A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Por: Vanessa Sant'Anna • 27/8/2019 • Trabalho acadêmico • 759 Palavras (4 Páginas) • 158 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA 1 (AD1) – 2019.1
Disciplina: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
1. De acordo com o power point da aula 1 (é importante que você releia os slides), responda as reflexões (1 a 5) propostas nos slides quanto a:
a. As condições do trabalho feminino (2,0)
A mão de obra feminina nas indústrias ocorre ainda hoje, contudo, em diferentes condições. No século XVIII, era considerada uma mão de obra barata, pois exercia jornadas excessivas em condições precárias e humilhantes e com remuneração muito inferior a dos homens. Atualmente ainda é muito grande a desigualdade entre o homem e a mulher. Em comparação, há poucos casos de mulheres em cargo de chefia nas empresas, mesmo tendo melhor formação e qualificação, mas é grande a quantidade delas que são consideradas chefes de família por serem responsáveis por toda ou a maior parte da renda familiar. A mulher enfrenta dupla jornada, pois é responsável pelos filhos e pelos serviços domésticos e a gravidez ainda é objeto de discriminação por algumas empresas. Sem contar os casos de abuso e assédio por causa da antiga ideia de que o homem era dono da mulher e do seu corpo. Enfim, a mão de obra feminina hoje trabalha em condições melhores do que nos séculos XVIII e XIX, mas a luta por condições de trabalho, igualdade, respeito e valorização ainda é algo sem previsão de fim.
b. O trabalho infantil na atualidade (conquistas e desafios) (2,0)
Infelizmente, o trabalho infantil ainda é uma triste realidade. No meu município, pude verificar muitos casos de crianças em sinais de trânsito, em postos de gasolina e em portas de restaurantes vendendo doces, objetos de pequeno valor e produtos fabricados em casa, como sacolé. As crianças andam grandes trechos, de um ponto a outro, embaixo de sol forte ou chuva, durante o dia ou à noite, tentando convencer as pessoas a adquirirem seus produtos sob o pretexto de ajudar a família financeiramente. Na minha opinião, o trabalho infantil é uma exploração que prejudica as crianças e os adolescentes de forma física, psicológica e socialmente. Eles são privados de uma infância sadia, de frequentar a escola regularmente, de ler, de brincar e de socializar com as crianças da sua idade. Esse tema é de grande mobilização nacional e internacionalmente e possui leis a serem respeitadas, mas pouca fiscalização. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) promove campanhas de conscientização sobre as consequências do trabalho infantil, mas a erradicação dessa prática ainda está longe de ser uma conquista.
c. Condições de trabalho – se há ou não melhorias nas condições de vida dos trabalhadores. (2,0)
A realidade dos trabalhadores, que antes era de muita miséria e quase escravidão, mudou. Evoluiu por conta de benefícios
...