A IMPORTÂNCIA DO ENSINO A DISTÂNCIA PARA OS CURSOS E ESTÁGIOS NO EXÉRCITO BRASILEIRO
Por: wvargas • 12/10/2020 • Artigo • 3.088 Palavras (13 Páginas) • 283 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO A DISTÂNCIA PARA OS CURSOS E ESTÁGIOS NO EXÉRCITO BRASILEIRO
1. INTRODUÇÃO
A Educação Militar é revestida de grande complexidade, uma vez que diz respeito a um tipo de profissionalização específica, voltada às ações de segurança e Defesa Nacional. A implantação de novas políticas no mundo globalizado, aliadas às novas configurações sociais, econômicas e culturais da Sociedade em Rede (Castells, 1999), revela que a inovação impõe-se como um desafio indiscutível para as Forças Armadas. Nesse sentido, a Política Nacional de Defesa e a Estratégia Nacional de Defesa (2012) explicitaram a necessidade de desenvolvimento de uma cultura de defesa para toda a sociedade brasileira e, dentre os fatores cruciais nos contornos das políticas na área, destacou-se a formação de profissionais flexíveis, que sejam capazes de dar respostas aos problemas que emergem nos cenários peculiares que tipificam os conflitos do século XXI.
Como uma das estratégias capazes de atender aos desafios da inovação no contexto da Educação Militar, a educação a distância revelou-se como uma modalidade promissora para o desenvolvimento de novas metodologias de ensino e aprendizagem. No caso do Exército Brasileiro, o EAD faz parte da história da formação profissional dos militares antes mesmo da criação da Real Academia Militar, em 1810. Albuquerque (2011) realizou uma pesquisa original sobre o tema e, ao se deparar com os estudos de Cardoso (2007, p.72), descobriu que por volta do ano de 1642 já havia um livro de autoria desconhecida sobre ensinamentos de aritmética, geometria, fortificação e artilharia para estudos domiciliares sem mestre, com o objetivo de instruir o Exército do Brasil Colônia na arte militar. Desta forma, somos remetidos à ideia de que essa iniciativa pode representar um dos marcos que atestam o princípio do EAD no Brasil.
Haja vista essa modalidade de ensino vir ganhando cada vez mais espaço em nossa grade curricular, não podemos deixar de nos perguntar: qual a importância do EAD nos cursos e estágios do Exército Brasileiro?
Como objetivo geral, esse estudo pretende investigar a importância do EAD para os cursos e estágios do EB, e, para tanto, ao longo do seu desenvolvimento apresentará o real conceito de Ensino a Distância, como se deu a implantação do Ensino a Distância no Exército Brasileiro, a recente criação do Centro de Educação a Distância do Exército (CEADEx), as principais vantagens do Ensino a Distância no Exército Brasileiro e, por fim, os desafios dos Cursos e Estágios em sistema de EAD.
A importância desta pesquisa se justifica pela enorme relevância do tema escolhido, já que hoje existe uma enorme tendência em todas as organizações, não só no Exército Brasileiro, em implantar o ensino a distância em seus cursos e estágios; Isto se dá, pois o EAD tornou-se uma das maneiras (eficazes) de atender os militares em qualquer lugar do país e do mundo, seja para treinar, ensinar, capacitar, enfim, não importa o termo, o alcance é imensurável.
Essa pesquisa configurou-se como revisão bibliográfica, feita a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e eletrônicos, como artigos científicos e páginas de web sites. Andrade (2003, p. 16) comenta que “a pesquisa científica é o conjunto de procedimentos sistemáticos, baseados no raciocínio lógico, que tem por objetivo encontrar soluções para os problemas propostos, mediante o emprego de métodos científicos”.
Todos os dados obtidos a partir da busca de informações e dados em monografias, dissertações, teses e publicações, promoveram a resposta para tema da pesquisa. Como principais fontes de consulta e referências bibliográficas pesquisados da área para compor o embasamento teórico têm-se Ministério da Defesa (Web site), Centro de Ensino a Distância do Exército (Web site), Departamento de Educação e Cultura do Exército (Web site), Castells (1999), Albuquerque (2011), Landin (1997).
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Conceito de Ensino a Distância
Quando se trata de ensino a distância, nos deparamos com diversas conceituações acerca do assunto; para tanto, apresentaremos a seguir as mais relevantes para proporcionar ao leitor o fiel entendimento sobre a problemática.
Segundo o Ministério da Educação:
Educação a distância é a modalidade educacional na qual alunos e professores estão separados, física ou temporalmente e, por isso, faz-se necessária a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação. Essa modalidade é regulada por uma legislação específica e pode ser implantada na educação básica (educação de jovens e adultos, educação profissional técnica de nível médio) e na educação superior.
Segundo LANDIN, 1997:
A Educação a distância é uma modalidade de ensino na qual o professor e o aluno estão separados temporalmente ou espacialmente. Nessa metodologia de ensino os alunos e professores estão separados fisicamente, mas podem ao mesmo tempo estarem interligados pela tecnologia. Os mecanismos utilizados para esta modalidade podem ser correio, televisão, vídeo, CD-ROM, telefone, fax e internet.
Como vimos, existem diversas formas de conceituarmos essa modalidade de ensino; no entanto todos os autores convergem para o mesmo entendimento e, desta forma, concluímos que para que haja Educação/Ensino a Distância é preciso que alunos e professores estejam separados física e temporalmente e que haja um mecanismo tecnológico e comum interligando o docente ao discente.
2.2 A implantação do Ensino a Distância no Exército Brasileiro
Haja vista o dinamismo da atividade militar, a evolução das funções desempenhadas bem como a crescente importância da qualificação dos seus integrantes, o Exército Brasileiro, de forma progressiva e inovadora, passou a adotar sistema de ensino a Distância em seus cursos e estágios. O Portal de Educação do EB elenca algumas características referentes ao uso da modalidade de EAD na Força, a saber:
- Desenvolvimento da autonomia e respeito às individualidades na aprendizagem;
- Alcançar os alunos em todo o território nacional e fora dele;
- Eliminar as barreiras geográficas;
- Diminuir custos;
- Democratizar o acesso à informação;
- Incentivar a formação continuada; e
- Dependência e suporte das tecnologias digitais de informação e comunicação.
Embora seja um fato desconhecido, inclusive para muitos integrantes da caserna, o referido portal destaca, ainda, que o Exército Brasileiro foi um dos pioneiros na utilização do sistema de ensino a distância para a qualificação dos seus quadros. Para melhor ilustrar os fatos, segue abaixo, em ordem cronológica, a adoção do EAD por parte desta instituição:
...