A Importância do professor na aprendizagem
Por: GiseleVendas • 3/5/2018 • Monografia • 3.193 Palavras (13 Páginas) • 342 Visualizações
UNIP INTERATIVA
Trabalho de Grupo - TG
Cursos Superiores de Graduação
A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR NA APRENDIZAGEM
São José do Rio Pardo – SP
2017
UNIP INTERATIVA
Trabalho de Grupo - TG
Cursos Superiores de Graduação
Aluno(s):
Gisele Fernandes Paulino RA: 1702347
Maria Carolina Ribeiro Cabral RA: 1702758
Michele do Nascimento Miqueleto RA: 1718252
Patrícia Kristina de Mello RA: 1727622
Cristina Aparecida Marcelino RA: 1738784
Rosana Patrícia Campos Gasparini RA: 1704058
São José do Rio Pardo – SP
2017
Introdução,
O processo de aprendizagem é uma das etapas que muito colabora para a evolução mental do aluno, e é também um método sucessivo que ocorre de maneira gradativa. O aluno necessita decifrar, compreender e associar o conteúdo para que efetivamente ocorra o ensino e a aprendizagem da leitura e escrita.
Na técnica de alfabetização, professor e aluno devem caminhar juntos na edificação do conhecimento, buscando os mesmos objetivos. Ao longo desse trajeto, é expressiva a importância das atividades realizadas coletivamente, pois estimulam interações entre os educandos, contribuindo, de forma significativa, para o método de aprendizagem, que também influenciará na formação do aluno como indivíduo ativo e pensante na sociedade.
Segundo Ribeiro (2003, p. 91), “alfabetização” é o processo pelo qual se adquire o comando das habilidades que o aluno utiliza para ler e escrever através do letramento, que é transmitido pelo professor, que é o seu incentivador.
Como nos textos abordados, existe um outro fator que possui importante papel no processo de desenvolvimento do aluno, que é a família, pois é de grande valor que os pais acompanhem a vida escolar dos filhos e reforcem as atitudes boas e corrijam os comportamentos inadequados.
Em nosso desenvolvimento deste trabalho, apresentaremos um texto dissertativo-argumentativo sobre a diferença que o educador pode fazer na vida escolar e no progresso da formação do aluno, apresentar a importância das reflexões do professor nos aspectos de dificuldade de aprendizagem, e quais as estratégias que possam ser utilizadas para se alcançar a evolução de cada aluno, cotando também com algumas experiências vividas que obtiveram êxito em adotar esse planejamento.
Desenvolvimento
A princípio o professor é a única base real como fonte de sabedoria que o aluno possuí dentro de uma sala de aula, e se essa base não lhe inspirar confiança, todo trabalho de um ano inteiro pode não surtir o efeito desejado.
No primeiro momento, seu principal ponto norteador deve ser uma avaliação diagnóstica, a partir desse ponto o professor deverá começar a procurar suportes que lhe trará uma ampla visão do que deve ser feito. Essa avaliação no primeiro momento pode ser o diferencial, pois essa lhe esclarecerá, se suas dificuldades são no aprendizado propriamente dito ou emocional. No entanto, deve-se dar um tempo a criança, para que ela possa se adaptar, o professor no decorrer desse tempo, perceberá se tem algum problema ou se a criança só está sem vontade.
Crianças com dificuldades de aprendizagem geralmente apresentam desmotivação e incômodo com as tarefas escolares gerado por um sentimento de incapacidade, que o leva a frustação. O professor deverá trabalhar com incentivos, valorizar o que a criança sabe para fortalecer sua autoestima. Mostrar-lhe o quanto é boa em tarefas na qual ela tem habilidade e incentivá-la
a desenvolver outras tarefas nas quais ela não é tão boa.
Os pais têm papel fundamental sobre esse ponto, o professor deve sempre manter contato, para que os mesmos estejam interagidos nesse processo, para que a criança se sinta importante, para ambas as partes.
O professor, terá que manter-se atento ao processo de aprendizagem e dedicar muito carinho com esse aluno, pois demonstrando ao aluno que seu professor se interessa por ele, a criança se sentirá bem mais à vontade para falar de suas dificuldades. Porém, todo esse trabalho deve estar muito bem embasado, ou seja, se o professor tiver dúvidas sobre essas dificuldades, os pais devem ser orientados a procurar um profissional, um psicólogo para saber se essas dificuldades são de fundo emocional ou um psicopedagogo, que pode diagnosticar com certeza se essas dificuldades são cognitivas. Juntos, podem solucionar o problema sem muitos traumas a criança, e é de fundamental importância que todos os profissionais envolvidos se comuniquem para estarem cientes de seus avanços. Há casos que o próprio psicopedagogo encaminha para o fonoaudiólogo se for diagnosticado a dislalia.
O professor de posse da confirmação dessas dificuldades, deverá tomar caminhos para que a criança evolua com mais leveza possível. Infelizmente, as vezes não é possível contar com tantas pessoas, devido a inacessibilidade aos profissionais da saúde, nesse caso o professor deverá munir-se de avaliações, compreender pedagogicamente suas dificuldades e desenvolver estratégias para favorecer seu aprendizado, devendo observar o interesse do aluno, como o processo de desenvolvimento da escrita, o processo de aprendizagem da matemática, de posse a esses dados, o professor deve favorecer estratégias como pequenos projetos, tornar o material lúdico acessível, utilizar material concreto, como por exemplo o material dourado, diversificar as formas de explicação, utilizar jogos, caça-palavras, etc. O professor deverá promover maior integração do aluno com os demais colegas da sala e da escola num todo.
...