A IMPORTÂNCIA DE LUDIKO NA LITERATURA
Por: KellyGenilto • 12/4/2015 • Artigo • 623 Palavras (3 Páginas) • 172 Visualizações
APORTE TEÓRICO
A IMPORTÃNCIA DO LÚDICO NA ALFABETIZAÇÃO
A criança a evolução da leitura e da escrita, tendência natural, expressiva e criativa da criança pode facilitada pelo educador por meio de atividades lúdicas como apoio ao processo de aquisição da linguagem escrita e falada.
jogar e brincar são atividades que bem orientadas contribuirão no desenvolvimento da psicomotrocidade no contexto do processo escolar.
Portanto o brincar implica uma relação cognitiva e representa a potencialidade para interferir no desenvolvimento infantil, alem de ser um instrumento para construção do conhecimento do aluno.
Para Vygotsk (1987)
“a aprendizagem e o desenvolvimento estão estritamente, relacionados, sendo que as crianças se inter-relacionam, com o meio objetivo e social, internalizando o conhecimento adivinho de um processo de construção.”
O brincar permite ainda, aprender a lidar, com as emoções, pelo brincar a criança equilibra as tensões provenientes de seu mundo cultural, construindo sua individualidade, sua marca pessoal e sua personalidade, e Piaget que nos esclarece o brincar, implica uma dimensão evolutiva com as crianças de diferentes idades, apresentando características especificas apresentando formas diferentes de brincar.
Desta, maneira, a escola deve, facilitar a aprendizagem utilizando se de atividades lúdicas que criem um ambiente alfabetizador para favorecer o processo de aquisição de autonomia de aprendizagem. Portanto, o saber escolar deve ser valorizado, socialmente e a alfabetização de ser um processo dinâmico e criativo através de jogos, brinquedos, brincadeiras e musicalidade. o professor poderá utilizar-se ,por exemplo ,de jogos e brincadeiras em atividades de leitura ou escrita em matemática e outros conteúdos , devendo ,no entanto ,saber usar os recursos no momento oportuno ,uma vez que as crianças desenvolvam o seu raciocínio e construam o seu conhecimento de forma descontraída.
As atividades lúdicas tem o poder sobre as crianças de facilitar tanto o processo de sua personalidade integral ,como o processo de cada uma de suas funções psicológicas ,intelectuais e morais. Ao ingressar na escola, a criança sofre um considerável impacto fisico-mental, pois, ate então sua vida e exclusivamente dedicada aos brinquedos e ao ambiente familiar.
Com as atividades lúdicas espera-se que a criança desenvolva a condenação,motora , a atenção, o movimento ,conhecimento quanto a posição do corpo ,participando do desenvolvimento em seus aspectos biopsicologicos e sociais e também que as crianças desenvolva livremente a expressão corporal que favorecer a criatividade ,adquira hábitos de praticas recreativas para serem empregadas adequadamente nas horas de lazer , adquira hábitos de boa dinâmica e desenvolva o espírito de iniciativa , tornando –se capaz de resolver efizcamente situações imprevistas. Dessa forma as brincadeiras ,para a criança constituem atividades primarias que trazem grandes benefícios do ponto de vista intelectual e social.como beneficio físico , o lúdico satisfaz as necessidades de crescimento e de competividade da criança os jogos devem ser a base fundamental dos exercícios físicos impostos as crianças pelo menos durante o período escolar.
...