A IMPORTÂNCIA DA LEITURA
Por: dripaixao • 23/3/2016 • Trabalho acadêmico • 692 Palavras (3 Páginas) • 269 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA
A criança que tem contato com a literatura desde cedo, principalmente sendo incentivada pelos pais, é beneficiada em diversos sentidos: maior facilidade no aprendizado, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de uma forma geral.
A prática da leitura desenvolve na criança a imaginação, a criatividade, adquire cultura, conhecimentos e valores, além de se tornar uma pessoa mais preparada para os estudos, para o trabalho e para a vida.
A leitura para criança começa antes mesmo da alfabetização: a criança imagina as histórias folheando as páginas e visulizando as figuras, observando os gestos de leitura dos outros – professores, pais e outras crianças.
A forma de “leitura imaginária” proporciona na criança a facilitação do reconhecimento dos códigos tornando o processo de aprendizagem prazeroso, iniciando a percepção da existência de coisas que servem para serem lidas e de sinais gráficos.
A escola deve proporcionar um ambiente de leitura agradável para os alunos, do Ensino Infantil ao Ensino Médio, a prática da leitura é algo que deve ser inserido desde muito cedo, nos anos inicias da criança e incentivado em todo período escolar. Um ambiente bem preparado, acolhedor e atrativo é o primeiro passo para uma prática duradoura.
Algumas crianças não têm um ambiente favorável à leitura em casa, outras ouvem histórias lidas pela família. Segundo estudiosos e especialistas no assunto, se for criado um ambiente de leitura nas escolas, as crianças levarão a prática para suas casas e crianças que trarão leitura para e escola.
Em ambiente escolar, a criança deve ser rodeada de livros e materiais em espaços de leitura, seja biblioteca, sala de leitura ou em um cantinho dentro da sala de aula. O espaço de leitura tem de ser extremamente acolhedor, preparado na medida do aluno, ele não pode encontrar obstáculos e nem se intimidar em chegar até ali.
A escola deve aprimorar e facilitar sempre o acesso do aluno aos livros, dando liberdade na escolha, roteiro e gênero.
Segundo o Ministério da Educação (MEC) e outros órgãos ligados à Educação, a leitura:
• Desenvolve o repertório: ler é um ato valioso para o desenvolvimento pessoal e profissional. É uma forma de ter acesso às informações e, com elas, buscar melhorias para a sociedade;
• Ativa o senso crítico: livros, inclusive os romances, ajudam a entender situações do cotidiano, auxiliando na autoavaliação e crítica;
• Amplia o conhecimento geral: além de ser envolvente, a leitura expande as referências e capacidade de comunicação;
• Amplia o vocabulário: graças aos livros, se descobre novas palavras e novos usos para as já conhecidas;
• Estimula a criatividade: ler é fundamental para soltar a imaginação. Por meio dos livros, o leitor cria lugares, personagens e histórias;
• Emociona e causa impacto: é comum a sensação de tristeza ou felicidade ao fim de uma história, esse é apenas um dos “poderes” que o livro tem!
• Mudança de vida: quem lê desde cedo está muito mais preparado para os estudos, para
...