A Importância da Leitura na Academia
Por: jfeniasse • 10/12/2017 • Ensaio • 1.455 Palavras (6 Páginas) • 282 Visualizações
Universidade Católica de Moçambique
Faculdade de Ciências Sociais e Politicas
Mestrado em Contabilidade e Auditoria
Métodos de Investigação Cientifica (MIC)
Importância da Leitura na Academia
Docente:
Mestre Agostinho de Brito
Discente:
João Raimundo Feniasse
Quelimane, Abril de 2017
Universidade Católica de Moçambique
Faculdade de Ciências Sociais e Politicas
Mestrado em Contabilidade e Auditoria
Métodos de Investigação Cientifica (MIC)
Importância da Leitura na Academia
Docente:
Mestre Agostinho de Brito
Discente:
João Raimundo Feniasse
Índice
Introdução 3
A Leitura 4
Definição 4
Tipos de Leitura 4
Scanning 4
Skimming 4
Do significado 5
De estudo ou informativo 5
Crítica 5
Importância da Leitura 5
Importância da Leitura na Academia 5
Leitura e Raciocínio Lógico 6
Leitura e o vocabulário 6
Leitura e o Perfil do Académico 6
Conclusão 8
Referência Bibliográfica 9
Introdução
A academia é um local de câmbio de impressões ao nível cultural, científico e religioso e a sua essência por meio do câmbio entre os intervenientes do processo é produzir conhecimento. Produzir conhecimento é um processo que se faz meio de escrita, isto é, transmitir um certo saber por meio da grafia. Alem da escrita há um outro meio pelo qual o conhecimento é produzido na academia, fala-se no entanto da discussão que versa apresentação e apreciação de diversos pontos de vista sobre determinada temática proposta ou já pré-escrito por outros autores, fora destes dois encontra-se também a leitura, uma vez um certo saber discutido e escrito sobremaneira deverá posteriormente ser consumido por outros para tal requer a leitura.
É sobre este último que o presente trabalho aborda, onde apresenta-se na primeira parte alguns conceitos, depois tem tipologia da leitura e finalmente a importância da leitura concretamente no âmbito académico que é o objectivo macro deste trabalho.
A Leitura
Definição
A conceito de leitura é discutida pelos diversos autores, neste trabalho destaca-se as opiniões de Adler (1954), Lakatos e Marconi (2003) nas quais comungam ao assumir que leitura não se resume em simples pronúncia de vocábulos escritos, ela inclui o perceber e decifrar, identificar os elementos mais importantes dos secundários e, optar por utilizar os mais importantes como fonte de novas ideias e do conhecimento.
Neste contexto, ressalta-se que a decodificação correcta da palavra escrita estabelecem ponte entre o texto e o seu contexto.
É impossível estabelecer a restrição da leitura como uma relação estreita com a escrita verbal como a definem os autores citados anteriormente, mas se ampliar a visão como refere Martins (1994), tem-se o seguinte:
Seria preciso, então, considerar a leitura como um processo de compreensão de expressões formais e simbólicas, não importando por meio de que linguagem. Assim, o acto de ler se refere tanto a algo escrito quanto a outros tipos de expressões do fazer humano, caracterizando-se também como acontecimento histórico e estabelecendo uma relação igualmente histórica entre o leitor e o que é lido (p.30).
Tipos de Leitura
Embora que se faça qualquer leitura com um intuito de aproveitar algum saber, o que Lakatos e Marconi (2003) considera leitura proveitosa, encontra-se diversos tipos de leitura. A seguir tem-se sob proposta dos mesmos autores alguns tipos de leitura.
Scanning
Traduzido para português significa varredura, mapeamento, rastreamento ou ainda explorar. Este tipo é caracterizado fundamentalmente por cingir na procura de tópicos sob guia de leitura de índices, alguns parágrafos com finalidade de encontrar palavras-chave, é útil para o efeito de busca de manuais.
Skimming
Que em português significa refinamento, este tipo de leitura é tendencioso, isto é, baseia-se nos títulos e subtítulos, palavras mestres, figuras caso se façam presente para se captar o sentido geral, a metodologia e a essência do trabalho qualquer que seja.
Do significado
Quanto a este tipo de leitura dá-se enfase apenas àquilo que é importante, uma vez destacado o que é importante faz se uma visão ampla do conteúdo, deixando de lado aspectos secundários.
De estudo ou informativo
Leva-se em consideração de tudo quanto lido, procura o significado de cada conteúdo abordado, recorrendo-se à todo auxilio possível, dicionários, gramaticas, internet, e mais outros para decifrar cada palavra podendo por isso ser necessário ler e reler.
Crítica
Construção independente de pontos de vista sobre o texto, recorrendo-se ao conhecimento anterior do leitor para construir tais declarativas. Neste caso julga-se
...