A Pedagogia nos Séculos XVIII e XIX
Por: claulucas • 24/9/2016 • Trabalho acadêmico • 765 Palavras (4 Páginas) • 1.850 Visualizações
A Pedagogia nos séculos XVIII e XIX
Desde os séculos passados a humanidade busca uma imagem de ser humano para orientação, a tarefa de educar novas gerações. E isso vem ocorrendo até os dias de hoje, na busca de pessoas que constituem uma realidade que vive grandes transformações.
A questão antropológica vem para ser colocada em qualquer situação vivida, mesmo que não tenhamos consciência disso, mas todas partem de uma mesma ideia de humanidade. Dentre elas podemos destacar a concepção essencialista, naturalista e histórico social.
Essa busca de mudança surgiu grandes filósofos que podemos destacar como Rousseau, seus processos que exerce grande influência a teoria pedagógica, ao deslocar o centro tradicional do processo no mestre para discípulos, acima de tudo o sentimento.
Daí partimos do século adiante XVIII e XIX, que também conhecido como o das luzes o iluminismo, que teve representantes que contribuíram para a pedagogia com suas experiências que podemos citar: Kant, o naturalismo de Rousseau , Pestalozzi o positivismo de Herbart .
Esse período de muitas reflexões pedagógicas teve seu principal objetivo, focada em tornar a escola leiga em função do estado, uma orientação mais prática de mudar o olhar humano.
Até hoje a ideia de uma pedagogia nova vem se tentando descobrir na humanidade com impactos sobre as ideias iluministas, mas a escola tradicional se manteve.
Na verdade a humanidade tem muita dificuldade de entender, essas novas práticas pedagógicas e que se pretende manter uma escola tradicional que tem muitos valores iluministas.
Ainda hoje a concepção do iluminismo não foi concretizada, deixando de focar a essência do sentimento, o coração, que é olhar para si e semear a semente de ensinar a construção do humanismo ao semelhante.
Desafios enfrentados no século XXI
- Disposição para aprender e se manter atualizado e metodologias para ensinar.
- Ação e estratégias de contribuição e vivência de aprendizagem.
- Metodologias pedagógicas através das TICs e acesso as informações.
- Mediação adequada ao ato de apreender demandas de nosso tempo.
- Desenvolver capacidade de comunicação na linguagem do aluno.
Desafios da Educação para o século XXI
A importância de se estudar filosofia é primordial, para a formação do aluno, para que ele possa refletir, questionar, olhar para si próprio e colocar em questão, que ser humano quer se tornar . O estudo da filosofia tem como objetivo, compor valores, fazer com que o aluno examine sua concepção em relação a sua decisão moral, entre a razão, sentimentos e éticas.
Os alunos estudantes de filosofia aprendem também de que modo agir em relação a diferentes grupos, tomar algumas decisões tanto sozinho como em equipe, aprendendo a respeitar as opiniões das outras pessoas, mesmo não concordando com elas. Desperta também a vocação do aluno, estimulando-o a refletir, sobre qual visão de mundo quer ter, desenvolvendo um novo olhar ao seu cotidiano, tornando-se um aluno mais crítico e capaz de tomar certas decisões, e fazer suas escolhas.
A filosofia e sociologia são disciplinas capazes desenvolver nos alunos habilidades de reflexão e criatividade para serem agentes de transformação social.
...