TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AP Educação Movimentos Populares e Transformação

Por:   •  18/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  950 Palavras (4 Páginas)  •  1.500 Visualizações

Página 1 de 4

AP Educação movimentos populares e transformação

Os movimentos sociais têm como objetivo alcançar mudanças sociais por meio do embate político, esses movimentos possuem reivindicações específicas e demonstram a contradição econômica e social presente na sociedade brasileira.
O tema educação está muito presente em diversos movimentos, como os processos de alfabetização (movimentos populares), a luta dos professores (sindicatos), etc. Os movimentos lutam pela melhoria na Educação, por melhores condições de trabalho. Essa melhoria terá reflexo na aprendizagem dos alunos e se não houver movimentos sociais a sociedade não despertará para a melhoria. 
Os movimentos sociais são de grande importância, pois ao cobrarem as mudanças, ao reivindicarem melhorias demonstra a insatisfação do povo, como no vídeo onde a população estava insatisfeita com a ditatura então foi as ruas reivindicar com cartazes dizendo “Abaixo a Ditadura” e fazendo outros tipos de reivindicações também, hoje no Brasil estamos vivenciando um grande movimento social onde a população insatisfeita com o atual governo, está indo as ruas criando diversas manifestações. 
Como educadora vou buscar alternativas pedagógicas para tentar formar cidadãos solidários e críticos, pois acredito que essas lutas sociais geram um grande aprendizado do coletivo, da solidariedade, e sem elas não seria possível avançar e crescer.

AP II
OS MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL
Os movimentos sociais são ações que reivindicam algo perante o modelo político econômico imposto pela sociedade dominante vigente,vemos ao longo da história vários movimentos sociais que buscam mudanças para a situações política social.
´´O Brasil passou por um longo tempo de lutas e movimento e ´´durante os primeiros séculos.
Objetivavam a inclusão dos excluídos``,sendo estes os pobres que, em geral, estavam excluídos do 
´´Sistema socieconômico mais amplo,dos deserdados e do sem-direitos ao sistema legal-jurídico existente``(GOHN,2012, p.160)
Os movimentos sociais e populares no BRASIL nos anos de 1960 e 1970 tinham como objetivo a defesa, conquista e ampliação dos direitos civis,políticos sociais e trabalhistas.
A luta para a redemocratização do BRASIL se acentuou nos anos 1970. E no decorrer dos anos apareceram vários movimentos populares em diversas vertentes, como por exemplo, preservação ambiental e direitos do consumidor.
Com Nova Constituição em 1988, houve transformações no contexto político e os movimentos começam a mostrar mudanças no no perfil das lutas, onde os movimentos populares sofreram uma rearticulação interna e externa em relação ao papel em que eles representavam na sociedade.
Daí surgiram outros atores sociais.ONG´s entidades do terceiro setor.
A sociedade se organizou em busca dos direitos a cidadania e á democracia.E para isso foi necessário várias lutas do povo brasileiro para essa conquista.
O legado deixado para a Educação no Brasil, desde a chegada do Portugueses até a passagem da ditadura militar, não e muito compensador. Embora existem fontes históricas e de estudo sobre essas lutas e conquistas, nem sempre isso é estudado de forma crítica com os estudantes.É fundamental que o professor, como educador,fornece a necessidade do desenvolvimento da criticidade em relação ao contexto histórico brasileiro, para que formem cidadãos,realmente, capazes de exerce seus direitos e conquistas. 
O professor e a escola em geral, tem grande responsabilidade nesse processo de desenvolvimento da capacidade e construção de conhecimento pelos alunos,que são de fato, construtores de idéias e ações presente e futuras.
BIBLIOGRAFIA
LIMA, Prof Ms. Wanderli Cunha de. Apostila Educação. Movimentos Populares e transformação,Material virtual da Universidade Cruzeiro Sul – Unifran,2016.

Daiane

Os movimentos sociais auxiliaram o processo de construção democrática e conquista da cidadania, pois  pressionaram o Estado para o obter transformações políticas e econômicas  da sociedade e melhorias nas condições de vida das classes menos favorecidas, tendo como objetivo lutar pelo interesse comum, reivindicar os direitos do coletivo, mostrado assim, a insatisfação do povo. Contudo , esse processo dependeu de várias lutas sociais.

Ainda assim, ao abordamos os movimentos sociais, podemos ver que ainda há uma luta constante pela construção de uma sociedade igualitária e mais justa. Entretanto eles se empenham juntos pela construção de uma nova sociedade, que obrigam o governo a se posicionar diante de suas reivindicações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (152.6 Kb)   docx (297.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com