A Influência da Brinquedoteca no Desenvolvimento da Aprendizagem
Por: Mateus Damasceno • 9/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.246 Palavras (5 Páginas) • 258 Visualizações
A Influência da Brinquedoteca no Desenvolvimento da Aprendizagem
Porto Feliz-SP
2014
Sumário
Resumo 1
Introdução 2
Desenvolvimento 3
Etapas de projeto 4
Referencias bibliográfica 5
Resumo:
Este projeto tem objetivo de mostrar o quanto à brinquedoteca é importante para o ser humano melhorando seu desenvolvimento e desempenho durante sua vida. É através das brincadeiras que a criança interage e aprende trabalhar em grupo e aprimora seu processo cognitivo, afetivo e motor, pois a brinquedoteca pode ser uma ótima forma de aprendizagem, fazendo as atividades ficarem mais interessantes e enriquecedoras contribuindo para o enriquecimento das potencialidades do educando, refletidas na aprendizagem. A finalidade deste projeto é de mostrar como será desenvolvida a semana da recreação será realizada nos 1º, 2º, 3º, 4º e 5º ano, à partir de diversas brincadeiras tradicionais e modernas com brinquedos pedagógicos.
Palavras-chave: Brinquedoteca. Desenvolvimento. Brinquedos Pedagógicos
A Influência da Brinquedoteca no Desenvolvimento da Aprendizagem
I-INTRODUÇÃO
Quando se fala em criança, o primeiro pensamento que associamos a este ser é a brincadeira, o ato de brincar, por este motivo surgiu a necessidade desta pesquisa sobre essas brincadeiras e como elas podem auxiliar na aprendizagem da criança. Assim pretendo mostrar o conceito de que o brincar na escola tem fundamento, ou seja, visto apenas como passatempo, mudando o seu conceito, passando a ser visto como estratégia para aquisição de conhecimento das crianças e intervenção na escola, trabalhando a aprendizagem através do lúdico.
A brinquedoteca é um ambiente preparado para desenvolver atividades lúdicas com o objetivo de estimular a criança ao brincar, pois lá ela tem contato com diferentes tipos de jogos e brincadeiras, é um espaço de diversão e aprendizagem.
A atividade lúdica fornece às crianças um maior e melhor desenvolvimento, seja ele cognitivo, motor, social ou afetivo, pois a criança ao brincar interage com outras crianças, estimulando a criatividade, a autoconfiança, a autonomia e a curiosidade devido à situação de certos jogos e brincadeiras que garantem a maturação na aquisição de novos conhecimentos e no desenvolvimento de aprendizagem.
Construindo esse conhecimento através do lúdico, a criança se desenvolve e aprende de maneira mais fácil e divertida, sendo a brincadeira e o jogo algo próprio da infância, tornando a aprendizagem mais eficiente.
Friedman afirma que ´´o brincar é o ponto fundamental para o desenvolvimento de uma aprendizagem que valorize o desejo de aprender, tendo a criança como um ser integral``. (Friedman apud Rauschkolb e Scheifler, 1997, 150).
Com isso o objetivo dessa proposta de intervenção é mostrar a importância da brinquedoteca nas escolas como um meio essencial para a construção da aprendizagem. É brincando, propondo jogos que a criança aprenderá porque é através das atividades interessantes que despertarão a curiosidade e o prazer em construir conhecimentos, na interação com o meio físico e social.
A finalidade desta proposta é de mostrar como foi realizada a semana de recreação para as turmas de 1º, 2º, 3º, 4º, 5º ano, com brincadeiras modernas, tradicionais, filmes, sala de informática, leituras, brinquedos e oficinas pedagógicas.
II-DESENVOLVIMENTO
A brincadeira pode ser vista de várias formas e ter diversos significados, onde a imaginação favorece a ocasião, é através da brincadeira que a criança representa e a interioriza, construindo o seu próprio pensamento desenvolvendo suas potencialidades, sendo assim a brinquedoteca assume uma grande responsabilidade, pois ela é um espaço onde a criança passa a vivenciar o seu cotidiano, além de criar e desenvolver sua própria personalidade diante das outras crianças.
O espaço utilizado foi uma sala de aula ampla e bem arejada, decorada e dividida em dois ambientes, com um painel cheio de personagens infantis e facilmente reconhecidas por eles, local de brincadeiras, desenhos e jogos. O outro um ambiente aconchegante, com direito a cinema, carpete no chão, almofadas, e televisão com DVD para poder ouvir histórias contadas pelas professoras e assistir. Além disso, percebeu-se a necessidade de usar à sala de informática para os alunos do 5º ano, onde eles brincaram com jogos interativos e educativos e interagiam na escola, quanto às brincadeiras, foram trabalhadas varias com o intuito de desenvolver a noção de espaço, lateralidade e a coordenação motora e a interação em grupo.
Dessa forma, observou-se que as brincadeiras não são somente para o pré-escolar, elas podem favorecer muito tanto para o docente, quanto o discente. Os docentes vão através da observação, conhecer, observar e saber as potencialidades e limitações de cada aluno, enquanto nos discentes despertará o senso crítico.
O “cantinho” é simples de se criar e enriquecedor para estímulos e descobertas, uma sala bem decorada e um cantinho preparado para que os alunos percebam o quanto são importantes, aspectos afetivo,inclusive contribuindo para a melhoria do bem-estar deles, beleza e aconchego do ambiente.
Cunha
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