A Sociologia da Educação
Por: ttsurian • 23/4/2017 • Trabalho acadêmico • 767 Palavras (4 Páginas) • 282 Visualizações
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Curso: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - EAD
Pólo : CLARETIANO RIO CLARO
BATATAIS 2014
Atividade do Ciclo 1
Com base nas leituras propostas, elabore um texto dissertativo de, no mínimo duas laudas, discorrendo sobre:
Uma nova concepção da Educação é inaugurada pelo capitalismo: dê as características desta nova concepção, explique os fatos e exponha as razões que levaram a sociedade moderna ocidental a esta nova concepção da Educação.
A sociologia surge a partir de modificações históricas ocorridas na Europa com a instalação da sociedade capitalista. Enquanto ciência, a sociologia busca, de maneira científica, estudar as relações sociais num processo de desnaturalização dos fenômenos sociais. Buscando a história dos acontecimentos observa-se que as desigualdades não são naturais, e sim decorrentes de fatos históricos e atuação do próprio homem sobre a sociedade e momento histórico em que esta inserido.
Com a importância da ciência enquanto fonte verdadeira de informações, a educação passa a não ser mais relacionada a valores religiosos e sim científicos. Para tanto surge a escola como instituição responsável por essa educação. A educação não é mais responsabilidade apenas da família e da igreja, como acontecia no feudalismo. A formação de novas classes sociais, as mudanças nos modos de produção, a industrialização e o capitalismo trouxeram a necessidade desta nova forma especializada de educação, e assim surge a escola, no formato que conhecemos hoje, com salas de aula, carteiras em fileiras, muitos alunos, avaliações, notas, etc, com o propósito de preparar os indivíduos para a vida em sociedade e de desenvolver suas aptidões pessoais.
Surge também neste período a ideia da obrigatoriedade da educação, publica, gratuita e obrigatória, para que a abrangência dos cidadãos fosse cada vez maior.
Esta nova forma de organização capitalista da sociedade trouxe grande enriquecimento para poucos e empobrecimento dos trabalhadores, trouxe grandes avanços tecnológicos, mas, ao mesmo tempo, baixos salários, desempregos, exploração, e estas contradições trouxeram consigo crises e conflitos econômicos e políticos, e é neste contexto, que se encontra a educação escolar.
Dentre alguns dos teóricos clássicos da sociologia, que trouxeram contribuições do pensamento científico para as questões da sociedade estão Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber. Eles trouxeram grandes reflexões para a área da sociologia da educação.
Marx discursava criticando a sociedade capitalista. Ele propôs que estejamos sempre em transformação, conforme vivemos, e essa transformação é condicionada às condições materiais da nossa existência num momento histórico específico. Assim, modos de pensar e convicções politicas de cada um, estariam atrelados as suas condições materiais. Desta forma os grupos dominantes mantém um discurso da necessidade da “ordem” uma vez que eles não querem
...