A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO.
Por: pituxa • 28/4/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 2.207 Palavras (9 Páginas) • 286 Visualizações
MUSICALIDADE E ALFABETIZAÇÃO:
A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO.
Rio de Janeiro-RJ
2012
MUSICALIDADE E ALFABETIZAÇÃO:
A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO.
Projeto de pesquisa apresentado à disciplina de Pesquisa em Educação, do Curso de Graduação em Pedagogia, no semestre de 2012-2, sob orientação da professora Daniela Erani Monteiro will.
Rio de Janeiro
2012
SUMÁRIO
1 TEMA....................................................................................................................................04
2 PROBLEMA.........................................................................................................................04
3 PROBLEMATIZAÇÃO (FORMULAÇÃO DO PROBLEMA).....................................05[a]
4 JUSTIFICATIVA.................................................................................................................06
5 OBJETIVOS DA PESQUISA.............................................................................................07
5.1 OBJETIVO GERAL...........................................................................................................07
5.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS..............................................................................................07
6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA......................................................................................08
7 METODOLOGIA................................................................................................................10
REFERÊNCIAS......................................................................................................................11
1 TEMA
A utilização da música no processo de alfabetização.
2 PROBLEMA
Como a música é utilizada no processo de alfabetização na escola “Miudinhos”, no Rio de Janeiro, em 2012?
3 PROBLEMATIZAÇÃO
A música pode ser explorada de várias formas e a utilização dela com a alfabetização é extensa. Ouvir uma música, aprender uma melodia, brincar de roda, formar uma bandinha com brinquedos rítmicos, são propostas de atividades que estimulam, despertam, desenvolvem o desejo pela atividade musical propiciando uma vivência especial com a linguagem.
Através das brincadeiras as crianças se relacionam com o mundo e descobrem a cada dia uma forma diferenciada de aprendizagem.
Mas será que é possível tornar a sala de aula um espaço onde os alunos encontrem harmonia, seja interessante, divertida e onde a musicalização possa ser utilizada junto à alfabetização?
De acordo com as pesquisas realizadas (LOUREIRO, 2001), em seu estudo exploratório destaca um ponto importante onde nos passa o objetivo principal de proporcionar a interação e a comunicação das crianças com a música, estimulando a percepção, a expressão e a aquisição dos significados dos códigos musicais e sociais. Fala da busca de novas estratégias e metodologias que possam aperfeiçoar a prática da música em sala de aula.
Eu como professora da escola “Miudinhos” estou motivada a realizar está pesquisa e averiguar se a musicalização pode atrair e envolver os alunos abrangendo sua criatividade, imaginação e aprendizado.
(Brito, 2003), Em seu livro “Música na educação infantil” mostra que o importante na educação musical das crianças é o desenvolvimento do ser, a música vem como ferramenta de construção de um indivíduo, e não deve ser voltada exclusivamente à formação de futuros músicos. Deve ser usada como uma experiência significativa para a criança, para que seja realmente retida, transformada em informação útil, e não somente um aprendizado mecanizado.
Logo refletindo na música como recurso na alfabetização e não somente como instrumento para tornar a aula diferente, como o instrumento musical pode proporcionar entretenimento e conhecimento aos alunos?
Então baseada nas preocupações de se trabalhar com a música e considerando que é uma ferramenta de ação pedagogia e muito utilizada em sala de aula este assunto me estimulou a realizar esta pesquisa e encontrar caminhos para ajudar na construção do conhecimento dos alunos junto à alfabetização de uma forma harmoniosa e prazerosa.
4 JUSTIFICATIVA
Pensando a música como uma forma prazerosa de alfabetizar, resolvi pesquisar a relação da musicalidade como um recurso pedagógico, buscando atrair e envolver os alunos, abrangendo a sua criatividade, sua capacidade de concentração, confiança em produzir e aprender novos conhecimentos.
Qual criança que não aprecia uma cantiga de roda? Uma música alegre?
Sendo assim, através de um projeto de leitura e escrita realizado com as professoras da escola “Miudinhos”, podemos observar se a música associada a alfabetização traz benefícios para as crianças.
É também uma boa oportunidade de aprender a ler de uma forma divertida.
A musicalização é importante na infância, pois além de desperta na criança o seu lado lúdico ela aprimora o conhecimento, a alfabetização, a socialização, a inteligência, capacidade de expressão, a coordenação motora, percepção sonora e espacial.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Básica defendem que a música é uma área fundamental para a construção do indivíduo como um todo.
Logo, a relevância desta pesquisa consiste em averiguar a influência da música junto à alfabetização, realizando ações que possam amenizar e acautelar os problemas que dificulta e/ou impede a alfabetização.
...