A educação na primeira infância foi historicamente criada e o quê?
Tese: A educação na primeira infância foi historicamente criada e o quê?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: claudete.pacheco • 16/2/2014 • Tese • 3.000 Palavras (12 Páginas) • 387 Visualizações
1. A educação infantil foi criada historicamente por quê? Na atualidade, você considera que a educação infantil deve ter a mesma finalidade de sua criação?
R: Criadas para atender as crianças pobres e as mães trabalhadoras, desde o início se apresentaram como primordialmente educacionais. A escola de principiantes ou escola de tricotar, criada por Oberlin em 1769, na paróquia rural francesa de Ban-de-la-Roche, tem sido reconhecida como a primeira delas. De acordo com os seus objetivos, ali a criança deveria: perder os maus hábitos; adquirir hábitos de obediência, sinceridade, bondade, ordem, etc.; conhecer as letras minúsculas; soletrar; pronunciar bem as palavras e sílabas difíceis; conhecer a denominação francesa correta das coisas que lhe mostram (o uso do patois, dialeto regional, era proibido); e adquirir as primeiras noções de moral e religião (Buisson, 1887; Mira Lopez, Aller, 1970; Léon, 1977).
Sim, atualmente a educação infantil não é mais apenas cuidar, é educar, preparar para a criança para o mundo lá fora, dando a ela condições de se desenvolver e evoluir.
2. Escreva os principais fatos da trajetória da educação infantil no Brasil – de sua criação até a LDB 9394/96.
Criadas para atender as crianças pobres e as mães trabalhadoras, desde o início se apresentaram como primordialmente educacionais, ali a criança deveria: perder os maus hábitos; adquirir hábitos de obediência, sinceridade, bondade, ordem, etc.; conhecer as letras minúsculas; soletrar; pronunciar bem as palavras e sílabas difíceis; conhecer a denominação francesa correta das coisas que lhe mostram e adquirir as primeiras noções de moral e religião. As instituições de educação infantil propagam-se internacionalmente. Instituições educacionais se reconfigura durante a segunda metade do século XIX, compondo-se da creche e do jardim de infância, Em nosso país destaca-se a realização do primeiro Congresso Brasileiro de Proteção à Infância (CBPI), em conjunto com o 3º Congresso Americano da Criança METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Graduação em Pedagogia Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná 9
(CAC), no Rio de Janeiro, de 27 de agosto a 5 de setembro de 1922, durante a Exposição
Internacional comemorativa do centenário da Independência. Na quarta última parte dos anos 1900, a educação infantil brasileira vive intensas transformações. Anteriormente, não se pensava em generalizar a creche, destinada apenas às mães pobres que precisassem trabalhar. Não se cogitava de que mulheres de outra condição social pudessem querer trabalhar quando gerassem crianças pequenas, e caso isso ocorresse, a solução deveria ficar no âmbito do doméstico, do privado. Froebel, que abriu seu primeiro kindergarten no alvorecer da década de 1840, em Blankenburgo, pretendia não apenas reformar a educação pré-escolar, mas por meio dela, a estrutura familiar e os cuidados dedicados à infância, envolvendo a relação entre as esferas pública e privada.
A criança precisaria ter em conta, em todos os seus atos, a dignidade que viu e sentiu no homem e o respeito à sua própria natureza, manifestando-a em suas ações. Nessa idade, isso é o positivo da disciplina, quanto mais claramente se revelem às crianças e discípulos a essência e a dignidade humanas, com mais força e simplicidade se manifestarão neles as exigências totais da humanidade. Era necessário que as crianças aprendessem que não poderiam fazer tudo, que soubessem diferenciar o certo e o errado. Como as crianças pequenas eram vistas como se a sua capacidade de abstração fosse mínima, sugeria-se que elas aprendessem os valores morais, tais como a obediência e o respeito, pela prática, seguindo os exemplos dados pela professora. As creches, de algum modo, compartilharam desse clima pedagógico. Em publicação de
1952 ressalta-se que, de 29 creches pesquisadas, em mais de 50% delas, havia um jardim de infância. O texto defendia a existência nas creches de material apropriado para a educação das crianças: caixa de areia, quadros negros, bolas, blocos de madeira, bonecas, lápis, tesouras, livros, papel, quadros, roupas de bonecas, pastas de modelos, livros de pano, pratos para bonecas, brinquedos de animais, ‘puzzles’, carrinhos de bonecas, material de costura, caixinhas, cubos, embutíveis, pianos, etc. A recreação é outro ponto fundamental: pela atividade lúdica, pelo exercício das atividades espontâneas, a criança entra em contato com o ambiente e se torna mais objetiva e observadora; aprende a manipular os objetos, desenvolve o equilíbrio e a habilidade neuromuscular. No Jardim de Infância a educação da linguagem como do pensamento nasce de situações de vida. Como a criança naturalmente aprende a falar e a pensar na ambiência afetiva da família, o estudo da evolução da linguagem orienta a professora quanto às diretrizes a serem adotadas... a educação da linguagem e do pensamento não constituem matéria a ser ensinada, surge das vivências naturais.
3. Quem foi Froebel? Qual sua contribuição para a educação infantil?
Foi um dos primeiros educadores a considerar o início da infância como uma fase de importância decisiva na formação das pessoas, viveu em uma época de mudança de concepções sobre as crianças e esteve à frente desse processo na área pedagógica, como fundador dos jardins de infância, destinado aos menores de 8 anos, para ele a criança é como uma planta em sua fase de formação, exigindo cuidados periódicos para que cresça de maneira saudável. "Ele procurava na infância o elo que igualaria todos os homens, sua essência boa e divina ainda não corrompida pelo convívio social".
As técnicas utilizadas até hoje em Educação Infantil devem muito a Froebel. Para ele, as brincadeiras são o primeiro recurso no caminho da aprendizagem. Não são apenas diversão, mas um modo de criar representações do mundo concreto com a finalidade de entendê-lo. Com base na observação das atividades dos pequenos com jogos e brinquedos. Froebel foi um dos primeiros pedagogos a falar em auto educação, um conceito que só se difundiria no início do século 20, graças ao movimento da Escola Nova, de Maria Montessori (1870-1952) e Célestin Freinet (1896-1966), entre outros.
4. O que a lei Federal 11.114/2005, modifica na redação da LDB 9394/96?
Modifica que segundo a lei federal 11.114/2005, torna-se obrigatória a matricula das crianças a partir dos seis anos de idade no ensino fundamental, o que antes era com sete anos de idade.
5. No
...