A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO
Por: Isabela Sacramento • 22/5/2020 • Trabalho acadêmico • 910 Palavras (4 Páginas) • 226 Visualizações
ASSOCIAÇÃO EDUCAÇÃO DE VITÓRIA
FACULDADES INTEGRADAS SÃO PEDRO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
ISABELA SACRAMENTO CORREA DOS SANTOS
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO
VITÓRIA
2020
ISABELA SACRAMENTO CORREA DOS SANTOS
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO
Atividade apresentada ao Curso de Pedagogia das Faculdades Integradas São Pedro - FAESA, como requisito para obtenção de nota na disciplina Alfabetização II, sob a orientação da Profª. Luciana Andrade Padilha.
VITÓRIA
2020
A importância da leitura na alfabetização
A leitura está presente no cotidiano desde muito tempo. Surgindo através de símbolos, se renovando a cada dia que passa. A concepção de leitura é construir uma visão de mundo, tornando o ser capaz de compreender o que está a sua volta, analisando e posicionando-se criticamente às informações colhidas. Sendo trabalhada de forma correta, leva o pequeno leitor ao seu imaginário captando cores, formas, beleza, magia, onde tudo é possível.
A leitura tem a importância de desenvolver a comunicação, ampliar o vocabulário, facilitar o desenvolvimento intelectual, social e desenvolver a autonomia. Ler não é apenas decodificar, é atribuir sentido ao texto, é compreender, interpretar e acima de tudo ser capaz de eficazmente fazer relações com o que já foi percebido e vivenciado. “Ler não equivale a decodificar as grafias em sons e que, portanto, a leitura não pode ser reduzida a puro decifrado” FERREIRO e TEBEROSKY, (1999, p.37). É através da leitura que a criança vai crescendo e estendendo seu gosto por ler, por descobrir coisas novas o que leva o ato de ler a ser algo prazeroso, não sendo forçado. Tudo o que é ensinado a uma criança elas tendem a tirar alguma informação, por isso, a leitura deve ser agradável e lúdica. Na alfabetização, o aprendizado da leitura é de grande relevância para a continuidade nos estudos. Se o professor ler para os alunos soletrando, consequentemente, eles irão ler da mesma forma. É preciso que educador faça sempre as leituras em voz alta, com ritmo e entonação, para que os alunos leiam também com fluência e a compreensão dos textos ocorrerá muito mais facilmente. Também é de extrema importância valorizar os conhecimentos que os alunos trazem de suas vivências para o aperfeiçoamento da aprendizagem. Cabe ao educador a tarefa de apresentar uma diversidade de livros e diferentes gêneros textuais que promovam o interesse da criança e ampliem sua comunicação, levando-as para o mundo da escrita, pois, o despertar pela leitura prazerosa irá contribuir para que a criança comece a compreender o processo de escrita e possam apropriar-se dela com autonomia. Através da maneira como o professor conduzirá as leituras com estratégias dinâmicas, os alunos se sentirão motivados a estarem sempre lendo, desta forma ampliando seus conhecimentos, como também sentindo à vontade e o prazer de produzirem seus textos.
...