A importância da parceria família e escola
Por: veronicelima • 12/3/2017 • Projeto de pesquisa • 2.087 Palavras (9 Páginas) • 818 Visualizações
[pic 1]
CNB@ EMPRESA DE CONSULTORIA EDUCACIONAL DA BAHIA
CURSO DE PEDAGOGIA
VERONICE ALVES DE MATOS
A IMPORTÂNCIA DA PARCÉRIA FAMILIA E ESCOLA.
MUNDO NOVO-BA.
2017
VERONICE ALVES DE MATOS.
A IMPORTÂNCIA DA PARCERIA FAMILIA E ESCOLA.
Trabalho apresentado como requisito parcial para a disciplina de projeto de pesquisa do Curso de Pedagogia, sob orientação da Professora GABRIELA BARBOSA.
MUNDO NOVO-BA
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO.................................................................4
- PROBLEMA.....................................................................5
- OBJETIVO GERAL E ESPECIFICOS........................... 6
- REVISÃO BIBLIOGRAFICA............................................7
- METODOLOGIA..............................................................8
- CONOGRAMA.................................................................9
7. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS..............................10
1-INTRODUÇÃO
Este trabalho é de projeto de pesquisa, do curso de pedagogia sobre a
orientação da professora Gabriela.
A escolha deste tema “A Importância da parceria Família e Escola” foi porque durante o meu estágio Supervisionado I em Docência na Educação Infantil da disciplina de Metodologia e Pratica de Ensino I sobre a orientadora Cristiane Lopes Ribeiro. Pude perceber o quanto é importante esta participação das famílias na vida escolar e o que mais me chamou atenção e me despertou foi o comportamento daquelas crianças sem a participação e parceria daqueles pais, eram crianças mal comportadas, sujas, desobediente e muitas das vezes vinham de casa até sem se alimentar.
A Família é a maior aliada da Escola, na verdade a participação que faz a diferença e é muito importante esta parceria, pois vivemos em uma época que a desentregação e a conturbação de valores são os maiores obstáculos para a sociedade.
Diante das nossas experiências cotidianas no ambiente escolar demonstram uma enorme dificuldade de interação entre Família e Escola. E essas experiências digo a todos vocês que não foram boas sabe por quê? Porque vivenciei crianças de todas as formas como já citei acima sujas, mal comportadas e também não tinham uma alimentação adequada em casa, é ai que entra a família e ela tem sido apontada como parte fundamental do sucesso ou do fracasso da vida dos alunos.
Também diante esse tempo de estágio pude perceber que a maioria dos pais são pais de baixa renda, eles não acompanham assiduamente o aprendizado dos seus filhos, não organizam horários de estudos com eles, não verificam os deveres de casa não conhecem os professores e nem frequentam as reuniões escolares.
Durante o dia a dia observei a docente falar muito sobre o aprendizado das crianças e reclamavam também a participação dos pais. Este estágio de observação foi na Creche Casinha de Sape no bairro do Sape na cidade de Mundo Novo-BA.
2-PROBLEMA
Porque devemos descrever o papel da família no processo de desenvolvimento de aprendizagem da criança?
3-OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL
- Descrever o papel da família no processo de desenvolvimento de aprendizagem da criança;
3.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS
- Conhecer as formas de participação da família na escola;
- Identificar os principais resultados trazidos pela participação dos pais na escola;
- Investigar estratégias para aproximar a família da escola;
4-REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.
Este projeto tem como finalidade e objetivo de conduzi. ló e buscar as formas necessárias á família na vida escolar .
IÇAMI TIBA (1996, P.140) Ele fala que a escola deve ter princípios muito próximos para o beneficio dos filho/aluno.
Então no meu parecer se o pai for um pai presente, participativo na vida escolar do seu filho lógico que a aprendizagem será outra. O filho fica mais participativo interagem mais etc. Mas se o pai não se preocupar com a prendizagem aquele aluno fica também desiterecado e acaba ficando para trás.
Há uma grande diferença entre o pai participativo e o pai ausente na vida escolar dos alunos.
E necessário buscar formas de conduzi a família e escola. Fácil falar sobre ela difícil conduzi-la ainda mais que a cada dia vimos que a educação e algo permanente para toda a vida.
Essa erosão do apoio familiar não se expressa só na falta de tempo para ajudar as crianças nos trabalhos escolares ou para acompanhar sua trajetória escolar. Num sentido mais geral e mais profundo, produziu-se uma nova dissolução entre família, pela qual as crianças chegam à escola com um núcleo básico de desenvolvimento da personalidade caracterizado seja pela debilidade dos quadros de referência, seja por quadros de referência que diferem dos que a escola supõe e para os quais se preparou. (TEDESCO, 2002, p. 36).
...