A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Por: Victoria Machado • 11/9/2020 • Projeto de pesquisa • 6.730 Palavras (27 Páginas) • 140 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
Macapá
2020
KETLEM ALMEIDA DA SILVA
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM EDUCAÇÃO.
Projeto apresentado ao Curso Bacharelado em Pedagogia, da Instituição UNIP Macapá, como nota do Projeto de Recuperação de Disciplinas.
Orientador: Tutor Online
Macapá
2020
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 LIGAÇÃO ENTRE ESTRATÉGIA DE TI E ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO 5
1.2 ESTRATÉGIA COMPETITIVA. 6
1.3 MODELO PARA ANÁLISE E AVALIAÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. 7
1.4 POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DA TI NAS EMPRESAS 9
1.5 GESTÃO DE PORTFÓLIO DE PROJETOS DE TI, DESCENTRALIZAÇÃO E CENTRALIZAÇÃO DA TI. 10
1.6 MODELOS DE ESTÁGIOS DE INFORMATIZAÇÃO 10
1.7 O MODELO DO ALINHAMENTO ESTRATÉGICO. 11
1.8 AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DA TI NA EDUCAÇÃO. 12
1.9 AVALIAÇÃO DE BENEFÍCIOS. 13
2 MODELO DE AVALIAÇÃO. 14
2.1 PARTICIPAÇÃO DOS USUÁRIOS E ORGANIZAÇÃO DAS EQUIPES DE TI NA EDUCAÇÃO. 17
2.2 APLICAÇÃO DE TI VOLTADAS A GESTÃO DE OPERAÇÕES. 17
2.3 GESTÃO DE CONHECIMENTO 18
2.4. SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO 19
2.5. INTERNET E E-BUSINESS. 21
2.6 CRM 23
2.7 GESTÃO DE OPERAÇÕES DE TI 24
CONCLUSÃO 26
REFERÊNCIAS 27
1 INTRODUÇÃO
Entende-se que há tempos o homem procura o pleno equilíbrio entre trabalho e o uso de tecnologias para a otimização de processos e flexibilização do conhecimento no pleno cenário de concorrência no mercado de negócios, bem como no ramo da educação
Analisa-se alguns fatores que levaram o homem ao uso e conhecimento de tecnologias dentro do âmbito educacional, visando a globalização e rápido avanço das novas gerações. gerando a necessidade de profissionais da educação estarem sempre em alta produtividade e conectado as novas tecnologias.
Compreende-se que o ambiente escolar encontra-se diferente do que era há alguns anos atrás, a tecnologia rodeia as salas de aula e o uso de maneira correta auxilia na educação dos discentes.
Constata-se a importância de tal assunto para melhor compreensão do conteúdo pela sociedade civil, acadêmica, profissionais de Pedagogia e demais interessados, com o intuito de trazer informações relevantes através de pesquisa de revisão bibliográfica.
LIGAÇÃO ENTRE ESTRATÉGIA DE TI E ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO
A tecnologia entrou de maneira rápida dentro do ambiente laboral, seu uso se tornou importante para cada setor ou profissão. Dentro desse aspecto, pode-se citar a Estratégia de TI, responsável pela organização das novas tecnologias e seu uso, e a Estratégia de Negócio, que alinhada a Estratégia de TI dão um Boom na organização.
Segundo Rui B de Andrade, pg. 7 “a TI evolui de orientação tradicional de suporte administrativo para um papel estratégico dentro da Organização”. Ou seja, antes a tecnologia era utilizada somente para processos administrativos, para orientações ou mesmo somente organização. Hoje, seu papel deixou de se limitar a isso e passa a ser usada como elemento de estratégia para a organização, como uma ferramenta importante nos processos estratégicos.
Clóvis diz que o “foco da estratégia está no futuro, uma realidade que ainda não existe” (Pg. 5, 2009). A estratégia está voltada para o futuro, e a gerência de negócios exige que exista uma previsão, um preparo para o que está por vir. O alinhamento da Estratégia de TI e Estratégia de Negócios andam de mãos dadas, ambas usadas de forma sincronizada aumentam potencialmente o alcance de resultados.
Nesse contexto, se observa a importância do uso de tecnologias pelo pedagogo para maximização de resultados, bem como a estratégia de uso delas para o negócio agiliza processos e eleva o nível de praticidade no cenário atual de gestão de negócios.
ESTRATÉGIA COMPETITIVA.
Atualmente, qualquer negócio exige a necessidade de estratégias, maneiras de se manter em constância no mercado. A Estratégia Competitiva tem como base entender o mercado, o comportamento de concorrentes, novos entrantes, novos produtos, etc.
O uso de ferramentas exige do profissional a capacidade de entender como se porta o mercado, e um certo tipo de criatividade para criar maneiras de se manter a frente da concorrência.
Poter menciona 5 forças que até hoje são estudadas e colocadas em prática dentro de negócios. Ele diz que essas forças que podem atingir diretamente uma organização, e que “está na identificação das características básicas de uma indústria, enraizadas em sua economia e tecnologia, e que modelam a arena na qual a estratégia competitiva deve ser estabelecida (POTTER, 2004,Pg. 15)
Ameaça de novos Entrantes: é a ameaça de novas empresas entrarem no mesmo mercado de atuação em que o profissional atua, trazendo potenciais riscos a empresa.
Rivalidade entre Concorrentes: é a disputa no mercado com concorrentes já existentes.
Poder de Barganha de Fornecedores: a força que os fornecedores podem ter quando ele é um dos poucos na região, podendo elevar seus preços e assim atrasando a produção da empresa.
Poder de Barganha dos Clientes: essa é a força do cliente quando ele barganha com o empresário, dificultando o fechamento de negócio.
Ameaça de Produtos Substitutos: ameaça de entrar produtos que podem substituir os produtos que a organização já trabalha, diminuindo assim o valor comercial dos mesmos.
...