A Importância da literatura Infantil como possibilidade de intervenção humanizadora na Educação Infantil
Por: Patricia Garcia • 4/4/2018 • Trabalho acadêmico • 1.037 Palavras (5 Páginas) • 427 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ – UEM
UNIVERSIDADE ABERTA – UAB/ ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL
DISCIPLINA: LITERATURA INFANTIL, ARTES E INTERVENÇÕES EDUCATIVAS
ALUNA: PATRICIA MARIA GARCIA ALENCAR
FÓRUM 4: Com base nos textos 01 e 02 e nas vídeo-aulas, elabore um texto dissertativo sobre “A importância da literatura Infantil como possibilidade de intervenção humanizadora na Educação Infantil”.
A teoria histórico-cultural considera que as instituições escolares de educação infantil devem propiciar às crianças o contato com as máximas elaborações humanas, ou seja, fazer com que as mesmas entrem em contato com todo o conhecimento produzido pelo homem ao longo de sua história. Nesse sentido a autora Marta Chaves (2013) considera que é necessário ter rigor e critérios bem definidos para que a literatura possa ser apresentada a criança de modo que ofereça a ela uma educação realmente humanizadora. Mas para isso a autora alerta que é importante que tenhamos nesse processo a participação das crianças e que consideremos que “a literatura infantil tem muito a oferecer e que os espaços escolares também poderiam ser tomados pela arte assim como as paredes das salas de aula”. A nosso ver a literatura deve estar fortemente presente nos espaços escolares para que assim possa povoar a imaginação das crianças com os contos, poesias e textos clássicos assim como também possa suscitar nas mesmas o fortalecimento da criatividade por meio de brincadeiras infantis, das telas e imagens que façam referência tanto ao universo infantil quanto às questões artísticas e culturais de nosso país. Somente dessa maneira a literatura infantil poderá ser uma estratégia, um recurso ou um conteúdo que pode contribuir para trazer a humanização tão necessária às nossas crianças. Sendo assim concordamos com Chaves (2013) quando a autora afirma que “todo o tempo e todo o espaço poderiam ser ocupados por imagens e sons que apresentassem às crianças o que de mais avançado a humanidade construiu”. Partimos do pressuposto de que a contação de histórias na educação infantil também pode contribuir efetivamente para que as crianças entrem em contato com os máximos conhecimentos elaborados pelo homem ao longo de sua história. Como advoga Chaves (2015) tratar da contação de histórias como possibilidade de encanto e aprendizagem significa ter como ponto de partida a rotina nas instituições escolares. Nesse sentido [...]:
a ordenação do tempo e do espaço pode ser tomada pela arte e mobilizar para o aprimoramento da linguagem, a fim de conhecer diferentes regiões do país e outras regiões do planeta, assim como compreender e valorizar diferentes manifestações culturais e sentir-se mobilizado a conhecer ou investigar aspectos biográficos e da constituição das obras de expoentes da história, da arte e da ciência (CHAVES, 2015, p. 2013).
Desse modo é importante também que as intervenções pedagógicas realizadas nos ambientes escolares sejam pautadas pela coerência das ações dos professores que atuam com essa faixa etária e que os materiais didáticos ou a literatura disponível tenham a qualidade necessária para facilitar a o ensino aprendizagem assim como vivência literária das crianças. É importante que as atividades de leitura ou contação de histórias estejam sempre presentes no contexto da sala de aula, pois estas podem propiciar às crianças vivências relacionadas a musica e a poesia, assim como ensiná-las a serem mais criativas e autônomas em seu próprio processo de aprendizagem. Assim a literatura infantil é importante para a educação das crianças porque humaniza, sensibiliza e porque faz com que nossas crianças possam ser sentir participantes no processo de construção do conhecimento humano que nos é repassado por meio da escola todos os dias.
...