A Sociologia da Educação
Por: ELENIRCAVALCANTE • 16/6/2016 • Trabalho acadêmico • 2.059 Palavras (9 Páginas) • 287 Visualizações
[pic 1] UNIVERSIDADE ANHAGUERA-UNIDERP
CURSO – PEDAGOGIA LICENCIATURA
FUNDAMENTOS SOCIOLOGICOS DA EDUCAÇÃO
TEMA: (SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E SUA REPRESENTAÇÃO NA SOCIEDADE).
NOMES DA EQUIPE:
Tamires de lima Magalhães RA :411637
Valdemira Rodrigues do nascimento RA: 415304
Cicera Rodrigues de Almeida RA: 415259
Elenir de Sousa Cavalcante Henrique RA: 441127
Leidiane Caetano da silva RA: 413154
TUTOR A DISTÂNCIA: prof: Ma. Mariciane Mores Nunes
TUTOR LOCAL: José Elieudo Ferreira Dias
POLÓ DE APOIO: (23028) Pedra-Branca/CE
DATA: 06/11/2014
ETAPA 1:
“Sociologia e suas atribuições para a educação”! para cada definição há inúmeras interações, a sociologia é o estudo sistemático do comportamento humano, que abordam principalmente a influencia das relações sociais e nas atitudes das pessoas. Uma das características mais importante da sociologia é a sua preocupação com a desigualdade diante do senso, como método sociológico para testar as muitas explicações que formulou objetos de estudo. A objetividade é um dos fenômenos sócias que pode entender o conhecimento a cerca do objeto do estudo que se coloca a questão da ética cientifica e que muitos não aceitam. O estudo da realidade faz parte desse fato social, é observador e participa ao mesmo do fato observador. Essas transformações colocava a sociedade num plano de analise, provocado pela revolução das formas de pensamento que impedia a liberdade do homem social, que criava um conjunto de crenças comum aos homens, dando o nome de sociologia positiva. A posição social do individuo estabelecendo norma de condutas para ser seguida, fixas, direitos e obrigações, torna as pessoas objetos de admiração ou recriminação.
A socialização é a maior parte de um processo na qual as pessoas aprendem a desempenhar direitos e deveres na aprendizagem dos papéis na educação, tais como: o professor propõe da aula de acordo com a direção da escola, nesse caso está desempenhando o papel social, usufruindo do direito na posição que ocupa.
A socialização é uma das mais importantes funções da escola, preparando o egresso da criança na sociedade, referente a transmissão da herança social, cultural através da educação das falhas, a escola é o único grupo no qual a criança tem um contato mais frequente e exerce uma importante função socializadora, através da transmissão de linguagem, usos, costumes, valores, crenças, etc, precisamos adquirir atitudes, sentimentos no cumprimento de um papel sem ter havido uma socialização capaz de nos levar a aceita-lo como um papel de valor satisfatório e adequado, denominado processos sociais a interação repetitiva de padrões e comportamento encontrados na vida social.
PASSO 4:
Sociologia
Através de alguns conceitos de sociologia, pode se observar um contesto histórico e especifico que coincide com a sociedade e representado um resultado de um processo histórico, intelectual e cientifico, as transformações colocava a sociedade num plano de analise, ou seja por se constituir em problemas tornavam-se objeto de estudo, de acordo com as circunstancia que contribuía para a evolução da sociedade na forma do pensamento humano. Um dos fatores que contribui bastante para a educação. É a escola que transmite particularmente a experiência de lidar como uma grande organização, onde as relações sócias são diferentes daquelas encontradas no núcleo familiar, algumas são aplicados e na qual o individuo é reconhecido pelo seu desempenho, consolidando personalidade tanto individual como social, que pode existir em uma sociedade complexa em função das culturas existentes na qual é identificado ao grupo geral a que pertence.
ETAPA 2:
PASSO 1:
“ENTRE OS MUROS DA ESCOLA”
O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da interação com o mundo, o movimento humano, portanto e mais do que simples deslocamento do corpo no espaço: constitui-se uma linguagem, que permite as crianças agirem sobre o meio físico e atuarem sobre o ambiente humano, mobilizando as pessoas por meio de seu teor expressivo. Tem sido construídos em função das diferentes culturas em diversas épocas da historia. Esses movimentos incorporam ao comportamento do homem, e dessa forma favorece um ambiente físico e social.
PASSO 2:
Diante da sociologia as transformações é fundamentada no ensino, na cultura e na sociedade: No ensino a sociologia traz um importante papel na educação e traz um fato novo para o campo cientifico que é o papel do observador, nesse caso o cientista social, diferente das outras ciências, tem como parte integrante do seu objeto de estudo, essa realidade traz para as ciências sociais a discussão sobre a objetividade do trabalho cientifico. O ensino determina fatos cuidadoso em atingir maior parte do conhecimento do homem fazendo ele se enturmar com a sociedade, a objetividade necessária ao se estudar as fenômenos sociológico. Na cultura um primeiro problema que aparece ao definir cultura é a existência do uso popular da expressão para significar alguém com mais conteúdos do conhecimento, para esse estudo essa definição não serve, pois consideramos cultura como algo intrínseco a todo ser humano, em contrapartida só encontramos cultura junto ao ser humano, através da cultura que o homem adquire os conhecimentos necessários a sua sobrevivência física e social. A cultura de uma determinada sociedade pode diferir profundamente de outra, o que é sagrada para umas, pode ser repugnante ou repulsivo para outros, apresentado costumes de uma relação superior desenvolvida, na sociedade grupo autônomo de pessoas que ocupam um território comum e possuem uma sensação de identidade compartilhada através das relações sociais, não só entre as pessoas mais também entre as instituições sociais como: família, educação, religião, politica, economia, etc.
A historia da sociedade pode ser visto de acordo com uma evolução sociocultural, em que predomina a relação com o desenvolvimento básico do estabelecimento que facilita a compreensão da historia humana, uma outra característica importante da sociedade é que são estruturadas desigualmente ocorrendo de forma social como: riqueza, poder e prestigio. A sociologia retrata a compreensão de conceitos esclarecedor de diversos fenômenos sociais diante de uma cultura tão frágil, mais riquíssima em conhecimento.
...