A Importância De Adquirir Libras Como Língua Materna Na Educação Brasileira
Por: Silvana Feijó • 27/8/2023 • Trabalho acadêmico • 664 Palavras (3 Páginas) • 70 Visualizações
IMPORTÂNCIA DE ADQUIRIR LIBRAS COMO LÍNGUA MATERNA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Greicy Ellen dos Santos da Silva
Larissa Moreira Merlim
Maria Eduarda Martins Gonçalves
Silvana Feijó de Moura Reis
INTRODUÇÃO
Observando o cenário atual consegue-se falar e saber bastante informações sobre a inclusão relacionada os indivíduos que têm deficiência ou transtorno. Com isso precisa-se entender a importância de ter uma rede de apoio para o deficiente auditivo e traçar estratégias para incluí-lo na sociedade.
Na Constituição Federal de 1998, diz o seguinte:
Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
A partir deste artigo percebe-se que todos têm o direito de aprender, isso está na Lei, se compreende que a instituição escolar tem obrigação de se adaptar ao aluno, e dar acessibilidade para esse indivíduo.
O objetivo da referida pesquisa é trazer informações sobre a importância de trabalhar libras na educação brasileira, e a partir disso incentivar a inclusão do aluno surdo respeitando suas diferenças e necessidades, valorizando a língua de sinais, mostrar a importância de um intérprete de libras e auxiliar os futuros educadores para promover olhar observador, acessibilidade e aprendizado dos alunos surdos.
Educação inclusiva dos surdos
A partir do pensamento de Brandão (1995, p. 7) que diz o seguinte:
“Ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos todos nós envolvemos pedaços da vida com ela [...]. Para saber, para fazer, para ser ou para conviver, todos os dias misturamos a vida com a educação.”
Analisando este pensamento acima, pode-se dizer que a educação inclusiva não é tarefa somente do professor em sala de aula, mas sim de toda sociedade. Mas para que isso aconteça, a língua brasileira de sinais (libras) deve ser inserida desde os anos iniciais na educação Brasileira e ter profissionais qualificados nesta área.
Falta de qualificação Profissional
[...] a escola determina o sistema, e não ao contrário. [...] O problema da linguagem dos surdos-mudos não será solucionado por um método especial, e sim, pela reestruturação geral da escola com base nos princípios da educação social. [...] O ponto de vista exposto, absolutamente, não nega a importância do significado especial do ensino da linguagem. [...] a luta pela frase inteira, pela palavra - contra a preparação fonética da linguagem; a luta da unidade da linguagem oral - contra a brincadeira da mímica; a luta pela estimulação natural do desenvolvimento da linguagem tomado da vida - contra sua assimilação ineficaz nas lições [...] (VYGOTSKY,1997, apud MARQUES e col, 2013, p. 512).
A partir dessa citação, entende-se que, ao contrário do que acontece, a escola é quem deve se adaptar ao aluno e não o aluno se adaptar a escola. Tendo em vista que esse papel é responsabilidade do ambiente escolar pois existem leis que defendem o direito à educação para todos.
As escolas ainda são pouco inclusivas em relação não somente aos surdos, como também pessoas portadoras de outras deficiências e transtornos. Além disso, o ambiente escolar deveria trabalhar a preparação de todos os alunos, mesmo que não porte algum tipo de deficiência, para que no futuro possa-se conviver na sociedade e no mercado de trabalho com os deficientes auditivos, surdos ou portadores de outras deficiências e transtornos. Infelizmente as Instituições ainda não estão totalmente preparadas para receber nossas crianças, visto que não há a contratação de profissionais capacitados para trabalhar a língua de sinais dentro da sala de aula.
...