A Importância das Artes na Educação Infantil
Por: Rebecalilli • 17/5/2015 • Trabalho acadêmico • 980 Palavras (4 Páginas) • 268 Visualizações
A importância das artes na Educação Infantil
Sabemos que o desenvolvimento de uma criança não acontece de forma de linear, ocorrendo gradativamente. Isso se deve tanto as questões biológicas quanto a sua vivencia familiar. Durante esse processo a criança passa por diversas experiências e que, de um modo muito particular faz com que ela adquira autonomia.
A construção e formação de sua personalidade precisam ser acompanhadas, respeitando sempre seus avanços e a sua idade. A arte é um elemento importantíssimo nos programas da chamada primeira infância, já que a construção do fazer artístico são elaborados partindo das experiências vividas ao longo da sua vida e essas, são levadas para a sala de aula por meio das histórias que contam, as imitações de acontecimentos na sua vida fora de sala de aula. A arte trabalhada e estimulada ainda na infância, faz com que, quando adultas, essas crianças transmitem os verdadeiros valores da vida bem como atitudes, o senso crítico, a sensibilidade e a criatividade. Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil 1998, p. 82),
As crianças têm suas próprias impressões, idéias e interpretações sobre a produção de arte e o fazer artístico. Tais construções são elaboradas a partir de suas experiências ao longo da vida, que envolvem a relação com a produção de arte, com o mundo dos objetos e com seu próprio fazer. As crianças exploram, sentem, agem, refletem e elaboram sentidos de suas experiências. A partir daí constroem significações sobre como se faz, o que é, para que serve e sobre outros conhecimentos a respeito da arte.
Tendo em vista o bom desenvolvimento da criança, acreditamos que a educação escolar deve dispor de meios organizados e respeitando as características da criança de forma conduzi-la a produzir em sala de aula, artes utilizando por meio de desenhos, pintura, modelagem, colagem, construção, entre outras, e desenvolver o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
A arte é um grande e importantíssimo meio de comunicação e expressão humana, e deve fazer parte do cotidiano das crianças, assim todos aqueles matérias usados nas escolas são grandes aliados na formação de indivíduos criativos, mas principalmente críticos.
O bom trabalho com artes exige um grande zelo por parte do professor no que se refere ao respeito das especificidades próprias a cada faixa etária e seu nível de desenvolvimento. Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998, p. 84),
(...) Isso significa que o pensamento, a sensibilidade, a imaginação, a percepção, a intuição e a cognição da criança devem ser trabalhadas de forma integrada, visando a favorecer o desenvolvimento das capacidades criativas das crianças.
Para exemplificar, pode-se usar duas formas de arte – das inúmeras que existem – que imaginamos ser muito importantes para as crianças da educação infantil: o uso do desenho livre com giz de cera e lápis de cor e a pintura com tinta. Através do lápis de cor e o giz, a criança desenvolve-se tanto a sua coordenação motora para conseguir segurar o objeto e desliza-lo sobre a superfície que lhe foi dada, deixando a criatividade e o sentimento se expressar no seu desenho. Já os trabalhos iniciais de pintura devem desenvolver a sensibilização da criança com a tinta e, para isso, podemos dispensar em alguns casos os pinceis e outros instrumentos e usar algumas partes do corpo como, por exemplo, as mãos ou os pés.
A criatividade e a criação é fundamental para o desenvolvimento da criança, mas cabe ao professor “alimentar” esse percurso de forma intencional, oferecendo propostas e experiências variadas e traçando uma rota de construção individual que envolva escolhas, experiências, aprendizagens e relação com os materiais trabalhados.
Jamais devemos comparar o desenvolvimento artístico de uma criança com outra. Cada uma se aperfeiçoa a seu tempo cabendo a nós, seus professores, intervir apenas para estimulá-las, considerando que isso irá acontecer no momento apropriado.
Dessa forma, se envolvermos
...