A Sociologia da Educação
Por: Fulustrec • 27/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.613 Palavras (7 Páginas) • 388 Visualizações
UNIGRAN |
Curso de Pedagogia |
Disciplina: Sociologia da Educação |
Professora: Magda Maciel de Oliveira |
Aluno(a):Andréia Barbosa Macedo Meireles |
RGM:05313206 |
Polo:Dourados |
PORTFÓLIO 01
Atividades – Aula 01
- De acordo com Ferreira (1993) vimos que cada sociedade de nossa História apresentou uma educação específica. Justifique o porquê:
O Guia de estudo nos trás através das citações de (Ferreira 1993 p.116) de que, cada sociedade tem sua especificidade,sua cultura ,seu modo de pensar e agir portanto um tipo de educação .Com o passar dos tempos algumas sociedades mudaram alguns aspectos,porém já em outras como por exemplo em algumas sociedades indígenas ainda estas mantêm a cultura e os seus costumes em suas comunidades.
Pode-se notar que a educação mudou com o passar dos tempos, o que antes era apenas para o mais abastados,e houve também a época em que o ensino foi voltado para o religioso até se tornar laico,e chegar no patamar que esta hoje.
- Os quatro principais tipos de educação que encontramos ao longo da História, são:
I – Educação das Comunidades Primitivas, Educação Grega, Educação Romana e Educação Feudal.
II – Educação das Comunidades Primitivas, Educação da Sociedade Feudal, Educação Romana e Educação Feudal.
III – Educação das Comunidades Primitivas, Educação da Sociedade Feudal, Educação Grega e Educação Feudal.
IV – Educação das Comunidades Primitivas, Educação das Sociedades Escravistas da Antiguidade Clássica, Educação da Sociedade Feudal e Educação da Sociedade Capitalista.
Verifique as alternativas acima e marque somente a alternativa correta:
- V / V / V e V;
- V / V / V e F;
- F / F / F e F;
- F / F / V e V;
- F / F / F e V.X
- Sem o poder centralizador do Estado romano, cada chefe bárbaro ou cada latifundiário tornou-se a autoridade máxima em seus domínios e o poder se descentralizou. Formava-se uma nova nobreza baseada fundamentalmente na propriedade da terra.
Seguem algumas características:
I - As escolas oficializam os três níveis de ensino: o trívium, o quadrívium e o teológico;
II - A Igreja não detinha o monopólio da instrução;
III - O que se assiste é ao desaparecimento da escola clássica e sua substituição pela escola católica;
IV - As artes abandonaram o divino e voltaram-se a exaltação do homem.
Verifique as alternativas acima e marque somente a alternativa correta:
- V / V / V e V;
- V / V / V e F;
- F / F / F e F;
- F / F / V e F;X
- F / F / F e V;
Atividades – Aula 02
- No século XX, quanto mais a sociologia ganhava reconhecimento científico e acadêmico, mais aumentava seu interesse pela educação. Um dos autores que expressam tal tendência é o sociólogo Karl Mannheim, que afirmou:
“A educação não modela o homem em abstrato, mas sim dentro e para uma determinada sociedade. Por isso, só podemos entender adequadamente a educação se a considerarmos como uma das técnicas para influir na conduta humana e como um meio de controle social.” (Diagnósticos de Nuestro Tiempo, México, Fondo de Cultura, 1944)
Responda se concorda ou não com essa afirmativa e baseado nas aulas 01 e 02, justifique sua resposta.
Concordo, pois como é citado no guia de estudo a educação e algo muito importante pra o homem, pois com isso o homem não seria manipulado ou esta manipulação aconteceria de forma irregular e com menos intensidade, “ As classes não educadas e não-informadas são hoje um perigo bem maior para a manutenção de qualquer ordem (democrática) do que as classes com uma orientação consciente e expectativas razoáveis. (Op. Cit.) (FERREIRA, 1993, p.22 – 24).”
- A expansão do capitalismo industrial provocaram alterações na Educação, ampliando o quadro de problemas investigados pela Sociologia da Educação no século XX. Cite pelo menos três novas questões que foram incorporadas.
A formação permanente, o planejamento global da Educação, a politização das atividades educacionais, a participação desigual das crianças, dos adolescentes e dos adultos nas atividades educacionais e culturais devido à sua origem social.
Em nossa aula 02, Oliveira (2000) nos apresenta o conceito sociológico da educação. Qual é este conceito? Trecho que mostra o conceito sociológico da educação para Oliveira.
“a educação é a ação pela qual as gerações adultas transmitem sua cultura às gerações mais jovens” (OLIVEIRA, 2000, p. 11). E Acrescenta que a educação visa: transmitir ao indivíduo o patrimônio cultural para integrá-lo à sociedade e aos grupos que a constituem; socializar, ajustar os indivíduos à sociedade e, ao mesmo tempo; desenvolver suas potencialidades e as da própria sociedade.”
Atividades – Aula 03
- Sobre a socialização e educação, temos:
I - É a socialização que prepara o indivíduo para o desempenho dos diferentes papéis sociais;
II - Não há relação direta entre socialização e educação.
III - As pessoas educam-se por professores nas escolas, pelos pais, irmãos, parentes, amigos, vizinhos, outras crianças, outros adolescentes e outros adultos.
IV - A socialização ocorre desde o nosso nascimento até nossa morte.
Verifique as alternativas acima e marque somente a alternativa correta:
- V / V / V e V;
- V / F / V e V;X
- F / F / F e F;
- F / F / V e V;
- F / F / F e V.
- O papel social pode variar ao longo do tempo numa mesma sociedade, mostrando que a sociedade é dinâmica. Justifique esta afirmativa com exemplo. Como citado no guia de estudo por(FERREIRA, 1996 p. 36) as sociedades são diferentes em vários termos por exemplo o papel de uma esposa muda de uma sociedade para a outra.Antes a educação não se esperava do aluno nenhuma participação hoje a sociedade educacional espera uma participação ativa do aluno em toda os quesitos isto mostra que com o passar do tempo uma sociedade muda e são diferente uma da outra.
- Podemos classificar os mecanismos de controle social como positivos e negativos. Sendo assim, explique a diferença entre eles:
“Controles positivos — Implicam recompensas àqueles cujo comportamento in-dica uma conformidade aos papéis. Os elogios, as medalhas, as promoções, os prémios são exemplos de meios que a sociedade tem para recompensar e estimular os comportamentos socialmente aceitáveis.
Controles negativos — Implicam sanções àqueles cujo comportamento repre-senta um desvio dos padrões aceitáveis. O ridículo — quando o grupo ri ou zomba de alguém que tem um comportamento destoante —, o ostracismo — quando o grupo segrega alguém pelo seu comportamento, por exemplo, a moça muito liberada numa sociedade moralista — e as várias formas de castigos são bons exemplos de controles sociais negativos.”
...