A Leitura Dinâmica
Por: Prediger • 9/6/2021 • Trabalho acadêmico • 412 Palavras (2 Páginas) • 102 Visualizações
- Nome do projeto: Biblioteca na rua – Leitura em casa
- Responsável pelo projeto: Márcia Teixeira
- Local onde o projeto acontece: Ruas da cidade de Candiota
- Público a que o projeto se destina: Leitores voluntários da cidade
- Período de realização do projeto (se tem um período específico ou se é permanente): Período Indeterminado
- Atividades que são desenvolvidas no projeto (se somente leitura, se tem produção escrita, se tem produção artística): Somente Leitura
- Sua análise crítica sobre o projeto (opinião, percepções, sugestões de melhorias, pontos frágeis, pontos fortes):
Na prática o projeto é baseado na simplicidade e na confiança. Foi construída a cazinha porta livros, arrecadado os livros e disponibilizados aos leitores..” diz Márcia que assim surgiu o projeto “Biblioteca na rua – Leitura em casa”.
Hoje tem uma casinha que está na Rua Ernesto Dorneles, nº 500, um local fixo e seguro do mau tempo. As próximas casinhas serão fixadas em pontos de acessos pelas ruas da cidade. O leitor vai até o local escolhe o livro de sua preferência. Assim que terminar a leitura, devolve-o na casinha para que outras pessoas tenham acesso. A casa está de portas abertas diuturnamente, toda a semana. As doações de livros para o projeto serão sempre muito bem-vindas.
Em meio a uma pandemia, ter a brilhante idéia de desenvolver um projeto de leitura na cidade, obviamente que achei uma iniciativa bastante ousada.
Temos o livre arbítrio de vivermos conforme nossa preferência, isolados ou em sociedade. Fazer parte de uma sociedade como a nossa e querer despertar o espírito leitor nas pessoas é um grande desafio. Instigar o prazer da leitura nos moradores não leitores e dar acesso, través do compartilhamento de livros, àqueles que são leitores e por algum motivo não têm acesso à livros realmente é extraordinário numa sociedade como a nossa.
No Brasil mais da metade da população não lê livros, segundo pesquisa. Obviamente, hoje em dia por conta da presença constante nas redes sociais, lemos mais textos, por mais que às vezes seja uma leitura dinâmica, ora passamos os olhos na notícia ora lemos integralmente, os olhos focam em todos os cantos da tela do celular, e a informação é constante nessa vida contemporânea. Observo que no projeto o foco está em leitura literária, leitura de fruição. Ler para se informar, ler para ampliar o conhecimento, vocabulário, sim, e também para laser porque através dessa poderosa ferramenta cultural se possibilita construção de novos conhecimentos e cidadãos críticos.
Viva essa experiência!
...