A INICIAÇÃO À ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, INICIAÇÃO AO NUMERAMENTO E PENSAMENTO GEOMÉTRICO.
Por: Daya Escobar • 8/12/2019 • Trabalho acadêmico • 647 Palavras (3 Páginas) • 649 Visualizações
CRUZEIRO DO SUL VIRTUAL (FACULDADE CESUCA)
DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO EM EDUCAÇÃO INFANTIL
ALUNO: DAIANE SANTOS CARDOSO ESCOBAR
RGM: 20591624
UNIDADE III – NATUREZA E SOCIEDADE, INICIAÇÃO À ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, INICIAÇÃO AO NUMERAMENTO E PENSAMENTO GEOMÉTRICO.
[...] a construção de um objeto de conhecimento implica muito mais que mera coleção de informações. Implica a construção de um esquema conceitual que permita interpretar dados prévios e novos dados (isto é, que possa receber informação e transformá-la em conhecimento) (FERREIRO, 2001 p.8).
A aprendizagem matemática tem sido objeto de estudo constante e seus conceitos mudaram muito ao longo dos anos. Antigamente se tinha a visão de que se aprendia matemática decorando fórmulas e tabuadas. Atualmente, sabe-se que a criança pode ter contato com a matemática ainda muito pequena, ao empilhar blocos de construção, por exemplo. Através de brincadeiras, jogos e conversas a criança vai construindo conceitos matemáticos de forma espontânea e lúdica.
O professor deve ter um olhar sensível e atento para aproveitar ao máximo os momentos cotidianos de sala que sejam propícios para ensinar algo novo. Deve-se usar a curiosidade do aluno e seus questionamentos para explorar os conteúdos propostos de forma que a criança tenha interesse em aprender.
O letramento matemático é uma diretriz descrita na Base Comum Curricular (BNCC). “De acordo com o documento, o letramento matemático pode ser definido como as competências e habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente, de modo a favorecer o estabelecimento de conjecturas, a formulação e a resolução de problemas em uma variedade de contextos, utilizando conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas.” (VICHESSI, Beatriz. Letramento matemático leva alunos para além dos cálculos. Nova escola, 2019. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/16472/letramento-matematico-leva-alunos-para-alem-dos-calculos>, Acesso em 02/12/2019).
A proposta pedagógica do professor deve sempre respeitar a ludicidade e a resolução de problemas, lembrando que cada criança tem o seu tempo e a sua forma de aprender. O objetivo do letramento matemático não é o foco em resultados, mas a observação dos processos executados durante o raciocínio que fizeram o aluno chegar naquele resultado.
Macedo (2003) discute em seu texto "Os jogos e sua importância na escola", que o desenvolvimento de cada indivíduo é marcado por três grandes instâncias de jogo: os jogos de exercício, em que a assimilação de novos conhecimentos, sobre si e sobre o mundo que o cerca dá-se na forma do prazer pela repetição dos primeiros hábitos; o jogo simbólico, em que a criança se apropria de conhecimentos sobre o mundo e conhece mais sobre si a partir da atribuição de diferentes significados aos objetos e as suas ações - em fantasias, em faz-de-contas ou na possibilidade de viver diferentes histórias; e os jogos de regras, em que o "como fazer" do jogo é sempre o mesmo, regulamentando uma interação entre pares - nesses jogos, a criança se depara com o desafio de se apropriar das regras e encontrar estratégias para vencer dentro do universo de possibilidades criado pelo jogo.
...