A importância da lógica na aprendizagem
Relatório de pesquisa: A importância da lógica na aprendizagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: julia.argolo00 • 23/5/2014 • Relatório de pesquisa • 1.022 Palavras (5 Páginas) • 1.524 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DA LÓGICA NA APRENDIZAGEM
RESUMO
A Lógica é uma ciência que estimula o desenvolvimento do raciocínio, favorecendo o aprendizado contínuo, através de experiências proporcionadas a partir da interação entre as estrutura mentais e o meio. Ela é uma ferramenta extremamente importante para o desencadeamento do aprendizado que fundamenta com eficiência a construção do raciocínio e do conhecimento em todas as áreas da evolução do indivíduo. Assim, a capacidade mental é exercitada e os mecanismos cognitivos ativados. Por isso, em função dos inúmeros benefícios promovidos, a Lógica tem sido muito utilizada por professores no processo de ensino-aprendizagem nas mais variadas disciplinas, uma vez que os resultados obtidos são extremamente consideráveis, pois a aprendizagem é estruturada na ordenação do pensamento.
Palavras-chave: Lógica; Aprendizagem; Ciência.
1 INTRODUÇÃO
A palavra “lógica” vem do grego logos, que significa “palavra, fala ou razão”. A história da Lógica tem início com o filósofo grego Aristóteles. Trata-se de uma ciência que favorece o aprendizado, proporcionando o crescimento do conhecimento.
A lógica é uma importante ferramenta para o desenvolvimento do raciocínio, e favorece a aprendizagem contínua. [...] “É a ciência que coloca ordem nas operações da razão, a fim de se atingir a verdade”. Cuore (2009).
Para Hamze (2009), “aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais. Aprender é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente”.
Este estudo tem como objetivo mostrar a importância da Lógica na busca do desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, reconhecendo e observando seus conceitos e peculiaridades.
2 APRENDIZAGEM X LOGICA
O processo de ensino e aprendizagem não pode ser visto como um processo passivo, no qual os alunos são simplesmente exigidos a absorver conhecimento e os professores a transmitir este conhecimento. (SANTOS; BARBOSA; AMARAL, 2009). A construção do conhecimento é resultado da interação entre o indivíduo e as informações oferecidas do pelo meio em que vive, está diretamente ligada a aprendizagem.
A aprendizagem é um processo contínuo, gradual em que cada indivíduo tem seu ritmo, seja ele mais lento ou mais rápido, desde o seu nascimento até o último dia de sua vida, e este desenvolvimento depende da herança genética de cada indivíduo, de sua maturação do sistema nervoso e de seu esforço, interesse e envolvimento. À medida que vamos aos desenvolvendo estamos construindo e reconstruindo nossa aprendizagem diante das experiências vividas, organizando novos esquemas ou ainda reorganizando conhecimentos já existentes, num processo de estruturação cumulativa, isto é, vamos construindo conhecimentos a partir dos já existentes acrescentando ou subtraindo informações a esta aprendizagem, criando novas estruturas de pensamento ou esquemas. (BOLOGNESE, 2009).
A aprendizagem promove uma modificação no comportamento. Quando alguém aprende alguma coisa, seu comportamento fica alterado em algum aspecto, mesmo que a mudança não se evidencie imediatamente. (SANTOS, 2009).
A lógica é um dos campos da filosofia, e pode ser considerada uma disciplina introdutória para qualquer estudo filosófico. Isso acontece porque a lógica lida com raciocínios e argumentos, e raciocínios e argumentos fazem parte de qualquer reflexão filosófica, seja ela no campo da teoria do conhecimento, da ética, da filosofia política ou da estética.
Hoje em dia temos a lógica tradicional e a lógica matemática ou simbólica. A lógica tradicional é mais simples e mais acessível que a lógica matemática, mas nem por isso tem menos importância. Pelo contrário, a lógica matemática desenvolveu-se graças aos avanços da lógica tradicional. A base da lógica tradicional foi formulada pelo filósofo grego Aristóteles e foi reelaborada durante a Idade Média. Na segunda metade do século 19 a lógica teve um enorme desenvolvimento até chegar a seu estágio atual, a lógica matemática ou simbólica.
A Lógica é extremamente importante para o desencadeamento do aprendizado e fundamenta com eficiência a construção do raciocínio e do conhecimento em
...