A Importância Do Estágio Na Formação Docente E A Sua Contribuição Para A Construção Da Identidade Do Professor De Educação Infantil.
Por: dmcrisos • 7/4/2023 • Dissertação • 424 Palavras (2 Páginas) • 129 Visualizações
NOME: DANIELE SANTOS
RGM: 903748
A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE E A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL.
O estágio como campo de conhecimento na formação inicial do docente, é muito importante na construção de referências no processo de ensino e aprendizagem. Uma vez que permite ao estudante de pedagogia o contato direto com a realidade escolar.
A principal finalidade do estágio na formação do estudante é preparar os alunos para uma vida profissional e facilitar a sua interação com o mercado de trabalho.
Um dos pontos importantes para o futuro docente ao realizar o estágio é poder vivenciar na prática a experiência de ser professor, pois é nessa etapa que o aluno de pedagogia terá a oportunidade de interagir com os futuros colegas de sala e colocar em prática os conhecimentos teóricos aprendidos durante a graduação. É um meio de socialização e despertar um olhar em pontos de vista diferentes, como forma de enriquecer o desempenho do estudante em pedagogia.
Ao passar pelo período de estágio, o estudante tem a oportunidade de adquirir conhecimentos práticos e aprender a lidar com as dificuldades e desafios de um professor no dia a dia, e assim aprender com a prática a necessidade de cada criança, respeitando a sua individualidade e cultura.
O estagiário que fica sob a orientação de um professor em sala de aula amplia seus conhecimentos à medida que o professor precisa fazer todas as intervenções didáticas em sala de aula. Todas as situações vivenciadas em sala de aula como: brincar, educar e cuidar trará ao estudante uma contribuição para que ele possa elaborar seu próprio método de ensino.
O futuro docente poderá desenvolver um olhar aprofundado sobre as crianças da educação infantil através da observação e criar um papel ativo e criativo, promover o saber e o fazer, ter um relacionamento comunicativo, ou seja, uma base na preparação pedagógica.
Assim os profissionais atuantes quanto os que estão em formação podem discutir questões relacionadas ao planejamento e a organização de ideias para o trabalho pedagógico dessas crianças.
Segundo a autora do livro para pensar a Docência na educação Infantil Simone Santos de Albuquerque (2019, pag. 18) “É na infância que as crianças alicerçam a aprendizagem que será construída ao longo de suas vidas e consequentemente num plano mais efetivo.”
Referências:
OLIVEIRA, Z. (Org.). O Trabalho do professor na educação infantil. São Paulo: Biruta, 2012.
Artigo: “Estágio e docência na Educação Infantil: Questões teóricas e pratica” https://www.redalyc.org/journal/684/68462591002/68462591002.
BUQUERQUE, S. S.; FELIPE, J; CORSO, L. V. Para pensar a docência na educação infantil. Porto Alegre: Evangraf, 2019.
...