A LÍNGUA PORTUGUESA
Por: marciaarthur • 7/8/2015 • Trabalho acadêmico • 322 Palavras (2 Páginas) • 208 Visualizações
REFLITA ANTES DE USAR
É notícia : "Aluna repreendida quebra vidro da sala da direção e é presa em Franca" (Do G1 Ribeirão e Franca em 02/10/2014 - 18h00), esse tipo de notícia, não é mais novidade para ninguém, já virou rotina. Mas vamos refletir sobre a aluna: Por que ela agiu assim? A quem devemos culpar? Os pais? A escola? O meio em que vive? A resposta está na falta de educação e no excesso de liberdade!
Vamos entender um pouco mais sobre isso: "O conceito de educação engloba o nível de cortesia, delicadeza e civilidade demonstrada por um indivíduo e a sua capacidade de socialização" (fonte: www.significados.com.br), mas para que isso tudo aconteça, é necessário ter essa "tarefa de educar" dia a dia, em todos os momentos. Desde o mais simples dos atos, até o mais complexo. Mas poucos se dispõem a fazer, alegando vários motivos: porque não querem ter "trabalho" ou porque dizem não ter tempo.
A ausência dessa "educação", vai ter influência direta na liberdade do indivíduo, o qual foi citado como exemplo a aluna do ínício desse texto, que chegou a ser presa por seu ato indevido.
Também do site: www.significados.com.br, quando está definindo o é liberdade, diz assim: "De acordo com a ética, liberdade está relacionada com responsabilidade, uma vez que um indivíduo tem todo o direito de ter liberdade, desde que essa atitude não desrespeite ninguém, não passe por cima de princípios éticos e legais".
O ser humano, de modo geral, na sua essência, tem dificuldade em conciliar liberdade e educação, às vezes por descuido ou pela falta de educação mesmo, invadimos o espaço do outro e terminamos no desrespeito (às vezes de maneira, infelizmente, irreparável).
Podemos concluir então que, é possível que educação e liberdade "andem juntas" pois ambas se completam na vida diária do ser humano. Ser tiver educação, o ser humano saberá usar bem seu direito de liberdade e a usará com responsabilidade.
...