TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DE JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  13/2/2023  •  Trabalho acadêmico  •  4.240 Palavras (17 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 17

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

ANTUNES, Paloma Aires dos Santos [1]

RU 1720264

ANJOS, Elaine Cristina dos [2]

RESUMO

Este trabalho traz um breve estudo acerca dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil, o qual buscou entender e buscar as diferentes técnicas e métodos de ensino que os professores devem recorrer para transmitir e construir o conhecimento dos seus alunos. Os jogos e brincadeiras constituem um recurso pedagógico com elevado nível de riqueza que acarreta informação, cultura, evidenciam direitos, desenvolve valores em educação, entre outros benefícios e vantagens para a aprendizagem. Este estudo teve como objetivo geral identificar os fatores que contribuem para que o lúdico quando associado à educação, assume o papel de um recurso pedagógico e têm a função de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, facilitando a assimilação dos conteúdos. Já, os objetivos específicos buscaram verificar a importância dos jogos e das brincadeiras na educação infantil, suas contribuições para a aprendizagem, a contribuição na vivência das regras preestabelecidas durante o processo de vivência na Educação Infantil, com os jogos e as brincadeiras e demonstrar o espaço de aprendizagem que apela para à imaginação, despertando possibilidades intelectuais e o desenvolvimento físico e afetivo da criança. Na educação, processo de aprendizagem no qual o conhecimento é construído, avaliado e renovado a cada dia, o brincar e o aprender constituem uma relação que se efetiva e se consolida ao longo de todo o processo de aquisição do conhecimento. O lúdico é um dos recursos pedagógicos mais utilizados para motivar e estimular a aprendizagem, principalmente na educação infantil.  Através da pesquisa teórica permitiu-se concluir o uso do lúdico como recurso de intervenção que requer maior compromisso do educador em relação aos conteúdos trabalhados, que precisam ser significativos e fazer sentido para a criança e para o professor, além de poder perceber a importância dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Infantil. Lúdico. Aprendizagem. Jogos. Brincadeiras.

1 INTRODUÇÃO

É importante que o trabalho pedagógico possibilite ao aluno o desenvolvimento das diversas expressões e o acesso ao conhecimento nas suas diversas áreas, que esse início da sistematização escolar não prejudique a criança, fazendo com que ela perca o gosto e o encanto pelo prazer de aprender. É preciso rever a finalidade maior da educação que é, desde os primeiros anos, a formação do educando nos campos: conceitual, habilidade, autonomia, identidade e das relações. Educar alunos nos primeiros anos do ensino básico requer professores que tenham um olhar para a escola como uma instituição de fundamental importância para ajudar nossos alunos a se desenvolver melhor. As crianças precisam de ambientes desafiadores e são grandes as contribuições dos jogos e brincadeiras na construção do conhecimento a partir de sua utilização no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, definiu-se como tema de pesquisa abordar a importância dos Jogos e brincadeiras na educação infantil. Desde muito cedo, as crianças entram no mundo da brincadeira e em seus primeiros anos de vida, já começam a identificar os tipos de brincadeiras começando pelas mais simples e passam depois a se dedicar aos jogos adquirindo, respeitando e participando de regras e normas que lhes são propostas. Os jogos e brincadeiras se tornam os recursos lúdicos que a maioria dos professores adota para motivar e/ou facilitar a aprendizagem do aluno. Assim, este estudo buscou responder ao seguinte problema: Os jogos e as brincadeiras na Educação Infantil, têm como finalidade demonstrar que são um ponto de partida para o desenvolvimento do pensamento, proporcionando o aprender através do brincar e do fazer? O objetivo geral consistiu em identificar os fatores que contribuem para que o lúdico quando associado à educação, assume o papel de um recurso pedagógico e tenha a função de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, facilitando a assimilação dos conteúdos.

Os objetivos específicos buscaram verificar a importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil e suas contribuições à aprendizagem dos alunos, perceber a contribuição dos jogos e brincadeiras na vivência das regras preestabelecidas na Educação Infantil e demonstrar que os jogos e as brincadeiras permitem à criança, um espaço de aprendizagem onde se apela à imaginação, despertando possibilidades intelectuais e desenvolvimento físico e afetivo. Esta pesquisa visa compreender a importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil, consiste em um trabalho de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia. A temática escolhida e a qual se trata o presente estudo, são os fatores que contribuem para que os jogos e as brincadeiras auxiliem no processo de ensino-aprendizagem, trazendo no desenvolvimento infantil das crianças contribuições para sua aprendizagem, para sua convivência social e para o seu desenvolvimento cognitivo. Para facilitar a transição dos cinco aos sete anos e ingresso em nova fase de escolarização, o trabalho pré-escolar com jogos e brincadeiras justifica a importância de compreensão sobre os avanços da linguagem e capacidades cognitivas, bem como a socialização e maior independência motora nesta fase. A educação infantil, nos termos do Art.29 da Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/96, tem como objetivo o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Essa legislação, esclarecida em documentos como os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Básica e Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil, dentre outros, evidenciam o compromisso que todos devemos ter com a formação infantil. Leva-se em conta, ainda, a preparação para o ingresso no Ensino Fundamental, com ênfase na preparação para a vida e cidadania, através do domínio de habilidades e competências que facilitem a inserção social do educando.

No processo educativo da criança é importante que o professor tenha a percepção da importância do significado de brincar para a criança e das contribuições que o lúdico proporciona à aprendizagem e ao desenvolvimento do aluno, observando que cada vez mais cedo as crianças são inseridas no ambiente escolar e que o processo de alfabetização torna-se precoce e, então, a ludicidade acaba perdendo espaço enquanto recurso pedagógico e atividade de lazer.

  1. METODOLOGIA

Para alcançar os objetivos propostos foi realizada uma pesquisa descritiva, a qual foi feita mediante leitura e fichamento de diversas obras inerentes ao assunto, que é aquela que para Martins (2000) “tem como objetivo a descrição das características de determinada população ou fenômeno, bem como o estabelecimento de relação entre variáveis e fatos”. Para Andrade (2001), na pesquisa descritiva, “os fatos são observados, registrados, analisados, classificados e interpretados, sem que o pesquisador interfira neles”. A pesquisa teve como intuito abordar, explicar e informar sobre a importância de garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, usando os jogos e as brincadeiras como meios para articular esse aprendizado, sendo assim um direito de todo educando, desenvolvendo, à confiança, o respeito, à dignidade, à convivência e à interação com outras crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)   pdf (125.9 Kb)   docx (285.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com