo que ir trabalhar participa muito das festas da escola, quer saber como está aprendizagem do seu filho, como ele tem se comportado, do que está precisando, como é o relacionamento dele com os colegas e com a professora. Tem pais que participam mais da vida dos seus filhos do que aquele que não participam? A participação da família e muito importante na educação dos filhos e faz com que eles se envolvam mais com as atividades da escola, porque muitos não participam das festas que tem na escola e nem acompanham seus filhos.
2.6 Do corpo discente
A escola atende 231 alunos, o nível de aprendizagem dos alunos é meio regular porque alguns não sabem ler direito outros nem sabem identificar as letras do alfabeto, com muita dificuldade em fazer as tarefas de sala de aula, as leituras, e com muita dificuldade na aprendizagem. No 2°ano tem 12 alunos, no 3° são 32 alunos, 4° ano são 42 alunos e no 5°ano tem 32 alunos. Quanto ao índice de evasão escolar são muitos tem muitos alunos que deixam a escola uns porque não querem mais estudar outros e o tempo que não dar, ou vivem alguma situação na família.
As famílias mais carentes participam da bolsa família e os filhos têm que esta na escola para ganhar o beneficio. Quase todos os alunos participam do mais educação que é um programa que ajuda e muito as crianças com aulas de reforço, é eles gostam muito de participar do programa mais educação. Para os alunos a escola e o lugar onde eles vão aprender muitas coisas que vai servir muito pra vida deles profissionalmente.
Já o índice de evasão Constatou-se também a persistência da evasão e da repetência escolar, indicada pelos índices percentuais expressos através de levantamentos feitos, tendo por base os dados do censo dos anos de 2004, 2005 e 2006. A evasão escolar assume percentuais expressivos quando se trata de Educação de Jovens e Adultos, pois nesta modalidade de ensino, constataram-se dados alarmantes de abandono escolar.
2.7 Relato do estagio realizado
Nesse período foi realizada a observação e regência nas turmas do 2° ano 3° ano 4°ano e 5°ano turno da tarde, onde foi observado o trabalho das professoras e seus métodos de trabalho, o que chama atenção nas atividades que as professoras utilizam é afetividade pelos alunos. No qual tem os momentos que elas dão broncas nos alunos porque alguns são bem levados não querem fazer a tarefa, não prestam muita atenção e conversam bastante.
Primeiro dia de estagio no 3° ano no dia 02 de Março de 2016 com a professora Rosário a estagiária chega a professora apresenta para turma eles foram muito carinhosos receberam ela muito bem em seguida a professora cantou algumas musicas e depois começou a aula de “Arte e Recreação” a aula começa a professora faz uma roda na sala e faz uma leitura do livro e cada um ler um pouco, no qual foi observado que alguns não tem o hábito da leitura e outros não conseguem nem ler mas a professora ajuda muito eles, ela faz todos os dias uma leitura com eles pra que assim eles melhorem cada dia mais.
...