A Trabalho de Matemática
Por: 4371901 • 30/5/2016 • Ensaio • 425 Palavras (2 Páginas) • 179 Visualizações
A- Brincadeira Cama de gato: Os alunos sentaram em roda e foram jogando um rolo de barbante. O jogo começou com o numeral 1, e assim a Criança ia jogando para o próximo, mesmo sem saber os alunos aprenderam matemática. Nesse jogo foi trabalhada e explorada a sequência numérica, a sequência numérica faz parte da vida de todos. Como nos dias do mês, na idade, em folhas numeradas, etc.
Receita de pão: A professora fez uma receita de pão com os alunos, conforme ela ia colocando os ingredientes, ela ia fazendo pergunta aos alunos se caberia à quantidade que ela teria que colocar, qual xicara ela teria que colocar, e se colocasse da pequena, quantas usaria para preencher a maior. Ela estimula as crianças a pensarem no que estão fazendo, pensar para responder. Nessa atividade a Professora trabalhou quantidade, capacidade, massa e o tempo para o preparo.
Jogo da velha das Frutas: As crianças tem que fazer a conta de adição. Ex:2+3=5 então a criança colocava a ficha no quadrado com a imagem que tem 5 frutas. Nesse jogo a criança não deixa o colega adversário ganhar, nem marcar pontos. No jogo iremos trabalhar a quantidade, operação adição, posição.
Copos: A professora separa as crianças de que estão presentes, e os que estão ausentes. E também é trabalhada a classificação dos sexos.
B- Um dos pontos primordiais da resolução de problema, são as perguntas feitas pela professora, aquelas perguntas em que estimula a criança a pensar para responder. Solucionar problemas é uma das atividades essenciais do conhecimento matemático, mas nos enganamos, quando achamos que a criança só saberá resolver algum problema, quando souber as quatro operações. As crianças conseguem resolver problemas sem saber as operações. Como por exemplo: Em uma brincadeira de lego (Montagem de blocos), falando, desenhando etc. É importante para a criança, saber resolver problemas o tempo todo não apenas resolvendo problemas com números.
• Usar as estruturas lógico matemáticas em situações da vida cotidiana;
• Comunicar ideias matemáticas, hipóteses, processos utilizados e resultados encontrados em situações-problema relativas a quantidades, espaço físico e medida, utilizando a linguagem oral e a linguagem matemática;
• Ter confiança em suas próprias estratégias e na sua capacidade para lidar com situações matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos prévios.
C- Os conceitos desenvolvidos pelas professoras nas atividades, jogos etc. São conceitos muito desenvolvidos por outras professoras no dia a dia, como também em outros jogos e atividades.
Exemplo: O jogo ‘’Sequência Lógica- Tempo” que não é trabalhado o numeral, mas é a trabalhado a sequência do tempo, o que acontecerá com o passar do tempo.
...