A Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação
Por: Isbela Arouca • 14/3/2021 • Seminário • 717 Palavras (3 Páginas) • 139 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UNEAD
GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
Isbela Arouca
SEMINÁRIO INTEGRADOR VI
Lauro de Freitas 2020
Isbela Arouca
Seminário Integrador VI
Atividade apresentado ao curso de Pedagogia da UNEB, como requisito parcial para a aprovação na disciplina Seminário Integrador VI.
Tutora Presencial: Gracieli Leal
Lauro de Freitas 2020
A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação
A Era da tecnologia digital trouxe inovações na educação. Antigos quadro de lousa e giz vem perdendo espaço para as Tecnologias de Informação e Comunicação, as TICs, o seu uso possibilita uma nova forma de aprendizagem dentro da sala de aula..
Os recursos tecnológicos a serem utilizados serão incorporados no fazer pedagógico de modo a criar um novo mecanismo para troca de informações em busca da construção do conhecimento, daí desmistificando a ideia de que a máquina por si só já melhora a aula. As TICs por si só não possui capacidade de educar, elas são postas a serviço de um intermediador, no caso, o professor para que ocorra a prática pedagógica de acordo com os interesses educativos, trazendo inovação, funcionalidade, além de beneficiar na busca pela atenção dos alunos.
Outro ponto é o uso dessas ferramentas pelos alunos. Elas contribuem para uma análise e na composição para a construção do conhecimento pelos educandos. Na teoria construtivista de Vygotsky e Piaget, o aluno é ser ativo no processo educativo, em que. a partir de uma demanda proposta pelo educador, o aluno irá analisar o que foi solicitado e a partir daí preparar a construção do conhecimento fazendo uso das mídias digitais, que pode ser através da criação de slides para apresentação de um tema proposto, por exemplo.
Mesmo diante dos benefícios do uso dos recursos digitais, o acesso às tecnologias é desigual e seletiva. O acesso das escolas da rede pública estão em descompasso com as da rede particular, evidenciando uma exclusão digital dos menos favorecidos da sociedade que são estudantes da era digital, mas que não conseguem acompanhar os avanços tecnológicos por escassez de recurso na unidade escolar. Além disso, ainda existem professores que não sabem utilizar os recursos de midiáticos e a coordenação escolar não tem um projeto pedagógico que engloba as tecnologias digitais. A escola é um espaço de inovação e diversidade, é preciso implementar a mudança no campo tecnológico para que todos sejam beneficiados.
Esses diálogos sobre a relevância das tecnologias no ambiente escolar ganhou um destaque muito grande por conta da pandemia do COvid 19, estamos vivendo um momento na história da humanidade onde as relações sociais estão
sendo feitas por meios da internet, computadores, aplicativos de reunião. Quando trazemos esse novo cenário para o campo educacional percebemos a triste realidade de milhares de alunos Brasileiros que não tem acesso ao ensino remoto e que praticamente perderam o ano escolar. Segundo a reportagem do portal Exame Mais de 54 milhões de estudantes (incluindo rede básica e ensino superior), tiveram suas rotinas alteradas em virtude da pandemia de COVID-19, esse é um número alarmante, e mostra o quanto o sistema escolar Brasileiro está despreparado para a educação online e a distância.
...