A Leitura e Produção de Textos
Por: Olicindo • 6/8/2015 • Trabalho acadêmico • 4.716 Palavras (19 Páginas) • 238 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP INTERATIVA
Centro de Educação a Distância
ATPS – Pedagogia
Disciplina: Leitura e Produção de Textos
Tutor à distância: Cheila Ramos Siqueira do Carmo
Danielly Tuany Bernardes da Silva RA: 406212 danytuany@gmail.com
Gleice Peres Costa RA: 405205 gleiceeaparecido@hotmail.com
Luciana Rosa de Oliveira RA: 413885 lucianaceresmil@hotmail.com
Ceres-Goiás[pic 2]
2013
Introdução
Nesta Atividade Prática Supervisionada iremos abordar os seguintes assuntos:
A concepção da leitura, estratégias de leitura, leitura e a produção de sentidos, definição de Gêneros textuais e elementos que os caracterizam, gêneros textuais e gêneros discursivos, elementos coesivos e as principais mudanças ortográficas ocorridas na Língua Portuguesa.
[pic 3]
A leitura é uma atividade na qual se leva em conta as experiências e o conhecimento do leitor, é uma atividade de produção de sentido, onde o leitor faz um trabalho ativo de compreensão e interpretação a partir de seus objetivos, de seu conhecimento sobre o autor, e de tudo que se sabe sobre a linguagem.
Em discussões sobre a importância da leitura, se destaca questões como: O que é ler? Para que ler? Como ler? Mas para responder a essas questões depende-se dos seguintes pontos de vista:
- A língua como representação do pensamento. Neste sentido a leitura é entendida como a atividade de captação das ideias do autor, sem se levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor.
- Língua como estrutura ou como código. Nesta concepção o texto é visto como simples produto de codificação de um emissor a ser decodificado pelo leitor, bastando a este o conhecimento do código utilizado.
- Língua como interação autor-texto-leitor. Os sujeitos são vistos como atores/construtores sociais, sujeitos ativos que dialogicamente se constroem e são construídos.
O processo de leitura se divide em: Pré-leitura; Leitura; Pós-leitura.
A pré-leitura é o momento em que ativamos o conhecimento que já temos sobre o assunto do texto antes de ler. Ela envolve a experiência do leitor com outros textos ou situações vivenciadas no dia-a-dia.
Na leitura mantemos uma relação entre nosso conhecimento de mundo, que utilizamos no primeiro momento de organização textual, como o texto se apresenta de elementos sistêmicos (gramática).
[pic 4]
A fase da pós-leitura, nos leva a pensar sobre o texto, criticando-o, a fim de que haja uma interação entre o mundo do leitor e as ideias do autor.
As estratégias da leitura são: Antes da leitura é importante examinar todo o texto, sua estrutura, procurar ler cabeçalhos, títulos, subtítulos...
Durante a leitura: sublinhar ideias ou palavras principais, criar “cenas” dos fatos na imaginação, é importante parar e pensar se você está entendendo o que está lendo. Releia frases e parágrafos que não compreender, e quando não souber o significado de uma palavra procure no dicionário.
E por fim, após a leitura releia o texto, prestando atenção nos pontos mais significativos, e procure sempre fazer um bom resumo.
Portanto para construir sentido em uma leitura, o leitor se vale de estratégias como: seleção, antecipação, inferência, e verificação. E para dar sentido ao que se lê o leitor precisa processar, criticar, contradizer ou avaliar a informação que se tem diante de si.
[pic 5]
Gêneros Textuais ou Discursivos presentes na Revista Veja
Gêneros Textuais são inúmeros, apresentam características sociocomunicativas definidas por conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição própria, são textos de qualquer natureza, literários ou não literários, que possuem função comunicativa e podem ser identificados a partir de algumas características comuns, como estruturas do texto, temas abordados e contextos de circulação dos textos.
Exemplos de gêneros textuais: Carta, bilhete, receita culinária, anúncio, história em quadrinhos, conto, poesia, crônica, narrativa, convites, atlas, avisos, programa de auditório, bula de remédios, cartas, cartazes, comédias, editoriais, mensagens, telegrama, lendas, entrevista, texto teatral, texto argumentativo, texto dissertativo, texto de opinião, anedota, crônica argumentativa, regras de jogo, diário, notícia, telefonem, sermão, carta comercial, romance, reportagem jornalística, aula expositiva, reunião de condomínio, horóscopo, lista de compras, cardápio de restaurantes, instruções de uso, outdoor, inquérito policial, resenha, edital de concurso, piada, conversação espontânea, conferência, carta eletrônica, bate-papo por computador, aulas virtuais, atas de reuniões, ensaios entre outros.
Alguns gêneros textuais que são encontrados na Revista Veja:
- Notícias; que tem como características a objetividade pertinente a essa categoria, e informa sobre uma determinada ocorrência, pois sua principal finalidade é informar,.
- Editoriais; um texto opinativo que expressa uma opinião acerca de um assunto, uma grande característica presente é a objetividade.
- Entrevistas; um gênero basicamente oral que abrange as mais diferentes manifestações linguísticas.
...