A IMPORTANCIA DO BRINCAR NA BRINQUEDOTECA
Por: ritaliberato • 19/4/2017 • Trabalho acadêmico • 1.111 Palavras (5 Páginas) • 751 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8][pic 9]
[pic 10]
LINHARES
2013
1- INTRODUÇÃO
Pretendo neste trabalho explanar o meu entendimento sobre as normatizações propostas sobre a brinquedoteca e os espaços lúdicos nas escolas visando compreender como se constitui o brincar e as experiências de aprendizagem nelas vividas. O brinquedo e a brincadeira fazem parte do cotidiano da criança. O conceito de infância vem se aprimorando a cada dia, colocando lúdico como dinâmica fundamental para o desenvolvimento das crianças, haja vista que faz parte de um processo cultural que passa de geração para geração e que promove, consequentemente, a interação entre indivíduos.
Esses ambientes suprem algumas necessidades da criança, como expressar, participar, transformar, desenvolver, aprender e atuar no cotidiano escolar, na sociedade e na sua cultura. Por isso torna-se primordial refletir sobre a importância da mesma.
Dessa forma, a brinquedoteca deve se constituir no espaço para que o jogo e a brincadeira sejam tratados como atividades voluntárias e livres. de acordo com Kishimoto, a brincadeira possui um fim, em si mesma, ou seja, surge livre, sem noção de obrigatoriedade, exercendo-se pelo simples prazer que a criança encontra ao colocá-la em prática as brincadeiras ainda contribui de forma bastante efetiva para o relacionamento social das crianças, visto que oferece a autonomia de interação entre as mesmas. Através dela, a criança é capaz de resgatar valores e sentimentos que são importantes para a vida adulta, como a responsabilidade, despertando a criatividade, o raciocínio além de aprender a importância da negociação, da conquista, de conviver com regras e a resolver conflitos.
2- A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA BRINQUEDOTECA.
A Brinquedoteca é um espaço estruturado para estimular a criança a brinca, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente especialmente lúdico, a primeira brinquedoteca surgiu nos Estados Unidos da América, ao se constatar que os frequentes roubos de brinquedos feitos por crianças em lojas de brinquedos davam-se, pelo fato de essas crianças não terem brinquedos e nem condições de comprá-los. Aqui no Brasil surgiu em 1971, quando a associação de pais e amigos dos excepcionais (APAE), em São Paulo, realiza a primeira exposição de brinquedos pedagógicos, que foi visitado por pais, profissionais e estudante da área.
Sendo um local com aspecto propicio para estimular a criatividade, é preparada de maneira que seus espaços incentivem a brincadeira de faz de conta, a dramatização, a construção, a solução de problemas, a socialização e o desejo de inventar. Tem como objetivo entre outros a valorizar as atividades lúdicas e criam espaços e amizades criativas dando-lhes a devida importância, possibilita o acesso e empréstimos de brinquedos, dar orientações sobre adequação e utilização dos mesmos, ajuda a criança a desvincular o brinquedo de seu aspecto de posse e consumo estimula o desenvolvimento de habilidades físicas, cognitivas, sociais e afetiva, O mais importante da educação é estimular as diferentes áreas de desenvolvimento da criança, aguçar sua curiosidade, sendo que, para isso, é imprescindível que a criança esteja feliz no espaço escolar.
Para fixar a brinquedoteca escolar é necessário ter objetivos bem definidos e o publico alvo a ser atendido, organizar num setor da escola com finalidades pedagógica ou centro de educação, o espaço e a disposição dos brinquedos devem promover o livre acesso da criança e colocar regras flexíveis para manuseio da mesma como andar de vagar e manter os espaços dos jogos e brinquedos organizados, ter cuidados, respeitar uns aos outros. Ás regras de funcionamento pode ser todos os dias da semana e poderá atender um grupo de 15 a 20 crianças de uma a duas vezes por semana, com duração de 50 minutos.
Segundo Cunha (2007), as brinquedotecas buscam atender as necessidades lúdicas e afetivas das crianças. Sabemos que há crianças diferentes, e situações diferentes, no entanto, para atender essas diferenças, necessita-se de diferentes brinquedotecas, hoje elas existem em favelas, museus, circos, creches, escolas, presídios, hospitais e caminhões. A criança aprende e começa a entender o mundo através das brincadeiras. Para que isto aconteça é necessário que a escola tenha ou que o professor improvise materiais lúdicos, que possa ser criado o canto das invenções, espaços para inventar coisas, construir através de jogos de construção ou material de sucata.
...