A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO NOS DIAS DE HOJE
Por: Monica Bressani • 14/6/2016 • Trabalho acadêmico • 2.849 Palavras (12 Páginas) • 418 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PEDAGOGIA
MONICA CRISTINA BRESSANI RA 2816779821
NAYARA DA COSTA LIMA RA 2868930419
VITÓRIA REGINA BARBOSA CORREIA ALMEIDA RA1299108247
RHENAN CARLOS ALMEIDA DA SILVA RA 2855177385
CURSO: LICENCIATURAS
DISCIPLINAS NORTEADORAS: Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da
Educação, Tecnologias Aplicadas à Educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional.
DESAFIO PROFISSIONAL:
A Tecnologia na Educação nos dias de hoje
RIO CLARO
2015
INTRODUÇÃO:
Com o mundo globalizado, girando em torno do conhecimento, e desenvolvendo-se numa velocidade incalculável, fica inevitável negar que a instituição “escola” esta aquém do preparo ideal para receber a geração informatizada. A escola precisa avançar “anos luz”, se quiser andar no mesmo patamar de seus alunos. Esse processo tem que, sobretudo a missão de tirar a escola do estático (período arcaico). Com o objetivo estabelecido (revolucionar a educação em seu formato), a ONG Esperança oferece a oportunidade (parceria com educação formal) de preparar o aluno e os profissionais da educação para atender demandas do uso tecnológico. Seja no trabalho, na escola, em casa e em seus meios sociais.
Publico alvo: Todos os envolvidos na educação
Objetivo: Oportunizar conhecimento tecnológico (mediano intermediário e avançado);
A proposta será organizada em grades, sempre considerando a capacidade cognitiva, a faixa etária e a estratégia metodológica.
Espaço físico: A ONG Esperança conta com salas iluminadas e arejadas. Também há a preocupação de manter essas salas temáticas para estimular o ensino aprendizado significativas.
Espaço físico:
- Sala de Brinquedoteca com o oferecimento de livros digitais (atuais);
- Sala de artes – valorizando e dando ênfase à arte contemporânea,
- Oficina de música;
- Computadores;
- Aparelhos musicais (com recursos tecnológicos);
- Artes e seus registros e expositores virtuais, etc...
Responsáveis pela prática e sua formação profissional
- Professores em geral, preocupados com a educação e a defasagem (tecnológica);
- Pedagogos e profissionais da tecnologia em geral;
Ambos preparados para atender a demanda de maneira calorosa, profissional e, sobretudo objetiva.
[pic 2]
A Educação Tecnológica através de Musica.
É notório que ao instituir a Oficina de música, oferecida pelo projeto da ONG Esperança obteve-se como objetivo maior, socializar de forma mais prática e divertida crianças desprovidas de conhecimento e de bens financeiros, no ambiente em que vivem e convivem.
Além de ampliar o conhecimento, as capacidades cognitivas e motoras, a inteligência, a integração, a liberdade de expressão, a curiosidade entre outros benefícios, esse projeto com salas temáticas, também auxiliam na Criatividade e habilidades de crianças com dificuldades em se expressarem.
E com o auxilio de aparelhos adaptados às necessidades de pessoas deficientes, é possível viabilizar a integração de todas as crianças, motivando o respeito às diferenças e deixando de lado o convencionalismo.
Com isso, o aprendizado, fica mais amplo, pois desfruta de novas tecnologias, aplicadas de forma coerente no ambiente escolar. E com a Música inserida como Tema, também é possível desfrutar, de sentimentos e desejos tão profundos e íntimos que só são capazes de serem sentidos e notados através da Liberdade e sensibilidade em fazer música, em senti-la dentro de si, em transparecer para o mundo seu eu - interior.
Ambiente / Sala Temática: Oficina de Música | |||
Usuários: Crianças de 6 á 12 anos | |||
Recursos Tecnológicos | Justificativa e Estratégias de uso | Objetivos | Aplicação de Tecnologias Assistivas |
Aparelhos instrumentais distintos, como Pianinho, Bateria, Instrumentos de corda, entre outros, e também outros aparelhos transmissores de sons, como Rádio com CDs de diversos gêneros, Microfone, caixas de Som... | A música é usada para obter com mais facilidade, a atenção das crianças, pois é algo que elas gostam e que as conduz ao entretenimento, e com isso amplia ideias e as expõem de maneira mais rápida e concreta. Estratégia: proporcionar o contato, das crianças com os Instrumentos Musicais, explorando assim de maneira dinâmica os aspectos sensoriais e cognitivos das mesmas. | -Ampliar o conhecimento didático, a capacidade cognitiva, a astúcia a ser usada. -Ampliar desenvolturas, e informações do meio em que vive. -Promover o fácil entendimento e a relação entre alunos e professores. -Proporcionar o aperfeiçoamento de costumes e técnicas, e com isso descobrir e desenvolver suas capacidades motoras e cognitivas. -Auxiliar no acanhamento, das crianças entre si, facilitando assim a consistência em criar novos vínculos afetivos. | Contudo, para alunos com ausência no sentido da audição e fala (surda-muda), proporcionar um Interprete de Libras, e aparelhos adaptados para suprir tal necessidade, auxiliando e facilitando seu entendimento e com isso, integrando a todos, sem exclusão de ninguém. Para crianças com insuficiência no sentido da visão (cegas), instrumentos adaptados no método de braile, auxiliando a sensibilidade do toque das mesmas. |
“O uso da tecnologia na educação”
...