A importancia dos jogos na educação infantil
Por: Dayseane • 27/4/2015 • Trabalho acadêmico • 997 Palavras (4 Páginas) • 397 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Os jogos tem sido uma ferramenta necessária para o aprendizado quando utilizado com objetivo definido com regras, mas sem pressão. A espontaneidade de brincar, divertir dinamiza a aula tornando – a atraente e atrativa para alunos de todas as idades. Os jogos abrem a mente para o imaginário, suaviza matérias complexas fazendo da aula prática um momento lúdico proveitoso além de possibilitar a interação de todos sem restrição, favorecendo para o desenvolvimento psíquico, cognitivo. Tornando a prática pedagógica um momento de descontração priorizando o desenvolvimento social, moral. A variedade de jogos que pode ser inserido nas aulas é uma forma de trazer o aluno para o contexto lúdico.
A lei ressalta que:
É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à convivência familiar e comunitário. Brincar revela a estrutura do mundo da criança, como se organiza o seu pensamento, às questões que ela se coloca como vê o mundo à sua volta. Na brincadeira, a criança explora as formas de interação humana, aprende a lidar com a espera, a antecipar ações, a tomar decisões, a participar de uma ação coletiva (BRASIL, 1999).
De acordo com o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil
O principal indicador da brincadeira, entre as crianças, é o papel que assumem enquanto brincam. Ao adotar outros papéis na brincadeira, as crianças agem frente à realidade de maneira não-literal, transferindo e substituindo suas ações cotidianas pelas ações e características do papel assumido, utilizando-se de objetos substitutos. (BRASIL, 1998, p. 27, v.01)
Kischimoto, (1997) traz uma coletânea com diversos artigos e um alerta para os educadores, para que eles possam descobrir a verdadeira importância do jogo na educação infantil. A autora atenta para que os professores não venham ver o jogo como um mero momento de distração, pois a educação infantil oferece muito mais do que um mundo de sonhos e imaginação. É neste momento do jogo que a criança absorve o máximo de informações.
Friedmann, (1996) contempla em seu livro a história dos jogos desde o final do século XIX, onde neste período se iniciou os estudos, o psicólogo americano Stantey Hall, foi primeiro a defender a idéia de jogos infantis, segundo ele é na infância que a criança recapitula a experiência passada, para que desse modo possam preparar para o futuro.
TRICOPA
OBJETIVOS
O nosso objetivo com esse jogo é aprimorar entre os alunos a memorização, equilíbrio, raciocínio, musicalidade, cooperação, socialização e melhorar o desempenho dos alunos nas disciplinas e assuntos ministrados em sala de aula.
MATERIAL NECESSÁRIO
Giz, cartolina de diversas cores, piloto (preto, vermelho e azul), caixa de papelão, folha de papel ofício, caneta esferográfica.
TEMPO ESTIMADO DO JOGO
Esse jogo terá a duração de uma aula.
FAIXA ETÁRIA
O jogo contará com a participação dos alunos do jardim II com faixa etária de 4 à 6 anos de idade.
NÚMERO DE JOGADORES
A atividade contará com a participação de 15 alunos divididos em 3 grupos com cinco participantes cada um.
REGRAS
• Cada grupo deverá escolher um líder;
• Os grupos ficarão com a responsabilidade de responder as questões solicitadas;
• O grupo que não acertar ou não realizar as atividades solicitadas, não receberá a pontuação da mesma;
• A organização da equipe também valerá um ponto no final da atividade;
• Ganha a equipe que conseguir acumular o maior número de pontos e chegar ao final da trilha.
DESCRIÇÃO DO JOGO
Para a realização do jogo, o professor deverá pegar as caixas, cobri-las com as cartolinas coloridas e colocar de cada lado números (de 1 a 6). Deverá também desenhar a trilha em uma cartolina para que os alunos conheçam os obstáculos e assuntos que eles poderão encontrar durante
...