AP II_ EDUCAÇÃO, MOVIMENTOS POPULARES E TRANSFORMAÇÃO.
Por: Edna Leite Borges de Abreu • 15/5/2016 • Dissertação • 450 Palavras (2 Páginas) • 797 Visualizações
Curso: Licenciatura em Pedagogia
Disciplina: EDUCAÇÃO, MOVIMENTOS POPULARES E TRANSFORMAÇÃO.
Tutor: Rosangela Lemos.
Aluna:
RGM: 20 de abril de 2016.
Polo: Unicid Guaratinguetá
AP_II Atividade de Aprofundamento
Partindo do pressuposto que não existe transformação sem conflitos, podemos ver em todos os movimentos sociais que existiram em nossa história pontos positivos que contribuíram para o progresso de nossa nação, muitos avanços nos direitos humanos como cidadania e na conquista gradual da democracia.
Os resultados conseguidos com os movimentos sociais em nossa história foram muitos, um dos primeiros já nos fez uma pátria livre de Portugal, certo que não para todos, pois ainda restava a escravidão dos negros.
Ao longo do tempo os movimentos sociais nos deram direitos como, o voto da mulher, educação universalizada e o direito a ter uma constituição, nos tornando assim uma sociedade igualitária.
Podemos dizer que a conquista mais significante até hoje foi a da democracia, um direito muito importante conquistado a duras custas, por causa de difíceis conflitos que passamos em nossa história.
E em um tempo não tão distante, está a época da ditadura militar, onde houveram grandes movimentos organizados por várias classes de nossa sociedade e um dos motivos dessa luta foi o voto indireto e crise econômica que estava sucumbindo à nação brasileira, participaram dessa luta desde de operários até estudantes da época, como não seria diferente esse conflito também foi visto de forma marginalizada.
Se tratando de tempos em que quem mandava era o governo militar, não seria diferente, só que dessa vez a dura imposição da ditadura militar deixaria marcas profundas na história, com suas prisões, torturas e perseguições e exílios, forma essa de agir exagerada, para um pais que já se encontrava em grande desenvolvimento social.
Muitas punições dessa época deixaram buracos na história por falta de informações do destino a qual estavam dando aos membros que faziam parte dos grupos organizados, pois muitos que eram presos desapareceram e até hoje não se tem notícia se seus devidos paradeiros, e mais uma vez na história do Brasil os cidadãos estavam sendo cerceados de exercerem seus direitos de lutar para uma nação melhor.
Diante todos os acontecimentos da história, os educadores não devem deixar passar em brancos fatos ocorridos do passado, já que os professores são formadores de opiniões, podendo sempre estar explorando a reflexão por meio de diálogos e trocas de experiências do contexto local e geral da sociedade a qual esse aluno está vivendo, promovendo assim uma forma para que eles adquiram um senso político social, e aprendam a usar de forma correta o direito a democracia.
...