A INFLUENCIA DA BRINQUEDOTECA PARA A CRIANÇA
Por: deboraag • 2/5/2017 • Trabalho acadêmico • 2.189 Palavras (9 Páginas) • 236 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
PEDAGOGIA – DESAFIO PROFISSIONAL
BRUNA FERNANDES DA ROSA - 2802856072
CARMELA MACHADO 2852201117
DÉBORA DE AGUIAR – 1709112829
GISELE TEREZA FRANCO - 1600343653
LUCIELE DE SOUSA BERNARDINO 1817562714
LUZIA HONORATO DA ROCHA - 1028479588
A INFLUENCIA DA BRINQUEDOTECA PARA A CRIANÇA
NOVEMBRO/2016
BRUNA FERNANDES DA ROSA - 2802856072[pic 1]
CARMELA MACHADO 2852201117
DÉBORA DE AGUIAR – 1709112829
GISELE TEREZA FRANCO - 1600343653
LUCIELE DE SOUSA BERNARDINO 1817562714
LUZIA HONORATO DA ROCHA - 1028479588
A INFLUENCIA DA BRINQUEDOTECA PARA A CRIANÇA
Desafio profissional apresentado a Universidade Anhanguera UNIDERP para aprovação nas disciplinas de Organização e Metodologia da Educação Infantil, Brinquedoteca e o Elemento Lúdico, Didática do contar História, Literatura Infantojuvenil, Multimeios Aplicados à Educação, orientada pela professora Eliziane Goulart de Jesus Damiani.
Orientador à distância: Nayara
NOVEMBRO/2016.
Sumário[pic 2]
1 Introdução 4
2 JEAN PIAGET E AS FASES DO DESENVOLVIMENTO 6
3 A IMPORTâNCIA DO BRINCAR 7
4 brinquedoteca: a valorização do lúdico no cotidiano infantil da pré-escola 7
5 brinquedoteca 8
6 tecnologia e literatura para crianças 8
7 plano de ação 9
7.1 justificativa 9
7.2 Objetivo geral 9
7.2.2 Objetivos específico 10
7.3 ações a serem desenvolvidas 10
7.4 recursos 10
7.5 avaliação 10
8 COnciderações finais 11
REFERÊNCIAS 12
1 Introdução
O objetivo desse projeto é relatar como é o funcionamento de uma brinquedoteca e a importância da mesma.
A brinquedoteca é um espaço privilegiado e a criança que costuma frequentar esse lugar terá um desenvolvimento significativo em comparação a outras que não costumam frequentar esse ambiente.
É um espaço onde se aprende, cria, compartilha, brinca fazendo com que exista um prazer em aprender. Não é uma sala de divertimento, mas pode se tornar dependendo das regras ali estabelecidas. Pode-se ter um melhor convívio e um ambiente harmônico, possibilitando um desenvolvimento significativo. É importante estimular a criança a brincar livremente, com acesso a uma grande variedade de brinquedos.
A brinquedoteca é um ambiente lúdico, no qual a criança tem a oportunidade de se relacionar com um grupo de forma agradável e prazerosa. E é muito importante que, na educação infantil, seja feita essa introdução de brinquedotecas em centros de educação infantil que costumam atender crianças de zero a cinco anos. Esse é um espaço preparado para estimular a criança já que é um elemento de animação sociocultural, socialização e interação social. É na brincadeira que a criança cria suas próprias histórias contadas.
O tempo para brincar, disponibilidades de materiais, espaço para brincar, adequação curricular são fatores que precisam ser planejados com atenção.
Na brinquedoteca pode haver vários materiais e devem ser adequados para cada faixa etária.
O uso do faz de conta, espaço com mobílias e utensílios domésticos, camarins com fantasias, chapéus e espelhos.
A leitura é também pode acrescentar numerosos benefícios para as crianças, por isso se torna imprescindível que haja um espaço com livros de vários tamanhos, texturas e histórias, assim como as acomodações: tapetes, almofadas e pufes. Esse espaço também pode ser usado para o teatro com fantoches e cineminha.
As sucatas também têm papel importante nesse espaço, com elas as crianças podem criar diversos objetos. Brinquedos quebrados podem ser reutilizados, pintura, mesas coletivas e mural de recados.
O uso de tecnologia como TV, DVD, Data Show e o retroprojetor são matérias importantes em brinquedotecas.
A metodologia para que esses lugares sejam bem aproveitados é um fator, os contos musicados, audição, escrita, brincadeiras, também podem ser explorados na brinquedoteca.
Enfim, esse ambiente tem papel fundamental no apoio ao desenvolvimento da criança, mas para que ele desenvolva sua funcionalidade, é necessário que o planejamento esteja pré-estabelecido.
2 JEAN PIAGET E AS FASES DO DESENVOLVIMENTO
O desenvolvimento da criança não acontece de forma linear. As mudanças que não se produzem ocorrem de forma gradual, são períodos contínuos que vão se sucedendo e se superpondo. Durante o seu desenvolvimento, a criança experimenta avanços e retrocessos vivendo cada etapa de modo particular.
Jean Piaget define a construção do pensamento em estágios e são divididos em quatro fases. Cada fase possui suas próprias características, como no estágio sensório-motor que vai de zero a dois anos, é quando inicia o desenvolvimento da coordenação motora, aprende a diferenciar os objetos do próprio corpo e os pensamentos estão vinculados ao concreto.
Na fase simbólica que abrange dos dois anos até os sete anos da criança, Piaget definiu que a criança fica centrada nela mesma, a fala, os desenhos e as dramatizações.
A criança, quando se inicia na fase conceptual que vai dos sete aos onze anos de idade, continua bastante egocêntrica, ainda tem dificuldade de se colocar no lugar do outro, e a predominância do pensamento está vinculado mais nas acomodações do que nas assimilações.
O desenvolvimento infantil sofre muita influência das brincadeiras, ocupa um lugar muito importante e especial na vida da criança.
...