TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História de Mirandiba

Por:   •  16/3/2021  •  Dissertação  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 3

Escola Mul. Espedito Lopes de Barros

Mirandiba,.......  de Fevereiro de 2021.

Aluno (a): __________________________________________________  Turma: 3º Ano                               Professora: Elizangela Rosa (Lila)

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE MIRANDIBA

         Mirandiba é um município brasileiro localizada no sertão do estado de Pernambuco.

Mirandiba é constituído pelos distritos de Tupananci localizado as margens do um braço do rio Pajeú e Cachoerinha localizada as margens da BR 232.

O primeiro colonizador da região foi o senhor João Barbosa de Barros, na época era uma fazenda que tinha o nome de Queixada.

O senhor João Barbosa tinha dois vizinhos na sua fazenda, o senhor Manoel Nunes e Virgílio Alves Cantarelli.

O local onde hoje está instalada a cidade de Mirandiba, foi doada ao patrimônio de São João Batista nosso padroeiro religioso, pelo senhor João Barbosa, por ser devoto do padroeiro. Nesta época a fazenda pertencia ao município de São José do Belmonte que se chamava Maniçobal.

No ano de 1901 a 100 anos atrás, chegou ao município o senhor Capitão Elizeu Campos, paraibano da cidade de Misericórdia no estado da Paraíba, que cinco anos depois, no ano de 1906, casou – se com Ana de Carvalho, filha de Joao Barbosa de Barros. O casal foi morar no povoado de Várzea do Tiro, tempos depois houve uma ação judicial de despejo feita pelo proprietário da fazenda contra todos que moravam no povoado. Nesse período as feiras livres aconteciam no povoado e os feirantes não poderiam mais realizar a feira no local. Então o Capitão Elizeu Campos convidou todos os feirantes para realizarem a feira na fazenda do seu sogro João Barbosa.

No dia 28 de janeiro de 1912, foi realizada a primeira feira na fazenda, a qual se deu a fundação da então cidade hoje chamada de Mirandiba. A feira foi realizada em baixo de uma arvore chamada Trapiá. Árvore de muita sombra muito grande, onde todos os vendedores se localizaram para fazer suas vendas. Hoje o local  é o cruzamento de quatro ruas . A rua João Barbosa de Barros que é a Rua da conhecida Igreja velha, a Rua Francisco Pires que dá acesso a Vila Chacal, a Rua Tiburtino de Carvalho que dá acesso a pista do Posto Carvalho e a Rua Capitão Elizeu Campos que é a rua onde está localizada a escola Espedito Lopes.

No ano de 1905 a 106 anos atrás foi construída a primeira casa de tijolo, conhecida por a casa grande no centro da cidade pelo senhor Capitão Elizeu Campos. Pouco tempo depois a fazenda foi categorizada por Vila.

No ano de 1918 a 97 anos atrás, aconteceu uma grande confusão entre as famílias Pereira e Carvalho e o Capitão Elizeu Campos retirou se para o município de Triunfo.

No ano de 1932 a 89 anos atrás o Capitão Elizeu Campos voltou à vila Queixada e com o auxílio de populares construí-o a Igreja de São João Batista conhecida por Igreja velha, tendo como vigário o Pare Manoel Gomes. A paroquia foi criada em 09 de junho de 1968.

O município de Mirandiba possuiu três nomes:

  • 1º - Queixada; devido ao porco selvagem morto nas proximidades da fazenda.
  • 2º - São João dos Campos; JOÃO em homenagem ao doador do local João Barbosa, CAMPOS ao fundador Capitão Elizeu Campos.
  • 3º - Mirandiba; nome indígena que significa PORCO QUEIXADA, nome dado pelo jornalista Mario Melo.

Anualmente comemoramos a data de Fundação de Mirandiba dia 28 de janeiro e o aniversário de Emancipação Política dia 11 de março.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com