ANÁLISE DOS RESULTADOS DE DESEMPENHO DOS ALUNOS NA AVALIAÇÃO PROVA BRASIL
Por: penneloppe • 18/5/2017 • Trabalho acadêmico • 1.382 Palavras (6 Páginas) • 443 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO: PEDAGOGIA - 3° SEMESTRE
EDNA APARECIDA DOS REIS – RA: 1221399026
TUTORA Á DISTÂNCIA: ELIANE MARIA DA SILVA ANUNCIAÇÃO
ANÁLISE DOS RESULTADOS DE DESEMPENHO DOS ALUNOS NA AVALIAÇÃO PROVA BRASIL (2013) -5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS).
DISCIPLINAS NORTEADORAS:
.HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA. DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO. APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA CRIANÇA. INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO VIRTUAL. DIREITOS HUMANOS
SÃO BERNARDO DO CAMPO / SP
31/05/2016
Introdução:
O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise comparativa por meio dos dados da Prova Brasil.
A prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico em larga escala, e tem o objetivo de avaliar a qualidade de ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.
O exame oferece aos educadores e gestores da educação um diagnóstico que permite corrigir eventuais falhas no processo de ensino.
Para início de conversa:
Além do objetivo de realizar essa análise foram colocadas também algumas questões para realização desse trabalho.
a) Qual a influência dos fatores do contexto social no processo de ensino e aprendizagem?
A influência da família é muito importante nesse processo, pois é através delas que acontecem os primeiros contatos sociais e as primeiras experiências educacionais.
A família está diretamente ligada ás atitudes comportamentais da criança. Os sentimentos que os pais transmitem á criança durante os anos que antecedem a escola, são de extrema importância para o desenvolvimento da aprendizagem escolar desta criança.
A ausência da participação da família no ensino aprendizagem dos alunos podem ocasionar baixo desempenho e até mesmo a repetência escolar. Muitos pais vê a escola como local de depósito de crianças, matriculam seus filhos e só aparecem na escola quando seus filhos estão com problemas, baixo desempenho ou quando a coordenação manda chama-lo. Sem a família não há como promover uma boa educação.
Já em sala de aula podemos levar em conta a atitude do professor com a disciplina, a relação do professor com o aluno, a atitude do aluno com a matéria ensinada, a comunicação verbal de instruções apresentadas pelo professor e motivação dos alunos.
Esse processo reside de uma prática social, efetivada pela interação entre alunos e professores, tanto na ação de ensinar quanto na de aprender.
Para que o ensinar seja um ato de conhecimento, é necessário existir entre educador e educando uma relação dinâmica de autêntico diálogo. Dessa forma, o conhecimento previamente adquirido pelo aluno, em sua prática de vida, assume importância tão grande quanto aquele trazido pelo professor. A educação se torna uma troca, uma construção conjunta de saberes.
Sendo assim, a família e a escola precisam ser parceiros para que os alunos possam realmente ter um maior aproveitamento na aprendizagem.
b) Qual o papel mais adequado da gestão escolar com relação aos testes aplicados na Prova Brasil?
Gestores e professores necessitam conhecer e entender o processo de construção da matriz curricular para poderem problematizar a avaliação levantando críticas e soluções para problemas de aprendizagem em suas escolas e identificar situações que não aparecem nos resultados dos testes.
Quando conhecidas as matrizes curriculares, torna-se possível analisar os resultados dos testes verificando o quanto os alunos aprenderam no percurso desenvolvido até então. Possibilita perceber onde estão as dificuldades que atingem a maioria dos alunos.
Além das matrizes as avaliações em larga escala destacam competências e habilidades que devem ser desenvolvidas nos alunos.
c) Como você identifica as possibilidades e limites da Prova Brasil, enquanto avaliação externa em larga escala, para a melhoria da qualidade da educação no contexto da sua pesquisa?
As avaliações em larga escala buscam assegurar a qualidade da educação, fortalecendo o direito a uma educação de qualidade a todos os alunos. Os resultados dos testes aplicados apontam para a realidade de ensino, oferecendo um panorama do desempenho educacional. Os resultados dessas avaliações servem para medir o índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB). Quando os resultados apontam deficiências não significa o fracasso da escola, mas a deficiência em algum lugar, que se percebida e trabalhada de forma correta pode se transformar em aparato pedagógico, transformando também a qualidade da educação.
Passo1:
Esta pesquisa foi desenvolvida na escola Teotônio Vilela Senador EMEB do município de São Bernardo do Campo, em turmas do 5° ano do ensino fundamental, no contexto da aplicação da Provinha Brasil (PB), do Ministério da Educação, que objetiva avaliar o foco em leitura na Língua Portuguesa e resolução de problemas em Matemática.
A Provinha Brasil tem como destaque o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que é atualmente o principal medidor brasileiro da educação e leva em conta o rendimento escolar dos alunos. Portanto, a Provinha Brasil é apresentada como um novo modelo externo de avaliação das turmas de alfabetização. Este instrumento é considerado como algo inovador, com isso se espera que por meio desse instrumento de avaliação o professor possa refletir sobre suas práticas de ensino e verificar a evolução de seus alunos a partir de novas avaliações.
...