TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  10/2/2016  •  Dissertação  •  1.402 Palavras (6 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

AD2   2015.2

Disciplina: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO                

                               

Questão 1: Observe a imagem abaixo:

[pic 2]

Considerando a abordagem desenvolvida no curso, discuta a importância das ações afirmativas na escola para que situações como a reproduzida na charge acima não ocorram. (1,5)

RESPOSTA:

A escola tem um papel de grande importância no processo de combate a qualquer tipo de atitude intolerante ou preconceituosa. A escola é ambiente amplo, responsável por disseminar conhecimento.

Todo mundo passa pela escola e fica uma grande parcela de sua vida neste local, por isso deve ha haver uma integração entre escola, comunidade e família, para que juntas busquem mecanismos que promovam uma convivência harmônica entre as diferenças culturais, de orientação sexual ou de gênero, religiosa, etc.

Infelizmente em algumas escolas existe enraizada algumas atitudes preconceituosas, que acontecem por intolerância levadas pela falta de conhecimento e muitas vezes por refletir

 a sociedade em que vivemos.

Por este motivo, a escola deve esta antenada com o seu tempo, e deve rever sua engrenagem, assumindo o seu papel com atitudes concretas que ajudem no combate ao preconceito de qualquer espécie.

Questão 2: A luz dos debates desenvolvidos na aula 7 acerca do modo como a escola se relaciona com a diversidade cultural dos estudantes, explique a frase “O processo de inclusão social na escola é ainda hoje um caso de inclusão perversa”. (1,5)

RESPOSTA:

A  Inclusão Social na escola é uma questão que merece bastante atenção, pois recebemos neste ambiente muitos “atores sociais”, por isso deve ser considerada a bagagem cultural e as vivências trazidas por estes alunos na dia-a-dia escolar.

Este fator coloca alguns alunos em condição de desigualdade frente aos conteúdos propostos nas escolas, que não consideram o fato que em um lado ficam os alunos que tiveram um alicerce cultural bem elaborado, e contra partida outros alunos, não tiveram as mesmas oportunidades, deixando-os em uma posição injusta, fazendo que os mesmos se sintam menos preparados e por conseqüência acabam por levar ao fracasso escolar.

Questão 3: Considerando as discussões sobre as formas de organização das atividades escolares, estabeleça uma distinção entre as formas cooperativa, individualista e competitiva de organização das atividades escolares, utilizando para isso exemplos concretos retirados de jornais, revistas ou fatos do cotidiano. (3,0)

RESPOSTA:

Exemplo 1:  As Atividades Cooperativas tem como característica principal o fato de que “todos ganham” quando atuam juntos em uma determinada atividade, e isso estimula o sentido comum, a troca e a percepção de que unindo forças,  podem ser melhores.

Exemplo de Atividade Cooperativa: A Dança da Quadrilha nas Festas Juninas (todos ensaiam a dança juntos numa sintonia,  um ajudando outro em busca de um resultado comum).

Exemplo 2: As Atividades Individuais tem como característica principal, medir o desempenho do aluno individualmente sem que isso dependa ou interfira no resultado do restante da turma.

Exemplo de Atividade Individualista: Monografia (Visa avaliar o desempenho geral e individual do formando, onde geralmente ele tem que desenvolver uma tese ou defender alguma idéia segundo visão e avaliação de teóricos no assunto).

Exemplo 3: As Atividades Competitivas tem como característica principal a obtenção de um prêmio individual que será dado a quem vencer e neste caso o resultado dos outros não interfere. Serve para estimular a turma, levando-os a bons resultados pelo desejo de vencer.

Exemplo de Atividade Competitiva: Olimpíadas da Matemática ou da Língua Portuguesa. Todos estudam  e se esforçam para vencer , com isso estudam os conteúdos com uma motivação a mais.

Leia o texto abaixo:

As 100 melhores escolas do país no Enem

Entre as 100 escolas com maior pontuação na edição do Enem de 2011, 90 são privadas. O Colégio Objetivo Integrado, em São Paulo, ficou em primeiro lugar

São Paulo - A lista das 100 escolas com melhor pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio do ano passado (Enem 2011) mostra que as privadas dominam o ranking da educação no país. Apenas 10 públicas estão entre as cem primeiras, três a menos que na edição anterior, quando 13 unidades haviam conquistado nota suficiente.

A média da rede privada foi de 569,2 pontos; da pública foi de 474,2.

Há também concentração das escolas bem pontuadas em certas regiões do país. Quinze estados não têm nenhuma unidade de ensino na lista a seguir: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.

Confira abaixo quais são, entre as 4.798 escolas privadas e 5.278 públicas com resultados divulgados, as que registraram maior desempenho de seus alunos. 

O Ministério da Educação só coloca na lista as escolas em que pelo menos 50% dos alunos matriculados fizeram a prova, com um mínimo de dez alunos concluindo o ensino médio participando do exame.[1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (199.3 Kb)   docx (891.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com