A Origem, conceito e valor
Por: Tania Assis • 27/2/2018 • Trabalho acadêmico • 2.187 Palavras (9 Páginas) • 313 Visualizações
[pic 1]
[pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.........................................................................................................................3
OBJETIVO ...............................................................................................................................4
PRODUÇÃO ACADÊMICA....................................................................................................4
DESENVOLVIMENTO ..........................................................................................................4
CRONOGRAMA DE AÇÕES...............................................................................................10
VIVENCIAS E EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS ..............................................................11
CONSIDEREAÇÕES FINAIS...............................................................................................12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................................13
INTRODUÇÃO
Este projeto apresenta a realização de uma Feira Cultural Regional a ser realizada na Cidade do Rio de Janeiro-RJ. Trata-se de uma ação pedagógica de autoria da coordenação da Unidade Escolar São Benedito. Esta envolvendo alunos, professores, comunidade local e famílias, será desenvolvida com foco no ensino do 4º ano da escola.
As diretrizes envolvidas no projeto serão abordadas com base na necessidade dos alunos a aprenderem os costumes, relação cultural e dinâmica social da comunidade local, bem como a atividade agrícola predominante na região. Dessa forma o projeto traz métodos baratos e eficazes no combate a dissonância dos alunos para com os professores em sala de aula.
Os alunos da Unidade Escolar São Benedito apresentam falta de interesse nas disciplinas de História e Geográfica, e com base nisso a equipe pedagógica pretende com o projeto em questão, estimular e direcionar a atenção dos alunos para sala de aula, a fim de proporciona-los as vantagens do conhecimento relacionados a história e a geografia local.
O objetivo da construção da feira cultural é tornar mais atrativa as aulas de história e geografia, atraindo assim a atenção dos alunos para as matérias, através de métodos inovadores e ao mesmo tempo fazendo-os participar das aulas como agentes necessários para aprendizagem. É nessa perspectiva que a Feira Cultural Regional da Unidade Escolar São Benedito será planejada e executada, para mostrar aos alunos a importância da obtenção de tais conhecimentos.
OBJETIVO DO DESAFIO
Propiciar reflexões acerca da importância e efetividade do trabalho interdisciplinar no 4º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de acordo com as legislações vigentes e estudos contemporâneos.
PRODUÇÃO ACADÊMICA
Construção de uma feira cultural regional a partir das diretrizes pedagógicas dos anos iniciais, 4º ano do Ensino Fundamental, a partir da interdisciplinaridade das disciplinas de História e Geografia, respeitando a proposta pedagógica da escola.
DESENVOLVIMENTO
PASSO 1
Nome da Escola: UNIDADE ESCOLAR SÃO BENEDITO |
Nome das professoras: Ana Maria Maristela Alves |
Turmas envolvidas: 4ª ano A turno Matutino e 4ª ano B turno vespertino |
Proposta: elaboração de uma feira cultural regional que envolva toda a comunidade, para facilitar o aprendizado dos alunos e estimular o interesse pelo conhecimento nas disciplinas de história e geografia, envolvendo todos os alunos nas atividades desenvolvidas. |
Objetivos: Apresentar aos alunos informações relevantes sobre a cidade como: sua história, informações geográficas, crenças, costumes e principais atividades econômicas. Estimular a participação dos alunos na sala de aulas, envolvendo-os nas disciplinas de maneira que sintam-se atraídos pelos conteúdos trabalhados. |
Disciplinas envolvidas: Geografia e História |
Conteúdos: Geografia:
HISTÓRIA
|
Metodologia: A Feira Cultural Regional é um evento pedagógico que visa atrair os alunos a conhecerem informações relevantes a sua cidade, bem como inovar a forma de ensino da Escola. A feira será realizada da seguinte maneira:
Das atividades a serem desenvolvidas O evento será realizado nos dias 12, 13 e 14 de junho nos turnos manhã e tarde, As atividades serão escolhidas pelos professores e dividida a grupos de alunos no máximo 6 membros e desenvolvidas de acordo com os dias estabelecidos, dais quais respectivamente serão:
|
Pessoas envolvidas e respectivas responsabilidades: A turma do 4ª ano A ficará responsável pelas apresentações dos conteúdos referentes a disciplina de geografia, esta deverá se dividir em grupos de 6 pessoas cada grupo deverá ser responsável pelo desenvolvimento de uma atividade, conforme designar o professor, o qual apresentará na feira através de cartazes, vídeos e dados coletados junto à comunidade, sob a orientação da professora Maristela Alves. Os conteúdos de história estarão distribuídos entre os alunos do 4ª ano B sob orientação da professora Ana Maria que buscará elaborar junto aos alunos barracas, comidas típicas e informações que possibilitem a execução das atividades conforme descreve a metodologia. |
Produções pedagógicas para a Feira: As turmas deverão dividir-se em grupos de no máximo 6 alunos, sob a orientação da professora Maristela apresentarão os conteúdos de geografia, o primeiro grupo trabalhará os seguintes conteúdos:
A outra metade dos alunos formarão grupos de no máximo 6 integrantes, sob orientação da professora Ana Maria, e apresentarão conteúdos de história, em termos práticos se trabalhará os seguintes conteúdos:
|
Cronograma de cada ação:
|
Recursos didáticos:
|
Avaliação: A avaliação se dará pela participação dos alunos nas atividades propostas. |
...