A Influência da Linguagem Musical na Educação Infantil
Por: Cylene Leite • 7/6/2020 • Abstract • 432 Palavras (2 Páginas) • 251 Visualizações
SLIDE 1: Parque Sonoro
Cylene Renno Leite RA 1932216 – pólo Jacareí
SLIDE 2:
TEMA: A Influência da Linguagem Musical na Educação Infantil
SITUAÇÃO -PROBLEMA
Percebemos que os alunos apresentam grandes dificuldades na forma de expressar seus sentimentos, daí a necessidade de conhecer melhor a linguagem musical como possível recurso didático no processo de ensino aprendizagem. Buscando formas de melhorar a socialização entre os alunos da Educação Infantil nos seguintes aspectos: afetivo, cognitivo, social, cultural.
JUSTIFICATIVA:
A música na Educação Infantil quando bem utilizada nas atividades, deixa as crianças ainda mais ricas, pois além de oferecer a elas a possibilidade de fazerem descobertas, é um instrumento fundamental de manifestação e imaginação.
SLIDE 3
PÚBLICO-ALVO:
Reconhecendo a importância das experiências vivenciadas na primeira infância e acreditando ser a educação um direito da criança, este projeto se volta para o atendimento das necessidades básicas de educação, afeto e socialização, numa ação complementar a educação familiar e da comunidade, sendo assim, todas as etapas da educação infantil serão o foco.
OBJETIVO GERAL:
As crianças pequenas cada vez mais necessitam vivenciar experiências cotidianas que possam colaborar para com sua aprendizagem global. Expor as crianças em ambientes nos quais possam explorar materiais e objetos sonoros ajudam na percepção de um mundo invisível que muitas vezes passa desapercebido pelo adulto e também por elas.
Desta forma, promover situações nas quais possam produzir sons a partir dos materiais, os mais diversos como: metal, madeira, plástico dentre outros, colaborando para o desenvolvimento de diferentes percepções e da sensibilidade.
Oportunizar, de acordo com a faixa etária, situações nas quais possam vivenciar a sonoridade dos objetos a partir de sua intervenção direta (manipulação/exploração) e a criação de melodias sonoras – produzidas individualmente ou em pequenos grupos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Sabendo que um dos grandes papéis do educador é ajudar a ampliar o seu repertório e vocabulário, a música vem ao encontro com todo um conjunto de conceitos que podem e devem ser trabalhados na Educação Infantil e principalmente com os pequenos, auxiliando assim na expressão oral e corporal, na coordenação motora ampla e fina, aguçar os sentidos, auxiliar na memorização, imitação, na imaginação, na construção de vínculos afetivos com educador(a)-criança, criança-educador(a) e criança-criança, ainda no convívio social e nas suas relações com o grupo, meio no qual está inserido, favorecendo um vasto conhecimento do mundo.
Incentivar a formação do hábito de apreciação musical ainda na infância;
Refletir sobre produtos musicais;
Desenvolver o prazer da escuta, a capacidade de observação, análise e reconhecimento;
Oportunizar a diversão às crianças através de objetos sonoros;
Efetivar ações de interação;
Contribuir para o desenvolvimento da criatividade;
Ouvir, perceber e discriminar diferentes sons;
Brincar com sons;
Explorar a escuta de elementos que emitam sons.
SLIDE 4
Percurso metodológico
...