ARISTOTELES e Dalai Lama
Por: Mota96 • 25/5/2015 • Trabalho acadêmico • 316 Palavras (2 Páginas) • 402 Visualizações
O que nos sustenta nessa intensa busca da felicidade, penso eu, é a esperança.(Dalai Lama)TCH
O homem passa a vida inteira, dia após dia, buscando pessoas e coisas que o façam feliz. Logo no início da vida, as pessoas estudam com o objetivo de um dia possuir um bom emprego, para que este traga estabilidade, comodidade, segurança, satisfação e logo seja feliz em possuí-lo, buscam uma religião para possuir paz e assim ser feliz, as pessoas cuidam do seu corpo, rosto e cabelo para se sentirem felizes quando se veêm, e estas ainda buscam pessoas que as amam para completar esse ciclo, Dalai Lama diz que esta busca é intensa, complemento dizendo ainda que é incessante,e por esse fato que o autor cita que a esperança é que tem sustentado essa busca, porque se não a houver, o homem desiste de lutar e conquistar a felicidade.
Os extraordinários avanços da ciência e da tecnologia parecem ter trazido pouca coisa além de melhorias numéricas.(Dalai Lama) TCH
À medida que a tecnologia avança,o homem
Para Platão, o que nos destrói é a injustiça, a desmedida e a desrazão. A justiça é, na polis, reflexo da ordem e da harmonia do universo; pela justiça nos assemelhamos ao que é invisível, divino, imortal e sábio. Não peço que me mostres o exemplo de um ato justo, mas peço que me faças ver a essência por força da qual todas as condutas são justas. (PEGORARO, 2006)
Ao refletir sobre o tipo de existência que possa exprimir uma vida ética, isto é, a vida daquele que busca o justo equilíbrio entre prazer e inteligência (bem entendido, trata-se aqui dos prazeres da alma, prazeres “verdadeiros”, únicos capazes de se harmonizarem com o cultivo da inteligência, em oposição aos prazeres do corpo, intensos e desmesurados, que perturbam o espírito), a ética platônica primará por uma articulação essencial entre ética e estética, entre o Belo e o Bom.
...