O ENSINO DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SABERES, PRÁTICAS E AQUISIÇÃO DE LÍNGUA MATERNA PELO ALUNO SURDO.
Por: Arilson Arraes • 27/9/2022 • Pesquisas Acadêmicas • 4.282 Palavras (18 Páginas) • 99 Visualizações
FACULDADE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS DO ALTO PARNAÍBA - FATAP
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS
IVONETE PEREIRA SOUZA
O ENSINO DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SABERES, PRÁTICAS E AQUISIÇÃO DE LÍNGUA MATERNA PELO ALUNO SURDO.
ARARIPINA/PE
2021
IVONETE PEREIRA SOUZA
O ENSINO DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SABERES, PRÁTICAS E AQUISIÇÃO DE LÍNGUA MATERNA PELO ALUNO SURDO.
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a coordenação do curso de pós-graduação lato sensu Libras da Faculdade de Tecnologia e Ciências do Alto Paranaíba – FATAP como requisito parcial para a obtenção do certificado de Especialista em Libras.
Sob orientação do professor Esp. Rodrigo Brito de Almeida.
ARARIPINA/PE
2021
IVONETE PEREIRA SOUZA
O ENSINO DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SABERES, PRÁTICAS E AQUISIÇÃO DE LÍNGUA MATERNA PELO ALUNO SURDO.
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso latu senso em Libras da Faculdade de Tecnologia e Ciências do Alto Paranaíba – FATAP como requisito parcial para a obtenção do certificado de Especialista.
Aprovado em ___/___/______.
_________________________________________.
Prof. Esp. Rodrigo Brito de Almeida
Orientador
_________________________________________.
Prof. Ms. Antonio Leonardo Figueiredo Calou
Avaliador
_________________________________________.
Prof.ª Esp. Ana Célia da Silva
Avaliador
DEDICATÓRIA [pic 1]
Dedico o presente artigo primeiramente à Deus, minhas filhas, meu marido, minha família, meu orientador da pós-graduação, amigos, e todos aqueles que certa forma contribuíram para a realização deste projeto.
AGRADECIMENTOS [pic 2]
Agradeço primeiramente a Deus, pela minha vida, e a oportunidade de conseguir realizar todos os meus sonhos, pois sem ele não seria possível. Aos meus pais que me deram a vida, e a oportunidade de continuar meus estudos. A minhas filhas, netos e ao meu marido, que me apoiaram em todos os momentos, e que sempre me incentivam e fortalecem em tudo que eu proponho fazer. Ao professor da pós-graduação que me possibilitou conhecer mais sobre o estudo das Libras.
[pic 3]
“A persistência é o caminho do êxito”
(Charles Chaplin)
RESUMO[pic 4]
Este trabalho tem como objetivo ressaltar a importância da educação inclusiva nos primeiros anos iniciais. O presente aborda o progresso de sistematização das leis que protegem a pessoa surda, as conquistas sociais ao longo da história, e também as dificuldades enfrentadas pelo aluno surdo no processo de interação com os alunos ouvintes. Sabendo que ainda há bastantes dificuldades no processo de ensino em Libras, ainda pode se encontrar resultados positivos, pois a Libras oportuniza a troca linguística entre os surdos e ouvintes, fica notório o avanço deles para com a sociedade e familiares, e o progresso na educação dos mesmos. Pode- se concluir que o estudo em Libras é necessário para a educação desde a infância das crianças, pois ajudara bastante no desenvolvimento dos surdos com os amigos e familiares ouvintes e não ouvintes.
Palavras-chave: Libras; Educação Infantil; Surdos; Ouvintes.
SUMÁRIO [pic 5]
1. APRESENTAÇÃO 6
2. JUSTIFICATIVA 8
3. OBJETO DO ESTUDO 9
4.OBJETIVOS 10
4.1 Objetivos Específicos 10
5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICO 11
5.1. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE LIBRAS NO BRASIL 11
5.2. ATUAÇÃO DO EDUCADOR NO ENSINO DE LIBRAS 12
5.3. EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O ENSINO DE LIBRAS 12
5.4. LIBRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL 13
5.4.1 O LÚDICO COMO FACILITADOR DO ENSINO DE LIBRAS 13
5.4.2 COMO APRENDER LIBRAS AJUDA A CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA/SURDEZ 14
6. METODOLOGIAS E RESULTADOS 15
7. REFERÊNCIAS 16
1. APRESENTAÇÃO
No ano de 2015 após um processo seletivo fui convocada pela Secretaria de Educação do município de Araripina-PE, para atuar como professora do 1º ao 2º ano do ensino fundamental na escola Dionísio de Deus Lima, estando a mesma localizada no sitio Cajueiro, Zona Rural do município, nessa turma composta por 25 alunos havia uma aluna portadora de necessidades especiais; Ana Karoline foi uma grande e maravilhosa experiência, a aluna Karolzinha, como era chamada carinhosamente por todos, ela era acometida por microcefalia, e perca da visão. Ela era apenas uma criança meiga, linda e que já havia passado por várias cirurgias cranianas. Hoje é uma adolescente, e foi através dela que despertei a vontade de fazer parte da vida dessas tão adoráveis crianças que por muitas vezes acabam sendo vítimas de infundados preconceitos em mim brotou o sentimento de atuar como professora de apoio, onde me certifiquei que deveria fazer parte profissionalmente da vida dessas crianças, dando apoio, auxiliando nos estudos, dando carinho e o companheirismo, é desta forma que devemos fazer e mostrar para o mundo a fora a valorização do ser humano.
...