A importância de jogos e brincadeiras na educação infantil
Por: gomesbananatania • 3/9/2017 • Monografia • 703 Palavras (3 Páginas) • 616 Visualizações
1
A IMPORTANCIA DE JOGOS E BRICADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Educação Infantil, trata-se da faixa etária de zero a cinco anos de idade, que se divide em dois segmentos, creche de zero a três anos e pré-escola que são crianças de quatro a cinco anos e 11 meses de idade, que compreende a primeira etapa da educação básica, é nesta educação que as crianças estão construindo seus degraus para a estimulação de atividades lúdicas e jogos, para compreender e executar as suas capacidades motoras, cognitivas, física e sócio emocional para a inicialização do processo de alfabetização.
Esta primeira etapa é um período de extrema importância na vida das crianças, é nesta fase que elas adquirem capacidades fundamentais para o desenvolvimento de habilidades que iram estruturar na sua vida adulta.
A iniciação da criança na instituição da Educação Infantil representa umas das oportunidades dela colocar e melhorar seus conhecimentos na nova fase de vida, pois vivencia aprendizagens inéditas, a socialização com diversidade e aceitação.
A utilização de jogos e brincadeiras na educação infantil como estrategia a favor do processo de aprendizagem tem ganhado cade vez mais forças entre os educadores, por ser uma forma de trabalho pedagógico que trabalho o raciocínio e favorece a vivencia de conteúdos com situações do cotidiano.
O RCNEI (BRASIL, 1998, p. 58) destaca a importância de se valorizar atividades lúdicas na Educação Infantil, visto que “as crianças podem incorporar em suas brincadeiras conhecimentos que foram construindo”. Ainda se observa no RCNEI a valorização do brinquedo, entendidos como
componentes ativos do processo educacional que refletem a concepção de educação assumida pela instituição. Constituem-se em poderosos auxiliares da aprendizagem. Sua presença desponta como um dos indicadores importantes para a definição de práticas educativas de qualidade em instituição de educação infantil. (BRASIL, 1998, p.67. v. 1).
Nesta posição, buscamos analisar a importância de jogos e brincadeiras no desenvolvimento da aprendizagem das crianças, a utilização desse meios estimula a aprendizagem, de maneira lúdica e significativa relacionando o prazer em aprender.
VYGOTSKY (1998) atribuiu relevante papel ao ato de brincar na constituição do pensamento infantil, mostrando que é no brincar, jogar que a criança revela seu estado cognitivo, visual, auditivo, tátil e motor. A criança por meio da brincadeira constrói seu próprio pensamento.
É por meio das brincadeiras e dos jogos, que a criança constrói o seu mundo, trazendo para a sua realidade situação do mundo imaginário, e é através do brincando que a criança começa a socialização, que descobre o mundo, desenvolve a experiencia que foi obtida, a criança elimina mais o estresse, aumenta a criatividade e desenvolve-se com mais saúde, e é por meio das brincadeiras que a criança se faz ser a criança.
A criança brinca e joga desde os primeiros anos e tem consciência do imaginário, por meio do brincar ela cria experiencias, cria, inventa, estimula habilidades e a curiosidade principalmente para a sua independência, ela constrói suas próprias ideias sobre o que o mundo é, afetando o seu desenvolvimento psicológico e cognitivo.
...