ALFABETIZAÇÃO: O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA NOS PRIMEIROS ANOS DE ENSINO FUNDAMENTAL
Por: José Carlos Silva • 21/5/2017 • Monografia • 14.744 Palavras (59 Páginas) • 519 Visualizações
[pic 2]
FACULDADE ASSOCIADA BRASIL
CAROLINE FIORI
MAGALI MARASSATO DE CAMPOS
ALFABETIZAÇÃO: O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA NOS PRIMEIROS ANOS DE ENSINO FUNDAMENTAL
SÃO BERNARDO DO CAMPO – SP
2016
[pic 3]
CAROLINE FIORI
MAGALI MARASSATO DE CAMPOS
ALFABETIZAÇÃO: O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA NOS PRIMEIROS ANOS DE ENSINO FUNDAMENTAL
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Associada Brasil – FAB, para obtenção do título de Graduação em Pedagogia, sob orientação do Professor Marcio Kalikrates.
SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP
2016
[pic 4]
Termo de Aprovação
O presente trabalho de conclusão, intitulado Alfabetização: O processo de alfabetização da Língua Portuguesa nos primeiros anos do ensino fundamental, elaborado pelos alunos Caroline Fiori e Magali Marassato de Campos, como requisito para obtenção do certificado para o curso de Graduação em Pedagogia, à Banca Examinadora composta pelos membros abaixo assinados e, sendo julgado adequado para o cumprimento do requisito legal previsto no Regulamento do TCC/MONOGRAFIA da Faculdade Associada Brasil foi aprovado obtendo a nota _
( _)[pic 5]
São Paulo SP, / / .
Professor Marcio Kalikrates[pic 6]
[pic 7]
Dedicamos esse Trabalho de Conclusão de Curso a todos os familiares e amigos que nos apoiaram.
[pic 8]
A Deus, por abrir as janelas da sabedoria. Aos amigos, pela multiplicação de conhecimentos.
Aos professores, pela grandeza e pertinência no tratamento do ensino.
[pic 9]
[...] Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado. (ALVES, RUBEM, 2OO1, )
[pic 10]
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo apresentar como se processa a aquisição da leitura e da escrita nas séries iniciais tendo como facilitador o uso de estratégias lúdicas para que essa aquisição do conhecimento se concretize. Busca contribuir para que educadores inteirem-se sobre essas informações, possibilitando adequações teóricas e embasamento em sua prática pedagógica, facilitando para garantir o sucesso escolar de seus alunos, transformando-os em leitores e escritores competentes. Objetivamos, com esse trabalho, buscar e apresentar informações sobre como ocorre a construção da leitura e da escrita nas séries iniciais, tendo como base os aspectos históricos e as pesquisas publicadas sobre o tema, considerando-se o conhecimento já adquirido pelas crianças mesmo antes de frequentarem o ensino regular e independentemente da classe social onde estejam inseridas e, como o jogo pode contribuir como estratégia facilitadora da aprendizagem. Para a realização deste trabalho, utilizaremos pesquisa bibliográfica em livros, autores mencionados em cursos de especialização em alfabetização e letramento e de ludopedagogia e revistas temáticas. O trabalho será estruturado da seguinte forma: breve sumário da história da leitura e da escrita, onde apontamentos sobre questões de índices de aprovação escolar são abordados, sendo enfoque a cultura ao sistema nacional de retenção escolar e como ela perdura até os dias atuais, mesmo após a publicação dos estudos elaborados por Emília Ferreiro e Ana Teberosky , em seguida, pautaremos sobre o processo de aprendizagem da leitura e da escrita, baseados nos estudos de César Coll Salvador que discorre sobre que a aprendizagem reside principalmente nos conhecimentos prévios que o aprendiz detém, tanto intra como extraescolares.Enveredaremos novamente por questões estudadas por Emília Ferreiro e Ana Teberosky, bem como por textos apresentados por Telma Weisz e Magda Soares, explorando questões que tangem a necessidade de alfabetizar o educando buscando a interação com o contexto social onde vive e a utilização de estratégias lúdicas como facilitadora da alfabetização. As questões relacionadas às hipóteses de escrita, intervenções auxiliares para que seja possível que os aprendizes avancem nas mesmas, bem como a necessidade do professor proporcionar momentos de avaliações diagnósticas serão também abordadas a fim de auxiliar a elucidação de leitores desse trabalho. Finalizando, exploraremos o caminho necessário à formação do hábito leitor, por meio de atividades permanentes e lúdicas onde o educador deverá propiciar e favorecer o contato frequente com diferentes portadores textuais, sempre conduzindo a criança ao mundo da leitura, tornando-a significativa, atraente e útil.
...