A IMPORTÂNCIA DO ENTRETENIMENTO NA DIVERSIDADE
Tese: A IMPORTÂNCIA DO ENTRETENIMENTO NA DIVERSIDADE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nandamarina • 23/5/2013 • Tese • 978 Palavras (4 Páginas) • 728 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
A IMPORTÂNCIA DO ENTRETENIMENTO NA DIVERSIDADE
Iibiri
macapá
2013
A IMPORTÂNCIA DO ENTRETENIMENTO NA DIVERSIDADE
Trabalho apresentado ao Curso PEDAGOGIA da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Sociedade e diversidadeno contexto educacional,Processo educativo no contexto historico-filosofico; Comunicação e linguagem;SeminarioI.
Orientadores: Profs: Okçana Battini; Fabio Luiz da Silva; Bernadete; Marcia Bastos; Lilian Salete A. M. Lima.
macapá
2013
Introdução
Este trabalho procura evidenciar o papel da escola e dos pais ou responsáveis em dar valores de tolerância, solidariedade, cooperação e respeito pela diferença, procurando contribuir para a existência de uma escola dinâmica em todos sejam tratados iguais. Pretendemos sensibilizar os pais e professores para fazer da educação na escola, uma das melhores coisas da vida. Defendemos a ideia de que o professor necessita de reconhecer e valorizar todas as culturas em presença e dinamizar atividades no âmbito da educação para a cidadania. Mais cabe também aos alunos também destacar seus direitos e deveres nas escolas respeitando os diferentes colegas que lá vão encontrar.
“Para que a criança possa assimilar a cultura da escola, é necessário que a escola consiga assimilar a cultura da criança.”
Desenvolvimento
Os direitos humanos da criança e do adolescente são uma importante fonte de inspiração para agir a favor da diversidade na escola. Eles sugerem que todas as crianças e adolescentes sejam considerados como sujeito de direitos. Todos? Essa palavrinha vai nos perseguir sempre que falarmos sobre valorização da diversidade porque sua grande mensagem é que façamos cotidianamente o exercício de questionar quem cabe no nosso “todo”, como diz o nome do livro de Claudia Werneck sobre inclusão.
Então cabe tanto ao aluno quanto ao professor:
Aprender a conhecer e respeitar o outro, esta é uma forma de acabar com as diferenças entre os alunos na escola e para também aprender a viver com os outros alunos de diferentes culturas;
(O trabalho do professor sem duvida é muito importante para o desenvolvimento e o respeito do aluno)
Agora destacando o papel da escola com as suas propostas curriculares deve servir a uma sociedade em rápido e profundo processo de mudança por meio da formação de pessoas habilitadas a lidar com novas tecnologias e capazes de estabelecer um comportamento constantemente inovador. Estes desafios envolvem aspectos e mais dependentes das pessoas envolvidas no processo educativo, como o aprender a ser e a conviver juntos. Quando dissemos que a valorização da diversidade envolvia questões complexas e que dependiam muito mais das atitudes e comportamentos, era disso que estávamos falando. Há muitas subjetividades neste desafio. Colocando foco no aprender a conviver juntos, temos que a missão da educação é transmitir conhecimentos sobre a diversidade humana e contribuir para que as pessoas tenham maior consciência da interdependência entre todos e de todos com o planeta, nesta rede de relações em que estamos inseridos, no qual agimos e sobre o qual geramos e recebemos impactos dos mais variados sobre nossa condição de existência.
”Cabe não só aos funcionários da escola mais também é muito importante à interação da família em ajudar no combate da discriminação de um aluno a outro, ‘conversando muito com os filhos os pais tem função muito importante neste período difícil de lidar”.
• Cada criança tem o direito fundamental à educação e deve ter a oportunidade de conseguir e manter um nível aceitável de aprendizagem,
• Cada criança tem características, interesses, capacidades e necessidades de aprendizagem que lhe são próprias,
• Os sistemas de educação devem ser planejados e os programas educativos implementados
...