A educação bilíngüe para surdos
Artigo: A educação bilíngüe para surdos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LAKAH • 3/12/2013 • Artigo • 211 Palavras (1 Páginas) • 555 Visualizações
I. O modelo de educação bilíngüe contrapõe-se ao modelo oralista porque considera o canal visogestual de fundamental importância para a aquisição de linguagem da pessoa surda.
II. E contrapõe-se à comunicação total porque defende um espaço efetivo para a língua de sinais no trabalho educacional; por isso advoga que cada uma das línguas apresentadas ao surdo mantenha suas características próprias e que não se "`misture" uma com a outra.
III. A educação bilíngüe para surdos propõe é que sejam ensinadas duas línguas, a língua de sinais e, secundariamente, a língua do grupo ouvinte majoritário, ou seja, a língua portuguesa.
IV. A educação bilíngüe para surdos anula a língua portuguesa na modalidade oral e só aceita que o surdo aprenda a língua portuguesa na sua modalidade escrita.
V. Na proposta bilíngüe para surdos todas as outras estão incluídas, ou seja, oralismo, comunicação total, gestos e português escrito.
...