A vida e as Teorias de Jean Piaget
Por: Lidiana Rosa • 29/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.595 Palavras (7 Páginas) • 1.168 Visualizações
A vida e as Teorias de Jean Piaget
Lidiana Rosa Perdomo
Professor André Luciano Alves
Centro Universitário Leonardo da Vinci-Uniasselvi
Curso Licenciatura em Pedagogia (Ped 720)-Prática Módulo I
13/06/2013
RESUMO
Este estudo e baseado em uma pesquisa bibliográfica têm como propósito uma auto-reflexão sobre a vida e as teorias de Jean Piaget, em uma tentativa de alcançar nosso conhecimento. Este estudo é pesquisa fazem parte do processo de busca de aprendizagem e deve ser visto como um levantamento de conteúdo, sobre Piaget. Pretendessem explicar a vida os seus estudos sobre os estágios de desenvolvimento infantil, a partir de seus trabalhos. Assim foi possível compreender como ocorre de fato o desenvolvimento cognitivo das crianças. Piaget propôs que o desenvolvimento ocorria segundo estágios da vida, estes estágios diferencem um dos outros, sendo que seu conteúdo condiciona a forma de compreender e dar sentido as experiências.
Palavra chave: Desenvolvimento, estágios infantil, Piaget.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho vai tratar sobre como Piaget descobriu o esquema cognitivo do ser humano e suas teorias do estudo das concepções infantis de tempo, espaço, causalidade física movimento e velocidade, Piaget criou um campo de investigação que denominou epistemologia genética isto é, uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança.
Segundo ele, o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o inicio da adolescência, quando a capacidade de raciocínio é atingida.
Piaget sugeriu que as crianças classificassem seus conhecimentos adquiridos através de suas experiências e interações em grupos conhecidos como esquemas. Quando a nova informação e adquirida, ele pode ser assimilado em esquemas existentes ou acomodado através de revisão e existente esquema ou criando uma nova categoria de informação.
Sua vida cientifica começou muito cedo desde cedo se interessou em filosofia, religião e ciência formou se em biologia logo em seguida começou a trabalhar com o estudo do raciocínio da criança sob óptica da psicologia experimental.
2 DESENVOLVIMENTO
Vida de Piaget
Jean Piaget foi o nome mais influente no campo da educação durante a segunda metade do século 20 aponto de quase se tornar sinônimo da pedagogia. Ele nunca atou como Pedagogo ele foi biólogo e dedicou a vida a submeter a observação cientifica rigorosa o processo de aqui cisão do conhecimento humano particularmente o da criança.Piaget nasceu na Suíça em 9 de agosto de 1906 era uma criança ativa e esperta aos 11 anos escreveu seu primeiro artigo sobre “pardal albino” ele continuo a estudar ciências naturais e recebeu de Ph.D em Zoologia pela Universidade de Neuchâtel em 1918 depois da ai não parou mais. Ele se identificou como um epistemólogo genético “O que a epistemologia genética propõe a descobrir as raízes das diferentes variedades de conhecimento”,desde as suas formas elementares,seguindo para os próximos níveis incluindo também o conhecimento cientifico.
Seu primeiro trabalho com testes de inteligência o levou a concluir que as crianças, pensam de maneira diferente dos adultos. Foi esta constatação que o inspirou o seu interesse em entender como o conhecimento cresce durante toda nossa infância. Piaget morreu em 16 de setembro de 1980 até hoje se fala de causas naturais devidas sua idade avançada (84 anos).
AS TEORIAS
Hoje Piaget e mais conhecido por suas pesquisas sobre desenvolvimento cognitivo de crianças. Piaget estudou o desenvolvimento intelectual de seus três filhos e criou uma teoria que descreve as etapas que as crianças passam no desenvolvimento da inteligência e os processos formais do pensamento.
As teorias de Piaget continuam a ser estudadas nas áreas da psicologia, sociologias, educações e genéticas. Seu trabalho contribuiu para nossa compreensão do desenvolvimento cognitivo das crianças outros pesquisadores achavam que as crianças eram versões pequenas do adulto Piaget ajudou a demonstrar que a infância e um período importante e único na vida do ser humano.
Segundo Celso Antunes (2008) um ponto importante na contribuição de Piaget diz respeito á formação e ao desenvolvimento moral do ser humano.
Ainda que sobre este tema ele tenha escrito apenas uma obra, reforçou a certeza de que o desenvolvimento moral acompanhado os estágios biológicos que a criança não e jamais “lousa vazia em que tudo se pretende formar ali se escreve”.
Piaget em seus estudos comprova a existência desse quatro estágios de desenvolvimento cognitivo muito importante para o aprendizado da criança,cada segmento deste,deve ser conhecido e respeitado pelo professor,como também estimulado,sabendo que cada etapa a criança tem a oportunidade de crescimento intelectual e amadurecimento de suas emoções.
Cunha (2008) mostra-nos a importância de conhecermos os estágios do desenvolvimento cognitivo da criança, pois à medida que esta verdade torna se presente, certamente influenciaremos nossas praticas pedagógica e também respeitaremos cada etapa deste seguimento.
É importante que o professor conheça os estágios do desenvolvimento
cognitivo do seu aluno ,para utilizar os mecanismos educativos apropriados
que promovam práticas pedagógicas estimulativas adequadas ao seu período
de amadurecimento de cada idade(Cunha 2008,pg57).
Os estágios do desenvolvimento humano segundo Piaget:
Sensório Motor (do 0 aos 2 anos)
Nesta estagio a capacidade cognitiva da criança baseia-se na experiência imediata proporcionada pelos sentidos. Neste sentido será importante organizar um contexto rico em estimulação sensorial.
Pré Operatório (dos 2 aos 7 anos)
Durante este período o pensamento da criança sofre transformações qualitativas. A criança que antes se encontrava limitada á estimulação sensorial, pode agora interagir com o meio a sua volta. A memória da criança aumenta consideravelmente aumentando sua capacidade de armazenamento de imagens, o vocabulário sofre avanços muito acelerado.Outro aspecto fundamental deste estagio e o simbólico, este permite que termos cognitivos e situações mentalmente,sem a presença dos mesmos.A importância do jogo simbólico centra-se na importância de estimular esta faculdade, que é na realidade um raciocínio complexo.
...