A Importância do Estágio na Formação Docente e a Sua contribuição para a construção da identidade do professor de educação infantil
Por: Priscila Cotta • 1/5/2021 • Trabalho acadêmico • 1.362 Palavras (6 Páginas) • 3.992 Visualizações
[pic 1]
Curso: Pedagogia
Nome: Luana Viana da Silva
RGM: 22332430
A importância do estágio na formação docente e a sua contribuição para a construção da identidade do professor de educação infantil.
O estágio tem sido uma etapa muito importante para se ter uma compreensão das práticas institucionais e das ações desenvolvidas, assim sendo um conector entre a prática e a teoria estudada no curso de pedagogia.
De acordo com Pimenta e Lima (2005/2006, p 11)’’A profissão docente é uma prática social, como tantas outras, é uma maneira de intervir na realidade social, no caso, através da educação, não só, mas principalmente nas instituições de ensino ‘’.
Por meio da observação é possível entender a realidade cotidianamente vivenciada pelos profissionais da área, entretanto é observando que se pode ter uma reflexão de como aplicar ou até melhorar a prática de acordo com os estudos e circunstâncias observadas, já que em muitas vezes a docente segue um modelo desenvolvido pela escola o que acaba a deixando limitada de realizar algumas práticas pedagógicas para aperfeiçoar o desenvolvimento do aluno.
O estágio é de grande importância para a formação de um educador, pois é por meio dessa experiência que se tem uma compreensão sobre a educação, descobrindo novos recursos, modelos e características de como educar. É também uma forma de se ter uma noção básica com a convivência com as crianças. Estar ali observando a criança se aperfeiçoar a cada dia, ter uma nova visão de tempo e espaço, aprendendo e descobrindo a cada passo uma nova experiência.
Educar também inclui cuidar, zelar. As atividades são trabalhadas em conjunto, o cuidar inclui desenvolver as necessidades de uma criança, cabe ao professor observar e estar sempre atento a cada necessidade de seus alunos, e estar sempre acompanhando e focando em suas autonomias. Crianças são seres ativos e suas escolhas precisam sempre ser ouvidas, respeitadas e principalmente incentivadas.
Conclui-se que a realização do estágio é de extrema importância na formação de um estudante a educador, por base em suas observações e acompanhamentos ao profissional da educação o seu desenvolvimento será ampliado e reforçado ao passar do tempo fazendo com que tenha uma grande formação, dedicação e empenho na sua vida profissional.
REFERÊNCIAS ALMEIDA, J. D. Estágio Supervisionado em prática de Ensino – relevância para a formação ou mera atividade curricular? Revista ANDE, São Paulo: Cortez, ano 13, nº 20, p. 39-42, 1994.
Como o professor de educação infantil, em creche ou pré-
escola, poderá organizar a rotina pedagógica de forma que as atividades
lúdicas estejam articuladas as ações de cuidados e educação?
Rotina é fundamental para a organização das atividades diárias numa
instituição de ensino.
No caso da Educação Infantil, a rotina é muito importante, pois promove a
segurança e autonomia das crianças.
Para estabelecer a rotina é necessário ver a criança co mo um sujeito
histórico e social, capaz de desenvolver suas curiosidades, afetos,
sentimentos, amizades e sua identidade cultural.
Rotina escolar si gnifica desenvolver o trabalho diário por meio de horários,
tarefas pré-estabelecidas e atividades cotidianas organizadas da melhor
forma possível nas instituições de ensino.
O professor que atua nesse nível de ensino pode organizar a rotina de sua
turma a p artir de diversos momentos, tais como: hora da roda, hora da s
atividades, hora d o lanche, hora da higiene, hora da brincadeira e hora das
atividades extraclasse. Acredito que a rotina escolar não po de ser tratada de
uma forma mecânica, pelo contrário, toda atividade desenvolvida e os
...