A Pesquisa de Campo
Por: Alba Nunes • 29/6/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 775 Palavras (4 Páginas) • 197 Visualizações
- INTRODUÇÃO
A Pesquisa de Campo referente a disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica I, ministrada pela a Professora Vicelma Maria foi realizada na Unidade Escolar Judith Alves Santana, que tem como diretora Joana Laudeci. A pesquisa foi realizada com o intuito de observar uma aula de Química no Ensino Médio.
A aula a qual foi observada estava sendo ministrada pela a professora Sandra Karla, licenciada em Química pela a Universidade Estadual do Piauí. O assunto que estava sendo discutido na turma do 1° ano “E” do Ensino Médio, era a Nomeclatura dos Ácidos e Bases.
Diante das observações feitas em sala de aula, foi elaborado o seguinte tema: “A falta de utilização do laboratório no ensino médio.” E consequentemente surgiu tal problemática: “Que metodologia o professor de química poderia utiliza para mediar a falta de utilização do laboratório no ensino médio.” Com objetivo geral de Analisar os métodos que um professor de química pode utilizar na falta de um laboratório, no Ensino Médio e específico de Identificar as estratégias metodológicas do professor e Observar se os novos métodos do professor facilita o aprendizado do aluno.
- OBJETIVOS
- Geral:
- Analisar os métodos que um professor de química pode utilizar na falta de um laboratório.
- Específicos:
- Identificar as estratégias metodológicas do professor;
- Observar se os novos métodos do professor facilita o aprendizado do aluno.
- METODOLOGIA
A pesquisa apresenta caráter qualitativo, pois segundo Richardson “Todos os estudos de campo são necessariamente qualitativo e, mais ainda, identificam-se como a observação participante.”
A pesquisa foi realizada através em uma visita a uma escola pública estadual Unidade Escolar Judith Alves Santana, situada na cidade de Piripiri, na turma do 1° ano do Ensino Médio.
Onde, observou-se a didática da professora perante a falta de utilização do laboratório e as dificuldades dos alunos na disciplina.
Utilizou-se como método de pesquisa, observações em sala de aula e um questionário aberto com 6 questões, com o objetivo de analisar as dificuldades enfrentadas pelo o professor de Química em repassar aos alunos aos conteúdos, devido a falta de utilização do laboratório e observar as dificuldades dos alunos na disciplina.
- REFERENCIAL TEÓRICO
A disciplina de química vista no ensino médio é tida como um assunto desinteressante pelos estudantes, apesar de possuir um conteúdo totalmente presente em nosso cotidiano. Pode-se relacionar o citado desinteresse a diversos fatores. Como por exemplo, as escolas em geral, não possuírem, ou não utilizarem seus laboratórios.
Quanto à prática de aulas em laboratório, trazemos uma colocação de Luburú (2007), que entende que a dificuldade para realização das mesmas está além da justificativa de falta de material e equipamentos laboratoriais. Esse problema pode também ter relação com a ausência de preparo por parte dos docentes, ou mesmo desinteresse destes, uma vez que se sentem desvalorizados e a profissão é tida como marginalizada, fazendo com que não sintam vontade de inovar.
Por ser um conteúdo que necessita de uma prática experimental, para melhor compreensão, e que nem sempre se dispõe disso, o aluno precisa ser dotado de uma capacidade de abstração, capacidade essa que permite a elaboração da estrutura do conhecimento de química(TORRICELI, 2007).
...