A TERCEIRA VIA
Por: cleoneilton • 14/10/2018 • Resenha • 550 Palavras (3 Páginas) • 294 Visualizações
RESUMO DO TEXTO A“TERCEIRA VIA”
Resumo procurando explicar o que é a terceira via e as consequências de sua implementação na gestão pública.
A terceira via é uma expressão antiga que já emergiu muitas vezes na história do pensamento político e da prática política. Ela regressou à política em um contexto muito específico. Foi ressuscitada por Bill Clinton e pelo Conselho de Liderança Democrática dos Estados Unidos no final da década de 80, e em seguida adotada por Tony Blair e o Novo Partido Trabalhista na Grã-Bretanha. Com isso, alguns socialdemocratas passaram a identificar a terceira via ou com as políticas adotadas pelos Novos Democratas e o Novo Partido Trabalhista, ou com as estruturas socioeconômicas dos Estados Unidos. Segundo esse ponto de vista, ela é um produto de países que se recuperaram de longos períodos de governos neoliberais – o reaganismo nos EUA e o thatcherismo na Grã-Bretanha. Os seus proponentes do pensamento político de terceira via são vistos como que advogando a sociedade anglo-americana como um modelo desejável a ser seguido por outras nações.
Este, porém, não é o ponto de vista aceito pelos autores desse texto. “Terceira via” como entendida aqui, designa uma série muito mais genérica de esforços, comuns à maioria dos partidos e pensadores de esquerda na Europa e em outras partes do mundo, para reestruturar as doutrinas esquerdistas. Existe um consenso, em geral, de que as duas “vias” que têm dominado o pensamento político desde a Segunda Guerra Mundial fracassaram ou perderam a pujança. As ideias socialistas tradicionais, ancoradas no “compromisso keynesiano com o bem-estar-social” dissolveu-se em grande medida no Ocidente, ao passo que países que retêm uma adesão nominal ao comunismo, notadamente a China, abandonaram as doutrinas econômicas que outrora representavam.
A “segunda via” – o neoliberalismo, ou fundamentalismo de mercado – foi descartada até mesmo pela maioria de seus adeptos direitistas, sendo, a crise do leste asiático de 1997-8, na qual revelou quão instáveis e desestabilizadores podem ser mercados mundiais desregulamentados, especialmente os financeiros, o caso mais emblemático dos efeitos nocivos do neoliberalismo
No momento em que esse texto foi escrito, o retorno de partidos de esquerda ou de centro ao governo de tantos países transmite a clara mensagem de que as pessoas não querem ficar desprotegidas ante o mercado global. Por outro lado, os partidos esquerdistas estão sendo forçados a criar algo novo, uma vez que as doutrinas centrais do socialismo já não são aplicáveis.
Entre as consequências de sua implementação na gestão pública, segundo a visão do texto, podemos destacar algumas diretrizes alicerçadas em reformas estruturais em diversas áreas, que uma abordagem de terceira via sugere: redescobrir, através da reforma do governo e do estado, o papel ativista para o governo, restaurando e renovando as instituições públicas; tornar o governo e as agências estatais transparentes, voltados ao consumidor e ágeis; sem dominar o mercado nem a sociedade civil, o governo e o estado devem ser fortes o bastante para proporcionar um direcionamento efetivo para a promoção do desenvolvimento e da justiça social; afim de gerar e sustentar altos níveis de emprego o governo deve estimular a inovação tecnológica e o e o investimento econômico, com investimentos substanciais na educação e no treinamento de habilidades.
...